A decoração feita com atenção e carinho tem o poder de transformar um ambiente. Lugares com pouca iluminação ficam mais claros, espaço pequenos parecem mais largos e assim por diante.

Para combater o frio estético que o mármore proporciona é possível utilizar elementos naturais que ajudam a criar um pequeno jardim dentro de casa, trazendo vida e cor para o ambiente.

Esse estilo é conhecido como Urban Jungle, que pode ser traduzido literalmente como “selva urbana” e representa exatamente isso. O combate a frieza dos grandes centros urbanos é possível sim, basta um pouco de verde e muita criatividade.

Quer entender tudo sobre esse estilo de decoração incrível? Então continue acompanhando o post que a Papel na Parede preparou para você trazer elementos da natureza para dentro do seu lar, confira!

Como o Urban Jungle surgiu?

Usar elementos como flores e plantas na decoração para quebrar um pouco as cores neutras da cidade já é uma técnica de decoração bastante conhecida. Mas foi em 2017 que essa tendência ganhou ainda mais força.

Com um empurrãozinho de celebridades e decoradores o nome Urban Jungle foi ganhando cada vez mais espaço no mundo da decoração. O nome também ganhou projeção nessa época com o aumento do debate sobre uso de plantas na decoração.

Por que investir nesse estilo de decoração?

O estilo de decoração Urban Jungle é indicado principalmente para aqueles que buscam elementos marcantes na decoração do espaço, com detalhes que enchem a visão dos visitantes e deixam o lugar ainda mais aconchegante para os moradores.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é preciso anos de experiência com plantas para poder utilizar esse estilo, basta um pouco de criatividade e alguns cuidados especiais. Confira os principais pontos para não errar na decoração:

Entenda as necessidades da planta

As plantas podem ser consideradas o principal elemento na decoração Urban Jungle. Prefira plantas de verdade, nada de plantas artificiais que tem uma cor fraca e ficam cheias de poeira com o tempo.

Uma planta natural oferece muito mais para a decoração, mas é preciso se atentar a duas coisas para não deixar ela morrer: iluminação e água. Lembre-se sempre de que ela é um ser vivo e exige alguns cuidados.

Se tiver pouco tempo na semana para cuidar das plantas, prefira as que necessitam de pouca água, como a suculenta. Use plantas que precisam de muito sol em lugares como a sacada e a varanda. Veja outras opções para lugares com pouca incidência de luz:

  • Cactos;
  • Jiboias;
  • Samambaias;
  • Costela de adão;
  • Maranta;
  • Espada de São Jorge;
  • Peperômia;
  • Ciclanto.

Explore a paleta de cores

Essa é uma dica simples que faz toda a diferença. Cores como o amarelo e o verde ficam ótimas no estilo Urban Jungle. Mas também é possível utilizar cores neutras para dar ênfase nas plantas.

Não tenha medo de testar diferentes cores em cada elemento da sua decoração para criar uma personalidade única no lugar, que faça seu estilo e realce o ambiente. Confira as opções de cores para usar na sua decoração Urban Jungle:

  • Cores mais naturais como verde e terracota;
  • Cores neutras como branco, bege e cinza;
  • Outros tons mais fortes como o azul marinho, que destacam os elementos.

Principais características do Urban Jungle

Algumas características são clássicas e já definem de longe o estilo de decoração escolhido. Confira algumas do estilo Urban Jungle para arrasar em cada detalhe. O uso desses elementos é perfeito para quem quer trazer um pouco da natureza para dentro do lar.

Use e abuse das folhas

O use de plantas com muitas folhas, como a costela de Adão, é uma característica marcante desse estilo. Afinal, não tem elemento melhor para definir a selva do que as plantas. Por isso, quando for planejar sua decoração, vale a pena deixar esse elemento em destaque.

Uma ótima forma de fazer isso é usando plantas em diferentes alturas, aqui vale citar o uso de vasos suspensos ou mesmo uma prateleira bem posicionada. Assim você garante que as plantas ficarão em destaque e não serão apenas mais um elemento.

Escolha móveis de madeira

Os elementos naturais são perfeitos para destacar a folhagem e até mesmo as flores, que no estilo Urban são menos usadas, assim o destaque fica todo nas plantas.

Com os móveis de madeira é possível ir ainda mais a fundo na ideia de Jungle. No mercado você encontra diversos tipos de móveis que podem variar entre sofisticação e estilo, até aqueles com aspecto mais antigo e cheio de personalidade.

Use elementos que lembrem a selva

Para completar sua decoração use artigos que sejam relacionados a selva como quadros de animais, vasos, objetos de palha, móveis em tons de verde. Tudo isso agrega ainda mais sentido para o ambiente.

Além disso, esses itens são baratos e fáceis de encontrar. Procure em brechós, no sótão ou entre aquelas coisas antigas que iam acabar no lixo ou em algum lugar da garagem. Criar um ambiente incrível com coisas simples é mais fácil do que parece.

Não esqueça do Papel de Parede

É claro que o papel de parede ideal não poderia faltar, ainda mais na decoração estilo Urban Jungle. Esse elemento tem muitas qualidades atrativas e já conquistou diversos fãs, veja algumas:

  • Fácil de aplicar;
  • Não é preciso reformar a parede inteira;
  • Pode ser encontrado no estilo da decoração;
  • Uma forma barata e prática de repaginar grandes espaços;

Além disso, o papel de parede correto ajuda a destacar outros elementos, com a decoração Urban Jungle não é diferente. Quando terminar a leitura veja nosso post sobre papéis de parede botânicos e entenda como usar os diferentes tipos disponíveis.

Urban Jungle em diversos cômodos

Algumas pessoas acham que as plantas só ficam boas na decoração da sala, esse é um erro muito comum. O estilo Urban fica perfeito em qualquer cômodo, o quarto é um ótimo exemplo.

Esse é, sem dúvida, o cômodo preferido de muitas pessoas. Sua decoração deve ser acolhedora e aconchegante, qualidades bem presentes no estilo Urban Jungle. Use esse estilo no seu quarto e se surpreenda com o resultado.

Outro cômodo perfeito para o estilo Urban Jungle é a cozinha, que ganha um aspecto ainda mais acolhedor e único. Aqui vale mesclar elementos do estilo Boho como pequenas estátuas e balaios, que remetem a selva com muita facilidade.

O estilo Urban Jungle é indicado para todos aqueles que querem uma decoração com personalidade, que quebre a monotonia da cidade e nos conecte novamente com a mãe natureza. Aplique as dicas que separamos para você e traga tudo isso para dentro da sua casa.

Ah, lembre-se de usar as plantas e os vasos para criar aquele cantinho Zen, perfeito para relaxar. Confira nosso post sobre o assunto e veja outras dicas sobre o assunto. Até o próximo post!