DICAS E TENDÊNCIAS

Como remover o velho papel de parede!

Por 13 de fevereiro de 2017 Sem comentários

Hoje é dia da 2 ª Dica da série:

foto-1

Como remover o velho papel de parede (FIXAÇÃO COM COLA)

1-)Desligue a eletricidade das paredes.

Dependendo do tipo de papel de parede, sua remoção pode ser uma experiência “úmida”. E como todos sabemos, eletricidade e água não se misturam, de facto são absolutamente perigosos quando se juntam. Sendo assim, antes de mais, desligue a eletricidade do espaço em questão no quadro elétrico. Em edifícios mais antigos, os circuitos de vários quartos podem estar ligados a um só fusível. Depois de desligar a eletricidade, e para que fique mais descansado, pode ser uma boa ideia verificar as tomadas elétricas usando um testador de circuito. Estas ferramentas (parecem uma chave de parafuso) estão disponíveis em qualquer outlet de bricolagem que o ajudam a se certificar de que não há eletricidade.

Se trabalha em espaços escuros, ou se não pode trabalhar à luz do dia, irá com certeza precisar de uma fonte de luz que não precise de fonte de alimentação, como por exemplo, um foco de bateria. Alternadamente, pode usar uma extensão para ligar uma lâmpada numa tomada noutro quarto.

Depois de ter a certeza de que a eletricidade é desligada, deve remover as molduras de plástico em torno das tomadas e interruptores. Basta colocar cuidadosamente uma chave de parafuso fina debaixo das molduras para que saiam facilmente. Em seguida, retire a tampa da tomada. Deve agora ser capaz de remover a tampa e expor a tomada com seus cabos. Isso precisa ser protegido da umidade, pelo que deve usar fita adesiva de qualidade para a cobrir completamente. Em construções novas, onde as tomadas ainda não têm fios, os “buracos” podem ser preenchidos com jornais. Não se esqueça de remover todo o material de enchimento após terminar o trabalho.

Se está planejando colocar papel no teto, precisa remover a instalação do candeeiro. Como existe uma infinidade de candeeiros diferentes disponível, e a luz poderia ser conectada ao cabo de ligação, recomendamos consultar um eletricista que pode profissionalmente desmontar a instalação de luz. Se vai instalar um candeeiro novo depois do trabalho feito, será mais fácil trabalhar com uma tomada simples e fontes de alimentação relevantes.

Afim de retirar o papel de parede entre a parede e o teto com mais precisão, e para não danificar o teto se já tem papel de parede ou foi pintado, vai precisar aplicar um corte de separação entre o papel de parede da parede e o teto. Use uma faca de corte afiada para cortar uma linha reta no topo da parede, cerca de 5 mm abaixo do teto. Uma barra de papel de parede, espátula plana ou régua longa podem ser muito úteis para esta tarefa.

foto-2

2-) Remover  papéis de parede TNT secos

Finalmente vamos eliminar o velho papel de parede!

Se é papel tecido não-tecido, esta tarefa deverá ser fácil, limpa e rápida. Comece na parte inferior e simplesmente puxe tiras secas inteiras. Isto irá funcionar se foi colocada a cola ou pasta correta ao colocar o papel.

Se não tem a certeza de que o papel antigo é TNT, basta fazer um teste. Coloque uma espátula fina numa ponta para soltar o papel de parede e em seguida arranque um pedaço pequeno. Se foi bastante fácil e consegue ver fibras na parte detrás, é definitivamente um papel de parede TNT.

Cada tira de papel de parede deverá ser colocada imediatamente no contentor grande de lixo.

foto-3

3-) Ensopar papel de parede de papel

Papéis de parede antigos são normalmente feitos de papel. É pouco provável que se consigam arrancar simplesmente puxando as tiras (em seco). Precisam ser completamente molhadas e depois de esperar um pouco, use a espátula para as remover. Quanto mais molhadas, menos probabilidades terá de remover pequenos pedaços de papel de parede. É de certeza a última coisa que quer que aconteça quando retirar a decoração de parede antiga…

Vamos então fazer do jeito fácil! Pode usar a solução “clássica” feita de água e detergente líquido para absorver o papel antigo, ou escolher um removedor de papel de parede de uma loja de Bricolagem (normalmente misturada com água morna, de acordo com as instruções). Recomendamos um pulverizador, esponja ou um pincel grande para a aplicação. Trabalhe a partir do topo até à base e se certifique de que toda a parede é molhada. Deve ser tudo bem distribuído imediatamente pelo papel de parede. O tempo de imersão depende do tipo de papel de parede que está tentando remover (e se há mais de uma camada!)

Aguarde cerca de 15 minutos e em seguida experimente com sua espátula. Se a renovação ocorre num dia mais frio, deve baixar o aquecimento para evitar que seque demasiado rápido (duplicando assim sua carga de trabalho!)

Removedor a vapor de papel de parede para papéis de parede “complicados” e para grandes superfícies

Para grandes áreas de parede e papéis que são difíceis de remover, poderia usar um removedor a vapor de papel de parede. No entanto, estes dispositivos requerem alguma experiência e habilidade, especialmente porque são elétricos, o que significa que precisa ter cuidado extra. Se trabalhar com vapor, deve garantir uma boa ventilação para que o vapor úmido não liquidifique. De modo geral, a utilização de um removedor a vapor de papel de parede é melhor ser feita por um profissional.

foto-4

4-) Retire pedaços de papel com uma espátula

Após molhar o papel de parede, o trabalho de remoção pode começar. Empurre cuidadosamente a espátula por debaixo de uma ponta de papel de parede. Quanto mais cuidadosamente fizer isso, mais eficientemente vai trabalhar. Tente não raspar o papel, a fim de não danificar a superfície subjacente.

Com alguma sorte, vai ser capaz de remover grandes áreas de papel de parede com a espátula após levantar cuidadosamente uma ponta. Se encontrar uma outra camada de papel de parede por baixo, ou se pequenos pedaços de papel permanecem na parede, pode simplesmente voltar a molhar, espere um pouco e depois remova.