A sala é o grande centro de convivência do lar! É o local de encontro de moradores, amigos e familiares e também o lugar onde compartilhamos e vivenciamos momentos incríveis. Por esse motivo, caprichar na decoração do ambiente é sempre uma atividade essencial para quem deseja um lar lindo e receptivo.

O papel de parede para sala de jantar, por exemplo, é uma grande possibilidade para mudar completamente o visual do cômodo de forma simples, estilosa e muito original. O melhor de tudo: evitando o quebra-quebra que tanto desanima quando o assunto é reforma.

No entanto, o modo de decorar cada ambiente de uma casa precisa seguir uma série de cuidados e jeitos muito próprios, para garantir não somente a beleza, mas a eficiência e a funcionalidade do espaço.

Cuidados como o tamanho, a paleta de cores, a disposição dos móveis e seus modelos, a forma de objetos de decoração e alguns outros fatores interferem na maneira de decorar esses lugares.

Para a decoração com papel de parede, também é extremamente importante levar em consideração o tipo e o modelo ideais para o seu lar. Todos esses cuidados garantem que os cômodos – incluindo a sala de jantar – sejam sempre bonitos, adequados, confortáveis e que transmitem boas sensações.

Foi pensando em todo esse contexto que selecionamos as melhores dicas para papel de decoração com papel de parede para a sala da sua casa! Acompanhe a leitura:

7 dicas para acertar na decoração da sala de jantar

Como você já sabe, é preciso tomar alguns cuidados básicos na hora de se aventurar pelo universo do décor, mas nada que não possa ser contornado pelas dicas básicas que o blog da Papel na parede preparou para você, olha só:

  • Combine o papel de parede com a identidade da casa

O primeiro passo na hora de selecionar um papel de parede é pensar que o material deve ter cores e/ou formas condizentes com o perfil dos moradores, além de tonalidades e traços que não destoem do visual do lar como um todo.

Sendo assim, procurar um papel de parede estampado que seja significativo, como, por exemplo, desenhos românticos, para um casal ou paisagens naturais, para a sala de estar. No caso da sala de jantar, é interessante trabalhar com a sensação de continuidade, caso seja um cômodo dois ambientes.

O papel de parede também tem de apresentar semelhanças com a decoração do restante da casa. Por exemplo, um lar com paredes e móveis claros não combina com um papel de parede extremamente escuro, se a sua intenção é suavizar todos os ambientes.

  • Crie contraste com outros ambientes

O fato de a decoração de toda a casa e o papel de parede para sala terem de ser semelhantes não descarta a possibilidade de se trabalhar com contrastes – desde que bem utilizados – para alcançar o equilíbrio. É possível combinar tons mais suaves na sala de estar com vibrantes e estampas na área de jantar, por exemplo. O resultado é sensacional!

Essas duas composições são contrárias, mas, ainda dentro de uma mesma identidade estética. Também dá para ter os quartos com decoração colorida e papel de parede para sala de jantar branco e uma estampa mais discreta. Agora, se você curte decorações mais sérias, aposte em papel de parede com linhas retas ou use o material para criar apenas faixas nas paredes.

  • Aposte em estampas que mimetizam materiais

Se você adora alguns contextos visuais, como os de pedrarias e azulejos, os modelos de papel de parede para sala com texturas rústicas ou estampas de formas clássicas são excelentes opções de decoração para sua sala! Existem papéis de parede com desenhos de pedras grandes, pequenas, lisas, espessas e até com desenhos de tijolos e paredões.

E também há modelos para sala de jantar que imitam azulejos modernos ou mais retrôs. O bacana dessas características é que você tem a possibilidade de criar jogos de combinação absoluta ou de contraste entre as paredes e o chão do ambiente.

  • Estampas geométricas? Com certeza!

Quem deseja criar ambientes bem destacados não só pode, como deve escolher opções de estampas com formas geométricas – que permitem combinações com cores fortes, desenhos grandes, entre outras composições.

Essas características já são uma verdadeira arte por si só, assim, não é preciso ter móveis e acessórios muito extravagantes. O equilíbrio é sempre o melhor caminho!

  • Não se esqueça da iluminação

O papel de parede também exerce influência na iluminação de um ambiente. É possível escurecer ou iluminar a sala de jantar com cortinas, lâmpadas, lustres e também com o próprio papel de parede – criando-se múltiplos efeitos de luz e sombra.

Então, antes de escolher um modelo de decoração, pense muito bem em qual é o seu objetivo para a sala. É de deixá-la super clean e iluminada? Aposte em papéis de paredes mais claros e com menos estampas. Ou você quer criar um ambiente mais intimista e de luz baixa? O recomendável para esse caso é selecionar papéis de parede mais escuros.

  • Cuidado com o tamanho do espaço

O espaço da sala de jantar deve ser muito bem avaliado e estudado antes de você decorá-lo, pois, assim, é possível acertar na escolha do papel de parede e na composição com os móveis e os objetos de decoração ideais para aquele determinado espaço do ambiente.

Além disso, também é preciso pensar em quantas pessoas vão frequentar o cômodo (funcionalidade, lembra?). Somente após a análise desses fatores e das limitações físicas da sua sala é que é possível dar início aos trabalhos com a certeza de se evitar situações indesejadas.

  • Decorar é combinar com outros elementos

Em qualquer situação, o papel tem que estar de acordo com as mobílias, cortinas, lustres, objetos de decoração e outros elementos. Uma boa decoração é, essencialmente, a combinação adequada de diferentes elementos que, juntos, transformam-se em uma coisa única, cheia de personalidade e estilo.

Procure combinar as formas e principalmente as cores, pois composições em contrastes excessivos podem acabar destoando demais, gerando o efeito contrário ao desejado para o ambiente.

E então, gostou do nosso conteúdo? A Papel na parede é especializada em papéis de parede adesivos e, em nosso blog, você encontra mais dicas sobre o universo da decoração! Que tal conferir nossas dicas de preparo para o seu papel de parede durar ainda mais tempo? Aproveite e até a próxima postagem!