Você sabia que até a decoração do quarto das crianças pode ser totalmente baseada em aspectos educativos? Sim, é possível fazer com que a organização dos móveis do quarto siga métodos que permitem o desenvolvimento da criança de modo mais natural, funcional e também seguro. Estamos falando do método pedagógico montessoriano.

O montessoriano é um sistema didático infantil criado pela educadora Maria de Montessori. De acordo com a especialista, os pais e professores devem reconhecer as crianças como indivíduos que têm liberdade de movimentos e escolhas dentro de alguns espaços. Além disso, a teoria também ressalta o respeito, a independência, tomada de decisão, oportunidades de aprendizado e destaque para as atividades sensoriais das crianças.

Todos esses cuidados, segundo Montessori, fazem com que a criançada cresça com mais autonomia, segura de si mesma e com possibilidades de explorar os sentidos do seu próprio jeito. Mas como decorar o quarto com móveis, objetos e papel de parede infantil seguindo o método montessoriano?

A decoração do quarto infantil

Antes de qualquer coisa, os pais precisam ter em mente que o quarto dos filhos deve ter todas as características que facilitam o dia a dia e o aprendizado dos pequenos, ou seja, muito diferente do que as pessoas imaginam, o cômodo não tem que apresentar a disposição para auxiliar as tarefas dos adultos. O foco é sempre as crianças.

O segundo ponto ressalta que todos os móveis, objetos e brinquedos precisam ficar sempre ao alcance dos meninos e meninas, mas é claro, de modo seguro. Crianças que têm acesso às suas próprias roupas, livros, brinquedos e demais pertences, podem fazer escolhas e aprender mais a respeito de organização.

Berço

O berço limita muito os movimentos, por isso, o recomendável é trocá-lo por um futon ou até mesmo por um colchão posto em cima de um estrado baixinho ou de um tatame E.V.A. Assim, os bebês e as crianças podem sair de suas camas quando quiserem para explorar todos os cantinhos do quarto.

Móveis

Hoje em dia, já existem móveis pequeninos pensados na autonomia das crianças. Mas você também pode contratar uma empresa de arquitetura e decoração planejadas para criar todos os móveis ao alcance dos seus filhos.

Brinquedos e artigos de decoração

Procure instalar as prateleiras nas partes baixas das paredes, dessa forma, as crianças podem ter livre acesso aos livros, bonecos, bichinhos de pelúcia e demais brinquedos. Já as miniaturas e os quadros com fotos da família devem ficar fora do alcance, mas ainda em um espaço onde a criança consiga observar esses objetos.

Papel de parede infantil

O papel de parede é uma parte extremamente importante na decoração de qualquer ambiente, sobretudo, nos quartos montessorianos. Esse material sempre é capaz de deixar os quartos mais bonitos, modernos, personificados, além disso, pode estimular mais todos os sentidos, o aprendizado infantil e ainda protege as paredes. E o bacana também é que o papel de parede, geralmente, tem um preço acessível e é super fácil de ser instalado em todo espaço. Por tudo isso, vale muito a pena conferir algumas sugestões de papel de parede infantil para o quarto com decoração montessoriana.