O papel de parede é capaz de modificar todo um ambiente. Dependendo do tom da sua parede seu espaço pode parecer escuro e apertado, escolhendo o autocolante certo você pode dar novas características ao seu cômodo: como mais luminosidade, frescor e amplitude. Aprenda como aplicar papel de parede sem hesitar!

É absolutamente cabível pensar em um quarto acolhedor, atual ou até mesmo iluminado com as estampas tão lindas e criativas, desses itens decorativos que amamos. As salas podem ganhar um clima retrô ou romântico, tudo vai dependender da sua personalidade.

Os benefícios que nos fazem escolher entre o papel de parede são vários, afinal, eles são mais práticos, acessíveis e rápidos. São mesmo uma ótima opção! A dúvida e insegurança sempre é: será que dá para aplicar sozinho? E nós afirmamos que sim! Se não acredita ainda, continue lendo.

A verdade é que esses decorativos são de fácil aplicação e ainda não fazem muita bagunça, o que todo mundo ama! Mas como preparar a parede, tirar medidas e partir para a aplicação? Isso tudo nós vamos te mostrar agora, prepare-se para aprender a aplicar esses autocolantes de papel sozinho!

São cinco passos super simples. Vamos lá? Vem com a gente!

Como fixar papel de parede? 5 passos definitivos!

Logo abaixo você irá descobrir como é simples o passo a passo de fixação desses decorativos e então estará pronto para executar essa tarefa sem apreensão ou chances de danos no seu imóvel.

  • Conferência da parede

O papel de parede é somente o último ítem na verdade, afinal, só é possível aplicá-lo se a parede estiver limpa, lisa e livre de infiltrações. Não dá para revestir uma parede que precisa de reparos, isso danificaria a sua parede e o seu ítem novinho!

Então, lembre-se de observar as condições do lugar, se for preciso faça algumas mudanças no ambiente. Depois de dar uma conferidinha na sua parede, vamos para o próximo passo.

  • Preparação da parede

Aqui é a hora de deixar a parede pronta para receber o papel. Limpe-a bem, lixe caso haja relevos e garanta que ela está bem nivelada. Se houver buracos, mofos ou infiltrações certifique-se de consertá-los ou perderá o seu produto, tá bem? Depois disso é só medir toda a área para comprar os rolos com exatidão.

Ah, se necessário, nessa hora conte com um lápis e faça linhas na parede para demarcar o local de aplicação e não errar, hein? Porém, também é perfeitamente possível fazer no olho, depende muito da suas skills.

  • Preparação do material

Separe uma espátula para melhor fixar o papel, fita crepe também será essencial, ela vai te ajudar a fixar melhor os papéis e um objeto cortante, o estilete será o melhor, com ele você irá cortar as sobras e deixar o papel sob medida na parede.

O autocolante da Papel na Parede, por exemplo, vem dividido nas metragens solicitadas, sendo cada um deles aplicado individualmente. Eles também contam com um manual super simples para você conferir o seu modelo, pois cada um possui as suas próprias especificidades.

  • Momento da colagem:

Podemos começar? Posicione o autocolante na parede exatamente como ele foi planejado para ficar (fique de olho nas dobras, amassados ou qualquer outro relevo) e quando estiver certinho é só fixar com fita crepe nas laterais para dar um maior apoio.

Terminou? Agora é só soltar a parte adesiva aos poucos, nada de colar pedaços grandes demais por vez para evitar o risco de criar bolhas, nessa fase o estilete dá uma ajuda e tanto!

Atenção, retire a fita crepe e dobre um pouco da parte superior do papel na parede, isso é feito para o produto ser melhor adequado a parede. Mas caso aconteça algum problema durante a aplicação é só descolar o papel e aplicar novamente, sem stress!

Dica valiosa: Para uma aplicação uniforme cole a parte seguinte do papel sempre um centímetro acima.

  • Finalização:

E finalmente…fase da finalização! Essa é a última etapa do processo e chegando aqui você com certeza já vai estar expert no assunto.

É hora dos retoques finais, você pode passar a espátula no papel de parede caso ainda tenha ficado alguma bolha de ar, cortar com o estilete algumas sobras que ficam e, claro, apesar de não deixar sujeira na casa é bom investir na limpeza do ambiente para conferir o resultado final com o cenário todo em ordem, isso fará muita diferença!

Gostou do nosso guia? Pensando em você preparamos também um vídeo simples e rápido para assistir e ficar ainda mais seguro na hora de aplicar o seu autocolante.

Acompanhe também o nosso blog, aqui postamos sempre atualizações e você pode conferir as melhores dicas semanais de como deixar a sua casa ainda mais a sua cara, ok?! Até a próxima!