Os animais sempre estiveram entre as principais fontes de inspiração e recursos para a decoração, desde os tempos mais remotos, e a estampa animal print continua até os dias de hoje, repleta de significados, entre as grandes favoritas nos mais diferentes estilos de decoração.

Se você ainda não considerou esse tipo de estampa por receio de exagerar ou por ficar em dúvida de outras combinações possíveis, não se preocupe, hoje a Papel na Parede preparou uma série de dicas especiais!

A história e o significado da estampa animal print

Papel-de-Parede-Adesivo-Animal-Print-Floral-Leopardo-366406778_fdbf6642-c26f-402a-b964-fc8aa5f2e152

Até hoje em dia é natural ver em algumas culturas a reverência aos símbolos animais, especialmente àqueles selvagens.

Os povos antigos acreditavam que comer ou guardar partes do animal trazia para a casa seus atributos, como a união e tenacidade das zebras, a sabedoria dos ursos, a ferocidade e proteção dos leões, a longevidade dos tigres.

Era comum expor uma pele animal na parede ou mesmo usá-la como tapete no centro. Com o período colonial, o uso de peles de animais selvagens e exóticos se tornou uma das maiores febres na decoração, e essa admiração nunca envelheceu.

O legal é que, com a tecnologia atual, ficou mais fácil reproduzir esses padrões em estampas animal print, sem precisar ferir nenhum animal, criando diversos modelos novos, que foram sendo incorporados por diferentes estilos, e nos mais variados itens do lar.

Dicas de como usar e como não usar o animal print em casa

O maior receio na hora de adotar a estampa de animal print na decoração é acabar exagerando, e esse medo faz todo sentido, o estilo tem bastante ousadia, mesmo, e durante os anos 80 ganhou a pecha de kitsch, aquelas artes reproduzidas à exaustão de maneira barata e vulgar.

Mas os anos 80 já estão distantes, e na decoração contemporânea e suas vertentes de revival do clássico, o animal print tem recuperado sua função decorativa e simbólica, se tornando uma peça também com significado de renovação energética da casa, pegadas vintage de art déco e também com oportunidades de temas arrojados e revigorantes.

É uma estampa de centralidade

Tenha em mente que, indiferente do tipo de acessório, seja ele um tapete serigrafado, uma almofada ou papel de parede, a estampa de animal print sempre vai chamar bastante a atenção e ocupar uma certa centralidade.

Levando isso em conta, você pode ter muito sucesso ao usar o tema com moderação, especialmente estampas de onça e tigre, que podem ser “fragmentadas” pelo tema do ambiente.

Por exemplo: use um papel de parede em apenas uma das paredes do ambiente, almofadas com a estampa de animal print e um tapete central.

Artes alternativas

Você pode ir muito além dos padrões clássicos e investir em artes de colagem e com cores diferenciadas, o padrão das listras de tigre e pintas de onça são especialmente produtivas em artes alternativas, que brincam com os tons preservando as características inconfundíveis de seus padrões.

Essa amenizada no impacto do preto com amarelo faz das estampas de tigre e onça padrões mais fáceis de se utilizar, especialmente em ambientes comerciais que precisam de um toque de arrojamento e criatividade.

Combine com temas mais neutros

N013216_1-opt

Já tons mais neutros e com padrões menos chamativos, como o de zebra e os de aves, podem se comunicar muito bem com diversos temas com mais discrição, até mesmo decorações mais minimalistas.

Em ambientes que casam preto e branco, especialmente, o animal print de Zebra é um sucesso para conjugar de maneira criativa os dois tons fugindo completamente do óbvio.

Pode ser usado como papel de parede para combinar com pinturas  monocromáticas no ambiente, como tapete para unir o tom do laminado com o da parede e dos rodapés.

Além disso, o padrão de zebra combina muito bem com estampas geométricas, como a Chevron, que também tem um tom mais tribal.

Agora, os padrões de plumas de aves têm uma delicadeza especial e tudo a ver com arte vintage, combinando muito bem com o off white, o minimalismo, decorações com tema oriental e também em espaços com um tom mais Zen.

Onde aplicar com sucesso o animal print

O animal print pode ser muito bem utilizado para destacar áreas, especialmente em casa com conceito aberto. O tom amarelo favorece especialmente áreas de jantar, aquele espaço descontraído da bancada americana para tomar um café da tarde.

Áreas de transição, como corr