Respingos de tinta ao chão, ladrilhos mal instalados, porcelanato torto, essas são algumas das dificuldades com as quais podemos nos deparar, quando enfrentamos aquela temível reforma.

Não tão raro, quando pensamos em reforma, impreterivelmente, pensamos nos inúmeros transtornos e desafios que dela possam advir, além do árduo trabalho na escolha de uma decoração que possa conferir ao ambiente a nossa personalidade própria, não é mesmo?

Sobrecarregados com diversas soluções de difícil execução que, muitas vezes, pecam em resultados, acabamos por nos esquecer daquelas soluções mais descomplicadas, entrementes, funcionais, como por exemplo, a aplicação de papéis de parede.

Perfeitos substitutos da tradicional pintura, os papéis de parede são ótimas opções de decoração, visto a praticidade de sua aplicação, que não requer o desprendimento de grandes empenhos.

Além de agregarem ao ambiente ares novos, os diversos modelos e designs de papéis de parede portam possibilidades estéticas imensuráveis. No entanto, entre a infinidade de opções de papéis de parede, é comum nos depararmos com a seguinte questão: Qual o melhor papel de parede?

Por este motivo, no post de hoje aqui no blog, falaremos sobre as principais diferenças entre o papel de parede adesivo e com colagem tradicional, destacando as principais vantagens e benefícios de cada um.

Vamos lá?

Qual a diferença entre papéis de parede com colagem tradicional e os adesivos?

Esta diferença pode parecer óbvia, mas não é. Nem todos nós somos uma Márcia Muller da vida, não é mesmo? Então, vamos explicar de uma vez por todas a diferença entre estes dois tipos de papéis de parede para você nunca mais esquecer.

Os papéis de parede com colagem tradicional necessitam de uma cola específica para a sua aplicação. Geralmente, usa-se cola em pó, diluída em água, quando se quer aplicar um papel de parede comum. Cola líquida também é uma ótima opção de colagem, no entanto, é mais usada na manipulação de papéis vinílicos, aqueles famosos papéis, conhecidos por receberem uma camada especial feita em PVC. Aqui no blog já fizemos um post especialmente sobre eles, vale a pena conferir!

Já os papéis de parede adesivos têm como característica primal uma espécie de sistema de colagem, imbricado ao próprio material, o que facilita o processo de aplicação, tornando-o mais rápido e prático.

Papel de parede com colagem tradicional: Uma ótima opção de revestimento

Como já enunciamos, quando adentramos ao universo da decoração, podemos aludir a vários tipos de revestimentos, a saber: porcelanato, ladrilhos hidráulicos, pastilhas e cerâmicas.

Porém, grande parte dessas opções, quando não prescinde de um profissional para a execução, requerem árduo empenho e dedicação, além de necessitarem de um alto custo de investimento.

É por isso que explorar outras opções de revestimento de paredes é uma boa opção, quando se quer fazer uma reforma rápida e funcional, mas sem perder em excelência. Para tanto, tem-se os papéis de parede.

Tradicionalmente, os papéis de parede são encontrados em diferentes designs, cores, tamanhos e estampas, sendo, portanto, fáceis de agradar até mesmo aquela pessoa mais exigente.

De fato, os papéis de paredes são mais práticos de serem aplicados, quando equiparados aos demais revestimentos, posto que requerem apenas o acesso a uma cola de qualidade.

Todavia, muito embora façam menos bagunça e sujeira do que os demais recursos decorativos, a dificuldade de remoção e troca do papel de parede de colagem tradicional é um sinalizador de desvantagem. O processo de retirada pode durar horas, além de necessitar de bastante paciência e muita água quente para amolecer o papel e a cola, facilitando assim o removimento.

Papel de parede adesivo: Vantagens e benefícios

Sem tempo para perder com grandes reformas? Optar por possibilidades de revestimento mais factíveis e de fácil execução, mas que ao mesmo tempo entregam exímios acabamentos, é deveras uma escolha inteligente.

