Se aplicado da maneira correta, ou seja, com a parede limpa e sem erosões, e se você tiver os cuidados necessários pós-instalação, seu material pode durar muito mais tempo do que você imagina.

Esse tempo pode ser de até 10 anos! Agora, quer descobrir o que fazer para chegar a esse nível de duração e até mesmo prolongá-lo? Então confira o conteúdo a seguir:

Saiba como prolongar a duração do papel de parede

O bem-estar da sua família vem em primeiro lugar e viver em ambientes bem cuidados faz toda a diferença, tendo em vista que influenciam diretamente na sua rotina e de todos os moradores da casa.

Os cuidados já começam ao conferir se você está evitando que os raios solares atinjam diretamente a parede que possui o material. É indicado, antes mesmo de fazer a aplicação, que você analise bem o local em que irá decorar, dessa forma, conseguirá evitar problemas futuros e prolongar muito mais seu tempo de duração.

Porém, se ao invés da luz solar, você possui em seu ambiente fortes luzes artificiais direcionadas diretamente na parede, tente direcioná-las para outros pontos do cômodo ou procure optar por lâmpadas mais fracas, que também são aliadas para evitar que pequenas imperfeições fiquem em evidência.

Limpar o papel de parede para que ele dure mais

A limpeza correta do papel de parede é outro fator primordial para garantir que o papel tenha sua duração prolongada.

Além disso, ao manter o papel de parede limpo você também garante um ambiente mais seguro, pois previne doenças respiratórias como alergias, problemas na garganta, entre outros malefícios causados por pragas que se aproveitam de áreas sujas.

A boa notícia é que você pode fazer a higienização do papel de parede sem pesar no seu bolso, pois existem soluções caseiras capazes de eliminar mofos e outras bactérias. Em um exemplo, você vai precisar apenas de água, vinagre branco e um recipiente.

Por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o vinagre branco se popularizou nos itens de limpeza dos lares brasileiros. Além de eliminar bactérias, o produto também pode ser usado para limpar sujeiras como rabiscos nas paredes e marcações indesejadas de sapatos ou móveis.

Para fazer a solução é muito simples: primeiramente, coloque luvas de borracha para proteger suas mãos, e, em seguida, misture uma xícara de água e meia xícara de vinagre branco em um recipiente ou em um borrifador.

Passe um pano limpo na solução e torça-o completamente. Esfregue o pano levemente sobre a área que você deseja limpar de uma forma que mantenha a qualidade do papel de parede.

Dica: teste a mistura em uma área que não seja muito visível, como, por exemplo, atrás de uma porta, para certificar-se de que o produto não danificará seu papel de parede. Se o material continuar ileso, prossiga a limpeza no restante do cômodo.

Lembre-se que é importante mover o pano em pequenos círculos de forma lenta, sempre observando o resultado. Por fim, limpe a parede com um pano úmido com apenas água limpa e, por fim, seque com um pano macio.

Deixe a parede secar ao ar natural antes de limpar novamente e continue o processo até ter removido toda a sujeira. É recomendável que você faça a limpeza assim que você notar o aparecimento de mofos, pois evita que ele aumente e gere riscos à sua saúde e da sua família.

É possível proteger seu papel de parede?

Os cuidados com o papel de parede não giram em torno apenas com os cuidados com os raios de luz solar, umidade e sujeiras. Saiba que é importante também o proteger das quinas dos móveis e outros itens de decoração.

Se possível, garanta um espaço de pelo menos 5 cm entre o móvel e a parede. Já para os móveis que você não consegue deixar bem afastados, coloque placas de isopor na parte em que há contato com a parede, assim, além de preservar o papel, você ajuda a isolar a umidade.

Hoje é possível encontrar protetores específicos de parede. Esses produtos te ajudam a proteger as paredes de marcas de cadeiras e sofás, previne arranhões e até mesmo rasgos causados por acidentes.

Já se você decidir colocar quadros ou outros objetos e precisar pregar a parede, use uma trena para fazer as medidas corretas e calcule a altura exata que você quer implementar seus itens de decoração, pois, assim, não há a possibilidade de furos desnecessários aparecerem.

Outra dica importante é procurar canos antes de fazer o furo de forma a evitar acidentes próximo aos registros de água ou encanamento. Seja para os lados ou para cima e para baixo, garanta uma distância de pelo menos 20 centímetros como margem de segurança.

Depois dessas dicas de cuidados e proteção, com certeza você garantirá um maior tempo de duração do seu papel de parede.

Gostou deste post? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou pergunta, nós queremos saber! Além disso, compartilhe este artigo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a prolongarem a duração do papel de parede. Até o próximo post!