O estilo de decoração de um ambiente tem muito potencial para deixar o espaço mais aconchegantes e convidativo, com um ar de tranquilidade e calmaria que até nos faz lembrar uma praia deserta.

O estilo navy vem exatamente para isso e, ao contrário do que muitos pensam, não é difícil montar uma decoração navy em casa ou em outros ambientes. Quer saber como fazer isso de um jeito simples? Então continue a leitura e confira!

interior de sala de jantar com itens brancos e azuis.

Afinal, como surgiu a decoração navy?

A quantidade de nomes para esse estilo de decoração é realmente grande: estilo navy, praia, marítimo ou até mesmo costeiro. Isso acontece principalmente ao fato de o estilo navy também estar presente na moda, e com muita força.

Coco Chanel foi a responsável por trazer as cores dos uniforme navais para dentro da moda francesa. Enquanto isso, a vida nas praias da Califórnia também se apropriava de elementos do litoral na decoração, o que ajudou o estilo a se popularizar.

Depois da década de 50 as estampas náuticas já tomavam conta das passarelas, o que acabou trazendo o navy para diversas áreas da nossa vida, inclusive para a decoração interna e externa dos ambientes.

Seja como for o estilo marítimo é atualmente um dos tipos de estilo de decoração mais utilizados por quem deseja agregar os elementos litorâneos no ambiente, seja para aproveitar a calmaria do mar ou criar uma personalidade única e inconfundível.

Decoração marítima: principais características

Entender as principais características de um estilo de decoração é imprescindível para conseguir explorar tudo que a temática tem a oferecer, ainda mais dentro do estilo náutico, que oferece diversas possibilidades de combinação para os cômodos da casa.

Confira os principais elementos da decoração navy na sequência e já fique por dentro de como utilizar tudo isso na sua decoração para trazer a sensação de liberdade e tranquilidade oferecida pelo litoral!

Móveis usados no estilo navy

Os móveis são elementos importantíssimos em qualquer decoração, além de ocupar um espaço muito grande no lugar eles também podem ser encontrados em diversos materiais e formatos que podem ser usados para completar a ideia central do projeto.

Os móveis utilizados no estilo navy podem variar entre o moderno sofisticado e um rústico atemporal e cheio de personalidade, os materiais mais comuns nesse casos são madeira, vime, rattan e mais alguns tipos de fibras sintéticas e naturais. Móveis com aspecto envelhecido também são muito bem-vindos.

Esses materiais ajudam a criar uma ideia de natureza no ambiente, que cooperam para manter o ar de tranquilidade muito comum em locais como praias, florestas e santuários naturais ainda desconhecidos pelo homem. Traga toda essa magia para dentro de casa usando o estilo navy!

Interior de quarto de criança com papel de parede listrado azul e branco.

Papel de parede navy: um grande aliado

Os papéis de parede são verdadeiros aliados em qualquer decoração, com o estilo navy não seria diferente. Um bom papel de parede consegue não só ajudar na temática escolhida, como também destacar os outros elementos do ambiente.

Para o estilo navy existem duas opções interessantes, a primeira seria a utilização de um papel de parede com a própria estampa da praia (ou de elementos que remetem a ela, como ondas e mata virgem). Isso é ideal para quem quer realmente criar um espaço temático.

Já a segunda opção pode ser incrementada por quem deseja aderir ao navy com mais sutileza e discrição. Para isso basta utilizar o papel de parede dentro da paleta de cores do tema, sempre observando a combinação para criar um efeito interessante.

Paleta de cores para decoração navy

A paleta do cores da decoração é a junção de tons que definem o que pode ser usado de forma harmoniosa no ambiente, seja para casar os diversos elementos em uma ideia central ou mesmo para criar um contraponto. Veja as principais cores do estilo navy:

  • Azul marinho;
  • Branco;
  • Vermelho.

Outras cores também podem estar presentes no estilo, como o verde das plantas e os tons terrosos da madeira. Mas essa três ditam o jogo e são inspiradas diretamente nos uniformes navais franceses e ingleses.

A junção do branco e do azul ajuda a criar um ambiente leve e descontraído, já o vermelho pode ser usado em locais bem específicos como um almofada ou uma faixa bonder por exemplo, para criar uma dualidade que só agrega mais valor ao projeto.

Tecidos e estampas navy

Os tecidos são mais uma forma de acrescentar ao ambiente de maneira simples e prática, sem precisar fazer uma grande reforma para se alcançar bons resultados. Veja alguns lugares simples e práticos para investir nas estampas marítimas e cores navy:

  • Tapetes;
  • Cortinas;
  • Toalhas de mesa;
  • Almofadas;
  • Cobertas.

Esses são alguns exemplos de lugares que podem ser usados para acrescentar elementos do navy como cores, animais marítimos, barcos, etc. As estampas presentes no navy também seguem essa ideia e podem fazer a diferença na decoração.

Outros elementos decorativos

Existem ainda uma série de elementos decorativos que podem ser usados para deixar o espaço ainda mais personalizado, como as conchinhas que você pegou nas últimas férias ou aquele remo antigo que já não serve mais para a pesca. A imaginação é o limite.

Itens como quadros temáticos, mini barcos e outras pequenas decorações também são ideias nesse momento. Os posters adesivos também não devem ficar de fora da sua lista, já que são extremamente fáceis de aplicar e possuem grande variedade no mercado.

Interior de sala de estar com decoração em cores neutras e azuis.

Como utilizar o estilo navy em cada cômodo?

Já deu pra perceber como o estilo navy tem potencial para fazer a diferença em toda a casa não é mesmo, ele combina com qualquer qualquer cômodo e pode ir desde uma temática simples e leve até um ambiente bem carregado e cheio de personalidade. A seguir você confere mais algumas dicas para incrementar essa ideia no seu lar:

Sala e cozinha

Tanto a sala quanto a cozinha são espaços propícios para uma decoração marítima interessante, esses dois cômodos recebem muitas pessoas durante o dia e por isso devem ser receptivos e aconchegantes.

A dica para implementar bem o estilo navy na sala e na cozinha é apostar em tecidos leves, cores suaves e decorações que remetem a praia e a calmaria do mar. Faça combinações sóbrias e se surpreenda com os resultados.

Quartos

Já os quartos podem ser mais personalizados com nossas fotos de viagens à praia e itens colecionados ao longo do tempo. Esse é o seu cantinho e deve ser aproveitado ao máximo para criar uma decoração personalizada que faça o gosto do usuário. As roupas de cama no estilo Navy são um charme e merecem estar na sua decoração.

Ambientes externos

Ambientes externos como sacadas, varandas e espaço de piscina são perfeitos para a decoração navy, ainda mais se você puder utilizar plantas maiores que remetem a praia e outros elementos que seriam um pouco problemáticos dentro de casa.

A iluminação natural também é outro ponto muito forte dos ambientes externos, ela coopera tanto na ideia de natureza quanto no destaque ao elementos da decoração. Aproveite a luz do sol em todos os cômodos para obter ótimos resultados.

Decoração estilo navy: serena e fácil de aplicar

Viu só como é possível trazer toda a magia do litoral e a leveza dos elementos naturais para dentro da sua casa? Siga as dicas que a Papel na Parede separou para você apostar no estilo navy e descubra essa temática incrível e inspirativa para os seus projetos decorativos.

Obrigado por chegar aqui e até o próximo post!