Papel de Parede

O papel de parede, sem dúvidas, é a melhor opção para transformar os ambientes de modo bonito, prático e barato. O material pode ser aplicado por qualquer pessoa e ainda existem centenas de modelos para todos os ambientes e gostos. Ainda assim, o papel de parede também demanda alguns cuidados especiais: um deles é a forma de fazer os recortes. Esse processo deve ser feito cuidadosamente seguindo alguns passos específicos. Quer saber como cortar corretamente seu papel de parede? Então confira tudo isso a seguir.

1º passo: medir a parede

Usando um acessório de metro articulado ou fita métrica, meça a altura da parede em várias partes. A porção mais extensa e longa da parede é a dimensão inicial para fazer o corte do papel de parede. É importante também adicionar 5 centímetros nas anotações sobre as medidas de comprimento e largura, esse cuidado serve como margem de erro.

medir-parede

2º passo: medir a quantidade de tiras de papel de parede

Depois de medir todo o tamanho da sua parede, é necessário saber quantas tiras de papel são precisas para cobrir a parede. Os pontos mais importantes a determinar são a largura da parede e a largura do papel. Pegue novamente o metro articulado ou a fita métrica para medir a largura da parede. No papel, geralmente, já vem especificada a largura. A conta funciona da seguinte forma, por exemplo, se a largura da parede é de 4 metros e a largura do rolo é de 0,52 metros, serão necessárias 8 tiras de papel de parede.

 

3º passo: observar o desenho do papel de parede

Se o papel de parede que você escolheu é estampado, você precisará tomar algumas cautelas a mais. Antes de começar a cortar e a fixar o material na parede, observe as formas da estampa. Veja se o local do corte não vai interromper a continuação de um desenho ou de uma palavra.

Caso o papel de parede seja estampado com imagens ou formas repetidas, observe, primeiramente, o início do padrão, caso contrário, se recortar de forma errada, o visual geral do padrão será estragado. Se for possível, solicite o auxílio de uma outra pessoa, enquanto você observa o papel de parede na parede, a outra pessoa olha de longe se o início do padrão e as linhas do material não estão tortas (vendo de longe fica mais fácil notar cada detalhe). Você deve abrir todo o rolo de papel de parede e depois determinar também onde o início da estampa deverá ser fixado (no meio da parede, em cima, embaixo, etc.).

medir-parede3

Disposição de imagens mais comuns

Existe uma grande variedade de imagens e desenhos dispostos de modo distintos no papel parede, mas alguns padrões são clássicos e, consequentemente, mais utilizados.

Papel de parede Padrão

A estampa padrão é composta por formas absolutamente iguais impressas no papel de parede. Muitos desses casos trazem imagens lado a lado ou dispostas verticalmente. Neste caso, o mais importante é não fazer o recorte no meio das imagens a fim de não comprometer o sentido da estampa.

papel-padrao

 

 

 

 

 

 

 

Papel de parede com imagens

Os tipos de papeis de parede com estampa de figuras ou formas são compostos por um único sentido representado pelo desenho do material. Por isso, é muito importante observar se o corte não vai acabar com a continuidade e, logicamente, com o sentido do desenho. Por exemplo, se houver quadrados ou círculos grandes no papel de parede, você precisa recortar de um modo em que as figuras fiquem inteiras ou que haja possibilidade de juntar duas metades idênticas.

papel-parede-quarto

Papel de parede com cor sólida

Os papéis de parede denominados como “cor sólida” são aqueles listrados ou com qualquer outra forma de sequência de cores. O padrão das cores e dos tons também precisa ser sempre mantido. Por exemplo, se o papel de parede tiver as cores do arco-íris enfileiradas verticalmente, você precisa respeitar essa ordem, sem fazer recortes que baguncem as cores e nem que deixe espaços em branco entre as colorações.

papel-parede-solido

4º passo: cortar as tiras do papel de parede

Para cortar as tiras adequadamente, você vai precisar de um cavalete, o rolo de papel aberto, lápis, um estilete ou tesouras grandes. Se o papel de parede tiver superfícies delicadas ou de altíssima qualidade, é indicado utilizar luvas de algodão durante o processo de corte. Agora, sim, mãos à obra: coloque o papel de parede em cima da mesa com o padrão virado para você e desenrole todo o material.

As medidas podem ser colocadas anteriormente ou depois de desenrolar o papel de parede. Os cortes precisam ser milimetricamente perfeitos, retos e no ângulo correto para o rolo. Para isso, conte com o auxílio de uma régua para papel de parede ou dobre o papel no ponto marcado, juntando ponta com ponta, em seguida, corte com o estilete ou om a tesoura.

Na loja virtual Papel na Parede, você encontra modelos de papéis de todas as estampas, cores e texturas. E mais, o site de compras também disponibiliza a ferramenta de calculadora de rolos de papel de parede. Basta adicionar as medidas da parede que a loja já mostra quantos rolos serão necessários para a sua reforma.

VEJA TAMBÉM!

08 ideias para decorar o corredor

Decoração barata tem papel de parede e muito faça você mesmo

07 segredos para deixar sua casa sempre aconchegante