Na hora de decorar ambientes, cresce cada vez mais o uso do papel de parede. Mas, também, aumenta as sobras na sua casa, escritório e outros ambientes. Muito vai para o lixo e nada é feito com esses restos.

Pensando no que sobrou, alguns decoradores analisaram que o volume daria para adaptar e colocar em diversos objetos. Você pode usar o papel de parede que restou no seu computador, como moldura ou na sua bancada.

papel-de-parede-tijolo-ingles

Como emoldurar seus objetos?

Sobrou papel de parede? Você não vai mais jogar no lixo, agora é a hora de reutilizar e adaptar para colocar onde quiser.

Comece por objetos ou móveis pequenos, pois você vai adquirir a técnica para implementar em grandes espaços. Outro ponto de usar as sobras, é que você pode dar cara nova aos objetos sem gastar quase nada. Assim, você vai reciclar como quiser, sem depender de terceiros! Transforme seus objetos com muita calma e com as dicas abaixo!

Dicas de aplicação:

1 – Comece limpando a peça que pretende revestir. Passe um pano seco e use a lixa caso for necessário;

2 – Aposte nos papéis de parede com estampas grandes e irregulares, isso vai facilitar a aplicação, já que esconde emendas e rugas;

3 – Papéis de parede espessos são mais fáceis de serem aplicados;

4 – Na hora de aplicar você pode usar a cola em spray (indicadas em madeira lixada) ou cola branca (em moveis pintados) – cuidado, pois a cola branca pode amarelar o papel de parede com o tempo, Se o papel de parede for adesivo, isso facilita na hora de aplicar.

5 – Tenha muita calma. Não faça sem cuidado, pois a aplicação ficará ruim e te dará um retrabalho. Por isso, tenha cuidado com as emendas;

6 – Se ao aplicar ficou algumas bolinhas, não se preocupa! Use a espátula para alisar as partes que estão feias. Caso não resolva, com um pequeno alfinete fure e alise a superfície, assim você vai conseguir que a bolha de ar suma.

7 – Escolha o papel de parede que vai trazer mais harmonia com o ambiente, sem medo de chocar. Mas se não quiser ousar, use os modelos tradicionais.

papel-de-parede-geometrico-mosaico-cinza

Reaproveite as sobras do papel de parede

Como já comentamos no artigo “6 dicas para renovar a decoração usando papel de parede”,  reaproveitar os espaços e fazer uma decoração barata e bonita é um item básico. Mas aqui fomos além, abordamos como criar novas decorações somente usando as sobras de papel de parede. Você pode cobrir vários objetos, como:

Tampos de mesas: Se sua mesa tem um visual monótono e sem graça, você pode usar um papel de parede para renovar. Listras são ótimas, também aposte em modelos impermeáveis, que terão maior durabilidade.

Crie pequenos itens, como o abajur: envelope o abajur com o papel. Ele pode criar uma combinação com a iluminação. Mas antes de se animar, tenha certeza que o papel de parede que tem, é suficiente.

Itens de cozinha: você pode usar o papel para revestir um jogo americano ou um sousplat. Ele dará mais personalidade as suas refeições. As estampas mais românticas ficam perfeitas, como as flores, poás e as formas geométricas.

Quadros decorativos: se sobrou um grande pedaço você pode fazer um painel lindo na sua parede. Se sobrou um pequeno pedaço, mas você não quer desperdiçar, providencie uma moldura linda e coloque o retalho do papel de parede nele.

Em pequenos objetos: Você pode revestir latinhas, potes e vidros. Basta aplicar o papel, pode incluir uma tira apenas ou deixar o item totalmente com cara nova. Você pode decorar os objetos para uma recepção mais intimista.

Em grandes móveis: Sabe aquela prateleira ou aquele armário que estão sem graça? Você pode usar as sobras do papel de parede na superfície deles! Com cuidado, cole nos móveis.

papel-de-parede-abstrato

As ideias são ótimas para quem quer reaproveitar, economizando e dando cara nova as suas paredes e aos móveis. Além disso, você será mais sustentável, reaproveitando ao máximo o item decorativo.

 VEJA TAMBÉM!

Papel de parede no estilo Indiano, confira!

Papel de parede capitonê na Papel na Parede

Descubra os novos queridinhos da decoração