Seu banheiro ou cozinha está sem graça? Ou ainda com azulejos feios, sujos e fora de moda? Não aguenta mais olhar para eles e, quanto mais olha, maior a sua vontade de renovar aquele ambiente?

Para esses casos, colocar papel de parede sobre os azulejos é uma ótima opção! Assim, você não precisa de marretadas, mão de obra externa e não faz a sujeira que uma reforma exigiria… Além, é claro, de gastar muito menos.

Usar esse recurso para cobrir azulejos pode facilmente renovar o seu ambiente, e o melhor de tudo: de maneira prática! Se você é amante do DIY, então… Entendemos aquela vontade imensa de trabalhar com esses azulejos e deixá-los mais a sua cara.

É pensando nisso que a Papel na Parede traz neste post algumas dicas e inspirações para você que quer dar aquela renovada nos azulejos!

Dicas de como cobrir azulejos com papel de parede

A renovação de ambientes com azulejo usando papel de parede está ficando cada vez mais popular. São diversas as inspirações que você pode encontrar pela internet. Mas você sabia que existem dois tipos de cobertura para essas paredes?

Você pode encontrar adesivos do tamanho de seus azulejos e revesti-los um por um ou até mesmo cobrir toda a parede de uma vez com um rolo tradicional de papel de parede. Olha só como cada uma dessas opções funciona:

   1. Adesivos para azulejos

Uma opção simples e prática, os adesivos para azulejos são ótimos para quem procura facilidade. Para isso, é preciso encontrar adesivos que tenham o mesmo tamanho de seus azulejos e, assim, cobri-los individualmente. No momento da aplicação, limpe bem a superfície e garanta que esteja completamente seca antes de colar os adesivos.

Com os kits de adesivos para azulejos é possível fazer criações bonitas e harmoniosas, garantindo combinações equilibradas entre as estampas, padrões e cores que “se conversam”.

Uma outra possibilidade é de soltar a criatividade e inovar na hora de cobrir seus azulejos. Com os adesivos individuais você pode, por exemplo, combinar diferentes adesivos. Também é possível ter mais liberdade para escolher a área de cobertura: uma ideia é preencher o espaço colocando os adesivos em azulejos alterados, criando um efeito “xadrez” na parede.

   2. Cobrindo azulejos completamente

Agora, caso queira abrir mão de vez da aparência dos azulejos — mas acha muito trabalhoso e demorado o processo de tirá-los da parede, fazer a cobertura de argamassa e cobrir o espaço com papel de parede — a aplicação pode ser feita de forma uniforme.

Essa opção, no entanto, não é das mais práticas e só é recomendada em casos parecidos com esse.

Para fazer esse tipo de cobertura você precisará, primeiro, limpar e lixar a superfície dos azulejos para tirar o acabamento brilhante dos ladrilhos. Depois, você deverá limpar bem a parede e esperar sua secagem. Feito isso, será necessário nivelar a parede usando rejunte ou argamassa, aplicando com uma espátula.

Secada a parede, você pode lixá-la e limpá-la mais uma vez para garantir que esteja realmente lisa e nivelada. Assim, você poderá aplicar o papel de parede seguindo as instruções do fabricante. Feito isso, você terá uma parede totalmente nova e sem sinais dos azulejos que antes estavam ali.

Limpeza dos papéis de parede

Uma dúvida muito comum entre os novatos com os papéis de parede é se ele pode ser limpado e, se sim, como a limpeza deve ser feita.

A maioria dos papéis de parede do mercado devem ser limpos apenas com sabão neutro e um pano ou esponja úmidos. Álcool, desinfetantes e água sanitária devem ser evitados: muitos papéis de parede são prejudicados por eles. Com o tempo, a limpeza com esses produtos pode causar o desgaste ou o desbotamento dos papéis de parede.

A sugestão é que mantenha uma rotina de limpeza: limpá-los com sabão neutro a cada duas semanas basta. Em ambientes como a cozinha em que as chances de ter os adesivos sujos com gordura são grandes, o ideal é limpá-los com uma frequência maior.

Papel de parede no azulejos: inspire-se!

Agora que você já entendeu como aplicar os papéis de parede nos ambientes com azulejos, que tal conferir algumas ideias e se inspirar? Confira abaixo algumas sugestões de aplicações que você pode fazer nos seus espaços:

Na cozinha

Talvez a primeira imagem que vem a sua mente quando se fala em aplicação de papel de parede aplicado em azulejos. Isso porque eles combinam muito com a cozinha, principalmente para dar aquele up na pia, deixando o espaço mais alegre, colorido ou até mesmo mais sofisticado.

Na sala de jantar

Não é preciso limitá-los somente à pia! Você pode decorar também o espaço próximo à mesa do jantar e mudar completamente o ambiente que a família se reúne diariamente para as refeições e os momentos mais importantes.

No espaço do churrasco

Os espaços para churrasco e adesivos de azulejos combinam muito! Esses espaços mais descontraídos, em que costumamos receber os amigos e a família para momentos especiais, recebem uma dose a mais de felicidade com a cor adicionada aos azulejos.

No banheiro

Você sabia que é possível usar papel de parede no banheiro também? E não precisa se preocupar com a umidade: existem papéis de parede ideais para o uso nos banheiros. Com eles você pode renovar esse cômodo muitas vezes esquecido quando se trata de decoração da casa.

Gostou das dicas? Esperamos que agora sua vontade de renovar o espaço esteja ainda maior! O papel de parede é ótimo para decorar e renovar os espaços. Por isso, aqui no blog estamos sempre dando dicas para te ajudar com a decoração.

E aí? Vai decorar com papel de parede? Não deixe de conferir nossa publicação sobre como preparar a sua parede. Nos vemos lá!