Em verdade, há muito que os papéis de parede figuram como as opções mais práticas e efetivas de revestimento. Atualmente, com o desenvolvimento do mercado de design e com o surgimento das opções adesivas, ficou cada vez mais fácil decorar qualquer ambiente, sem pesar no bolso.

Se pensarmos nas principais vantagens e benefícios oferecidos por esses decoradores de ambiente, fica difícil não escolhê-los, no momento de sua reforma. Afinal, eles:

  • São fáceis e rápidos de aplicar. Queridos por sua praticidade de aplicação, os papéis de parede adesivos destacam-se dentre as múltiplas opções de revestimento, requerendo apenas um cuidado mais atento ao transpô-los à parede a fim de evitar possíveis danos ao material.
  • São autocolantes e de secagem rápida. Papéis de parede adesivos possuem cola no verso do material, o que significa que já estão prontos para a aplicação. Ou seja, é só remover a película protetora e voilá, estão aptos a serem fixados em sua parede limpa e lisa, sem longa espera de secagem.
  • Podem ser encontrados em diferentes modelos.Com diversas designs, os papéis de parede adesivos entregam uma infinidade de possibilidades de combinações de cores e estampas, além de serem capazes de imitar texturas que só encontraríamos a partir de revestimentos mais elaborados, como azulejos e os famosos tijolinhos.
  • São fáceis de conservar. Chega de passar horas e horas limpando rejuntes de azulejo. Os papéis de parede adesivos são revestimentos, cuja limpeza não requer tantos sacrifícios. Basta apenas um pano úmido e pronto! Novinhos em folha.
  • Entregam alta qualidade e desempenho por preços acessíveis. Devido ao baixo custo de produção, posto que, em sua maioria, são papéis digitalizados, estes queridinhos estão entre os recursos mais baratos de revestimento do mercado.
  • Não danificam a parede. Sabe aquele buraco que você fez, após a milésima tentativa de aplicação daquele ladrilho? Pois bem, com os papéis de parede adesivos isso jamais aconteceria, uma vez que funcionam a base de cola.

Buscando maior possibilidade de versatilidade e mudança? Vai de adesivo!

É indelével que somos seres versáteis em constante adaptação. Com o passar do tempo, mudam-se nossos valores, princípios e, como não, muda-se também o nosso senso estético. Assim, propostas de perenidade não correspondem a nossa qualidade natural: a mudança.

Destarte, a aposta em opções de revestimento que não nos garantem uma facilidade de substituição e alteração não se pode dizer tão consciente, uma vez que com ela voltamos àquela diversidade de impasses e dilemas típicos de todo processo de reforma.

Portanto, quando enunciamos que os papéis de parede adesivos são práticos e eficientes, pois autocolantes, o que de fato queremos dizer é que eles nos entregam uma qualidade que tanto apreciamos – a possibilidade de mudança.

Papéis de parede adesivos não nos limitam a uma decoração específica e engessada, mas nos deixam livres para esgotarmos diversas alternativas estéticas. E no final, é isso que verdadeiramente importa.

Após a reforma, quando você finalmente puder vislumbrar a sua parede decorada, não buscará outra coisa a não ser um ambiente em que você possa se reconhecer e ter a certeza de que poderá mudar a estética a qualquer momento, dependendo exclusivamente de sua vontade. E por isso, a simplicidade, versatilidade, agilidade e praticidade de aplicação dos papéis de parede são imprescindíveis, o que os escalonam na melhor opção de revestimento do mercado de designs.

Agora que você está antenado sobre as principais diferenças entre os papéis de parede de colagem tradicional e os adesivos, que tal visitar o site da Papel na parede e conferir os modelos que selecionamos?

E lembre-se, para mais dicas como essa, não deixe de acompanhar o nosso blog. Aqui postamos conteúdo novo toda semana, então não perca!

Nos vemos tão logo. Até mais!