O teto é uma das partes mais importantes de qualquer espaço. Mas, na maioria das casas e dos ambientes profissionais, é possível observar que as pessoas simplesmente se esquecem de dar um toque interessante para ele. Os decoradores ressaltam que, assim como paredes e chão, o teto merece toda cautela e carinho, uma vez que pode tornar os cômodos muito mais bonitos, elegantes e confortáveis.  Foi pensando nisso tudo que nós preparamos algumas informações e dicas para você decorar o teto usando papel de parede. Tudo de forma simples, rápida e barata.

Como o papel de parede transforma os espaços?

O papel de parede é a melhor solução para quem deseja decorar o teto de forma prática. O material também fica excelente em ambientes pequenos, como, por exemplo, em corredores ou ainda em quartos muito minúsculos. Outro ponto muito bacana é que o papel de parede tem o poder de criar diferentes sentidos para os espaços, ou seja, pode deixar os ambientes mais tranquilos, energizados, divertidos, modernos, extravagantes, vintage e muito mais. Outra vantagem é a economia que os papéis garantem, ao contrário das pinturas e demais formas de reformas, o material tem preços muito acessíveis.

Modelos para cada tipo de ambiente

Existe uma infinita variedade de modelos de papel de parede. Mas a escolha do tipo ideal precisa ser feita com todo o cuidado e critério. Isso porque cada estampa, cor e textura proporciona um visual e um sentido distinto para os ambientes.

As cores muito claras, como, por exemplo, branco e off-white, são indicadas para quem deseja dar uma sensação de amplitude para os espaços. Vale sempre lembrar que cores claras podem amplificar o visual de qualquer cômodo. Os papéis listrados de tonalidades suaves ou médias, tipo, marrom e branco ou bege e cinza são perfeitos para quartos, pois expressam tranquilidade e relaxamento.

As listras vão muito bem principalmente em quartos infantis. Mas também é possível optar por modelos lúdicos ou didáticos de papel de parede para os quartos de bebês e crianças. Existem papéis com estampa de constelações ou ainda de letras e animais que instigam os sentidos e capacidade intelectual dos pequenos. Agora se o seu plano é transformar o teto da cozinha, estampas florais ou cheias de cores combinam muito bem com o clima de alegria das cozinhas. Já aqueles papéis de parede com textura de madeira são excelentes para salas de estar ou de TV, o visual fica extremamente moderno e clean.

Os decoradores ainda lembram que as pessoas precisam escolher papéis de parede para o teto que realmente tenham a ver com os outros artigos do ambiente. O correto é usar, pelo menos, um ambiente ou objetos com a mesma cor do papel fixado no teto.

Indicações da Papel na Parede

Banheiro: Papel de Parede Geométrico 

Os desenhos com formas geométricas em tons bem suaves ficam perfeitos no teto do banheiro. Esse tipo de espaço da casa ou do trabalho necessita sempre de um visual mais clean e singelo. As cores variadas dão um toque final de modernidade e elegância.

 

Cozinha: Papel de Parede Floral

Tanto as cozinhas, como as copas ficam ainda mais bonitas e modernas com uma estampa cheia de desenhos de flores em cores muito vibrantes. O roxo intenso empresta alegria às estações frias e nubladas e, ao mesmo tempo, tem tudo a ver com o colorido da primavera e do verão.

 

Quartos de adultos: Papel de Parede  Animal Print 

Estampas de animal print ficam muito bacanas em tetos de quartos adultos principalmente para quem simplesmente ama os contextos da natureza. Além disso, a estampa colorida e versátil faz com que o visual do ambiente fique surpreendente. E o melhor é que animal print combina com tudo.

 

Quartos infantis: Papel de Parede Unicórnio 

Modelo com fundo branco e estampa fofa de unicórnios. As cores suaves não só fazem com que o ambiente pareça maior, como também expressam muita calmaria e paz. Sensações ideais para garantir o sono de bebês e crianças, além das experiências inesquecíveis de pais e mães.

 

Sala: Papel de Parede  Madeira 

Modelo com cor de madeira que, instalado no teto, mais parece o material original de madeira. A cor tradicional é bastante versátil, assim, fica muito mais fácil criar decorações harmônicas e bonitas. Sem contar que a cor marrom é totalmente atemporal, ou seja, nunca sai de moda.

 

Corredor: Papel de Parede  Bambu

Nada melhor do que um modelo de papel bambu com formas tradicionais para decorar o teto de corredores. As tonalidades claras deixam o corredor com um visual muito maior, sem que seja preciso fazer grandes reformas. Os tipos minimalistas do sentido “menos é mais” estão em alta.

 

Dicas de como aplicar o papel de parede no teto

O primeiro passo é medir todo o teto para que você possa comprar a quantidade exata de papel de parede:

  • Utilize uma escada para alcançar todo o teto de forma muito fácil;
  • Em seguida, procure começar a colar nos cantos;
  • Tome muito cuidado com papéis de parede estampados em sequências específicas de formas;
  • O ideal também é usar um rolo de passar tinta limpo, claro, além de uma espátula que ajuda a ficar melhor o material.

VEJA TAMBÉM!

Acessórios e elementos essenciais para a decoração

08 erros comuns na decoração que você precisa corrigir

Decoração simples e barata: de caixotes até adesivos de parede