Quando decidimos investir em decoração com papel de parede, uma série de dúvidas logo surgem, especialmente entre os iniciantes ou que não têm muito contato com o universo da decoração. Dentre elas, uma das mais frequentes envolve o uso de papel de parede no banheiro.

Afinal, é possível decorar o cômodo com papel ou deve-se recorrer a outros métodos mais tradicionais? De uma forma geral, é, sim, possível, utilizar papel de parede nessa parte da casa, desde que se tome as devidas precauções e sejam utilizados os materiais corretos.

Para te ajudar a renovar todos os espaços da sua casa e deixá-la coerente com o seu estilo e objetivos, o blog da Papel na parede separou alguns mitos e verdades que você precisa conhecer sobre a relação dos papéis de parede com o banheiro.

Acompanhe a leitura e saiba porque o banheiro nem sempre é ideal para esse tipo de decoração, quais os cuidados necessários para garantir a beleza, o conforto e a higiene do local e, também, nossas dicas práticas de como investir na tendência.

Papel de parede x banheiro: mitos e verdades

Um assunto que gera tantas dúvidas, naturalmente, também acaba por gerar mitos, que se espalham e acabam por criar receios em quem pensa em investir em decoração com papel de parede.

Como você já sabe, o material é versátil, prático e abre um universo de possibilidades por meio de suas inúmeras estampas, cores, modelos e tamanhos. Vale ressaltar, no entanto, que essas possibilidades também são limitadas a diversos fatores, como as condições do cômodo a ser decorado, o tipo de ambiente e outros fatores externos.

Confira alguns dos principais mitos e verdades sobre o assunto que preparamos para você:

Não é possível utilizar papel de parede no banheiro

Mito. Hoje em dia já existem alternativas de papel de parede que se adaptam ao ambiente úmido do banheiro – ao contrário dos modelos tradicionais. Ou seja, é possível utilizar papel de parede no banheiro, contanto que ele seja comprovadamente resistente à água e à umidade.

Existe um tipo de papel de parede específico para banheiros

Verdade. Há, basicamente, dois tipos de papel de parede, os vinílicos e os vinilizados, dependendo do material de que são compostos e a espessura da camada vinílica que os recobre.

Os vinilizados são os mais simples e, por causa disso, não são recomendados para uso em banheiros, somente nos lavabos e em superfícies que não entrem em contato com água. Isso porque, além da celulose, esse tipo de papel só recebe uma camada de verniz como acabamento, tornando-o mais poroso e, por consequência, suscetível aos danos pela umidade.

Vinílicos, por sua vez, são aqueles que recebem uma camada protetora de PVC extra resistente, que garante maior proteção e um acabamento hidrofóbico (que repele a água) à superfície do papel.

Para entender melhor a diferença entre os dois tipos, confira o post “Vinílico ou vinilizado? Saiba as diferenças entre os papéis de parede”, aqui no nosso blog!

Papéis de parede para banheiro mofam em contato com a umidade

Mito. Como você já sabe, os papéis vinílicos, específicos para banheiro e ambientes com maior umidade, possuem uma camada repelente que protege a matéria-prima do produto (celulose) da água e seus danos a longo prazo, entre eles o mofo e a proliferação de outros microrganismos.

Vale ressaltar que os papéis desse tipo são resistentes à umidade vinda do ambiente, e não da parede. Caso haja infiltrações ou problemas de umidade na parede decorada com papel de parede, existe a possibilidade de que ele descole, tenha sua vida-útil diminuída ou mofe.

Além disso, mesmo nos vinílicos, as gotículas de água podem acumular-se e causar manchas ou outros defeitos estéticos ao longo do tempo. Então, procure manter sempre a superfície decorada livre de água em excesso. Nossa dica é manter o ambiente ventilado, favorecendo a evaporação dessas micropartículas de umidade.

Papéis de parede não devem ser aplicados no box do chuveiro

Verdade. Por tratar-se de uma região que entra em contato com a água constantemente, a aplicação de papel de parede no box do chuveiro não é recomendada. Caso o seu fabricante ateste a segurança do produto nessas circunstâncias, certifique-se de seguir suas recomendações para que a sua decoração dure por muito mais tempo!

Papéis de parede não podem ser aplicados sobre superfícies azulejadas

Mito. Papéis de parede do tipo adesivo, que dispensam o uso de colas específicas para a aplicação, podem ser fixados em superfícies menos homogêneas, como os azulejos, desde que eles não estejam danificados ou que não haja muito desnível em relação aos rejuntes.

Isso porque diferenças de altura causam bolhas de ar, comprometendo a aderência e fixação do produto, além de causar deformidades estéticas que prejudicam a harmonia e a decoração do ambiente.

Dicas de decoração com papel de parede para banheiro

Agora que você já sabe da possibilidade de se renovar o banheiro com papel de parede, hora de entender como você pode se valer da tendência para criar efeitos decorativos incríveis e originais!

Nossa primeira dica é apostar na tendência da parede temática, ou seja, escolher uma das quatro paredes do cômodo para receber o papel de parede e se destacar das demais. Geralmente, a opção preferível é a parede da pia e do espelho, que costuma ser o ponto focal do ambiente e também a região mais utilizada do banheiro.

Apostar em estampas temáticas, com desenhos menores ou até mesmo as tradicionais listras é uma ótima estratégia para acertar na escolha. Em relação às cores, dê preferência aos tons mais claros, que transmitem tranquilidade e harmonia – cores pastéis, por exemplo, caem muito bem com o ambiente.

A dica de ouro é usar cores complementares ao décor do restante da casa – para não quebrar a harmonia visual entre os cômodos e criar a sensação de integração entre todos os ambientes!

O universo da decoração e dos papéis de parede é amplo, diverso e abre espaço para infinitas possibilidades de composições – para todos os estilos e ambientes. Que tal saber um pouco mais sobre como preparar a parede para receber o papel de parede? Acompanhe todas as nossas atualizações e fique por dentro de tudo! Até a próxima!