Na hora de decorar ambientes pequenos, muita gente acaba ficando com dúvidas ou ainda nem conseguindo estabelecer uma decoração bonita e adequada. Entretanto, existem algumas medidas bem práticas para fazer com que os espaços pequenos pareçam maiores, aconchegantes, elegantes ou simplesmente bonitos. O ponto primordial é a utilização de itens como o papel de parede ou adesivo azulejo, peças que se tornaram sinônimo de bom gosto e praticidade na decoração.

Para combinar os elementos nesta tarefa, separamos pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de transformar os ambientes pequenos.

Iluminação do ambiente

Quem deseja fazer com que o ambiente reduzido tenha uma impressão maior, a iluminação é essencial. Este é um recurso que pode aparentar amplitude, mudando o ambiente e sua percepção. Os arquitetos e decoradores indicam, para esse caso, lâmpadas ou lustres com luz branca mais forte. Espaços claros sempre têm um visual de maior espaço, além disso, contribui para as tarefas do dia a dia e combina facilmente com papel de parede, pisos, móveis e mais.

O trabalho com a iluminação é totalmente direcionado pelo papel de parede escolhido, por isso é importante saber qual a intenção do ambiente antes de escolher seu modelo. Cores claras podem “dispensar” a iluminação durante boa parte do dia, porém, adereços e cores vivas podem trazer mais movimento e energia para o local.

Adesivo azulejo são soluções versáteis

Se sua cozinha ou o seu banheiro é muito pequeno para comportar grandes decorações, o adesivo de azulejo (tipo papel de parede) pode deixar os cômodos muito mais bonitos e modernos. E o melhor é que existem inúmeros modelos de adesivo de azulejo: lisos, estampados, monocromáticos, com textura, temáticos e muito mais.

Papel de parede em cores distintas

As paredes com cores diferentes compõem movimento e, consequentemente, dão a impressão de espaços maiores. A melhor solução para diferenciar as paredes a partir desse esquema de decoração é utilizando papel de parede. A solução é extremamente versátil e muito fácil de ser instalada. Sem contar que transformações com papel de parede custam muito menos do que até mesmo as pequenas reformas. Existe também uma imensa variedade de modelos de papel de parede: romântico, moderno, vintage, infantil, colorido, monocromático, estampado e muito mais.

O piso também é importante

O tapete é uma ótima opção para trabalhar bem a decoração do chão de cômodos pequenos. As pessoas podem optar por tapetes em formatos que transmitam amplitude, como, por exemplo, os modelos quadrados. Mas é importante também que o tapete não ocupe todo o piso, se a sua intenção é deixar o ambiente com um visual maior, procure deixar algumas partes do piso à mostra.

Prateleiras e cabides são práticos e versáteis

Prateleiras, armários e cabides também podem dar personalidade à decoração de ambientes reduzidos e, ao mesmo tempo, aproveitar espaços de modo prático. Quando instalados nas partes altas principalmente, pois deixam a maior parte das paredes livres para que as pessoas possam usufruir de mais espaço e praticidade.

Prateleiras e nichos são objetos que não ocupam muito espaço e também contribuem para uma decoração mais moderna e charmosa, podendo criar um movimento interessante junto a um papel de parede que combine.

Se possível, use móveis sob medida

Essa dica pode até parecer muito óbvia, mas muita gente acaba pecando nessa parte. Por isso, é importante ter consciência e sempre lembrar que, se o espaço do seu lar ou do seu escritório for pequeno, você vai precisar providenciar móveis menores. O que acontece é que nem sempre as lojas convencionais vendem: mesas, cadeiras, sofás, balcões, poltronas e muito mais em dimensões compactas. A solução pode ser encomendar móveis em lojas especiais ou ainda contratar um planejamento para o seu espaço.

O poder d