Parede com infiltração como decorar? Confira 5 dicas!

Parede com infiltração: como decorar? Se essa é uma questão de seu interesse, então está no local certo! Nós vamos te ensinar a recuperar o ambiente denegrido pela infiltração com a ajuda dos papeis de parede. Continue lendo para descobrir como fazer isso.

1. Descubra o motivo da infiltração

Antes de tudo, é preciso desvendar os motivos que fazem a parede ter infiltrações. Imagine ter uma parede inteira decorada e, de repente o papel de parede começa a descolar – sinal de umidade embaixo!

Sendo assim, o primeiro passo é acabar com o problema. Para fica mais fácil nós colocamos uma pequena lista com alguns ocasionadores dessa infiltração. Veja as opções:

– Encanamentos antigos: suas conexões ficam frouxas e gastas com o tempo, por isso podem deixar a água vazar;

– Caixa d’água transbordando: isso acontece quando a boia para de funcionar corretamente e enche demais a caixa d’agua que, por sua vez, transborda e entra na estrutura interna;

– Problemas nas fundações: essa infiltração pela base permite que a umidade entre debaixo para cima, dessa forma atinge a parede por completo, é também chamada de infiltração por percolação;

– Telhados ou rufos mal posicionados: uma ventania muito forte pode sim deslocar algumas telhas da sua posição inicial, com isso a chuva atinge a parte interna da edificação e infiltra-se;

– Calhas entupidas: esse é um dos maiores motivos, afinal, folhas e galhos acumulam-se nessa parte do telhado e não conseguem sair. Portanto obstruem a passagem da água que atinge a laje e posteriormente as paredes.

Depois de descobrir os motivos que provocam a infiltração, é preciso resolvê-los, não é mesmo? O maior erro é negligenciar a ação que prejudica o seu ambiente, portanto solucione-a para que não ocorra novamente e não tenha o estresse reativado.

2. Recupere a parede

Bom, ainda não podemos esconder o problema com um papel de parede. O pré-requisito para aplicar essa decoração é a higienização e alinhamento do local de aplicação.

Afinal, uma parede que tem infiltração ao longo da sua vida, apresenta mofo ou resquícios dele – o famoso bolor. Vale ressaltar que eles denigrem o ambiente, pois carregam consigo uma aura de desleixo, má higiene e impurezas. Sem mencionar que deixar o corpo exposto aos fungos é prejudicial para a saúde.

A título de curiosidade, veja quais são as doenças ocasionadas ou agravadas com o mofo e o bolor: asma, rinite, sinusite, aspergilose broncopulmonar, micose e demais alergias. Sabendo disso, evite ter esse prejuízo na sua casa!

Agora, vamos abordar a recuperação da parede. Em casos mais graves será preciso tirar a massa corrida e passar uma nova, posteriormente lixar para nivelar. Se esse não é o seu caso, higienize a parede com a seguinte solução.

Receita caseira para acabar com o mofo

Como dito anteriormente, a infiltração é acompanhada do mofo e provoca mau cheiro. Ninguém quer uma casa com odor desagradável, não é mesmo? Então, vamos acabar com esse problema usando uma receita caseira. Veja como fazer isso na sequência.

O que precisa:

1 borrifador fundo;

1 flanela limpa;

250 ml de vinagre branco;

10g de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: Pedimos encarecidamente para que use um borrifador/recipiente fundo, já que a solução borbulha e sobe bastante. Basta colocar o vinagre e o bicarbonato no recipiente misturando-os até ficar uma solução homogênea.

Posteriormente, borrife na parede que apresenta mofo ou bolor. Deixe que o produto aja durante 10 minutos. Em seguida, limpe o local com a flanela.

Pronto! Seguindo estas recomendações o papel de parede irá durar ainda mais tempo. Sabia que existem outros detalhes antes de aplicar a decoração? Pois nós explicamos como preparar a parede para colocar papel de parede, nesse post – leia depois!

3. Escolha papeis de parede resistentes

A melhor opção para paredes que passaram por essa situação é o vinílico, pois ele é resistente e muito fácil para limpar posteriormente. E detalhe, ele adere com muita precisão à parede tampando totalmente a situação que estava antes. É uma belíssima forma de transformar o ambiente da água para o vinho!

Isso não quer dizer que o papel aplicado com cola não sirva, calma! Ele também é uma ótima opção para colocar em sua casa, afinal, ele é prático, lindíssimo e fácil de aplicar. Ficou intrigada sobre a diferença entre os dois? Então, entenda qual o melhor: adesivo ou cola. Dessa forma, você analisa o que melhor atende suas necessidades.

Um penúltimo conselho: libere sua criatividade e decore sua casa com personalidade. É a sua chance de renovar a aura da casa e ficar totalmente livre desse estresse. A infiltração é página virada, agora nós teremos um ambiente cheio de aconchego!

4. Aprenda a emendar sem frestas

Por fim, nosso último conselho sobre papel de parede e um dos pontos mais importantes: não deixar frestas.

Depois de todo esse processo de recuperação da parede é importante aplicar o papel com precisão, pois isso evita que a umidade externa adentre, afinal, a umidade interna já foi solucionada! Esse ponto não é difícil, nós já ensinamos como disfarçar a emenda no papel de parede aqui no nosso blog.

Não se sente pronta para renovar sua casa? Veja como aplicar papel de parede sem medo. Tire de letra essa situação com as nossas dicas!

5. Finalize com quadros

Uma das opções mais requisitadas para decoração são os quadros, isso porque eles são lindíssimos e mais fáceis para colocar, afinal, seu tamanho é menor.

Se o local que precisa ser recuperado não é tão grande, um quadro é essencial e cumpre muito bem a função de renovar os ares. Quer aprender a fazer decoração com quadros? Leia nosso conteúdo super interessante sobre o tema.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o blog da Papel na Parede e fique sempre bem informada sobre renovação de ambientes. Vamos transformar a energia dos ambientes com um papel de parede lindíssimo.

Nos vemos no próximo post!