Quando pensamos em decoração sempre temos incertezas sobre quais aspectos considerar sobre o nosso estilo. Porém, quando o assunto é banheiro, alguns aspectos são ainda mais inquietantes. É o caso da famosa dúvida: posso colocar papel de parede no banheiro? Antes que sua ansiedade se intensifique, eu te respondo: sim, é possível!

Mas, antes de sair por aí escolhendo a estampa que mais expresse a sua personalidade, saiba que existem alguns critérios importantes antes de iniciar a seleção do tão sonhado papel de parede para o seu banheiro, tudo bem?

Pensando em um melhor esclarecimento sobre esse assunto, os redatores do blog da Papel na Parede desenvolveram um conteúdo super completo, e que com certeza vai responder a todas as suas dúvidas sobre essa questão! Quer ficar por dentro de tudo? Continue conferindo com a gente!

Qual papel de parede é mais indicado para o banheiro?

Como você já entendeu que é possível colocar papel de parede no banheiro, nós temos certeza que há outras dúvidas. Uma delas é qual o tipo mais indicado para um ambiente que possui bastante umidade e pouca entrada de sol, não é mesmo?

Bem, o papel de parede mais acertivo para esse ambiente tem nome: vinílico! Esse modelo é o mais resistente às adversidades próprias de um local como o banheiro, já que ele é extremamente durável e resistente!

Além disso, o vinílico é um modelo que pode ser molhado, já que tem como grande vantagem ser feito em material impermeabilizante! No entanto, é importante estar atento no momento da compra, pois existe bastante confusão entre o tipo vinílico e vinilizado! Enquanto o vinílico é resistente à água, o vinilizado – papel de parede comum – não pode ser exposto à umidade!

Papel vinílico: em quais locais do banheiro!

Antes de mais nada, entenda que tudo bem usar o papel vinilizado no banheiro desde que ele não possua contato algum com a água, okay? Então, se você quer decorar um lavabo, esteja ciente de que é viável a utilização desse tipo de papel de parede! Mas veja bem, só se a parede em que for aplicado não tiver contato com as saídas de água!

Se a sua intenção não é a descrita no parágrafo anterior, então a melhor escolha é o papel de parede próprio para banheiro, ou seja, o vinílico, tendo em vista que o vapor intenso e o possível contato com a água pode causar deterioração, e não queremos este transtorno, você não concorda?

Em relação aos lavabos, o papel vinilizado pode ser aplicado em paredes sem risco de contato com água. Já quanto aos banheiros, é possível aplicar o vinílico em paredes próximas à pia, ou, quando houver box, em qualquer parede que não tenha contato direto com resíduos líquidos.

Existem alguns modelos que podem ser usados dentro do box, porém, como há contato direto com temperaturas diversas, bem como umidade, a durabilidade é comprometida. Ou seja, o papel aplicado no box não tem a mesma vida útil que aqueles aplicados em paredes ou azulejos.

Quais cuidados preciso ter com o papel de parede do banheiro?

Alguns cuidados são de extrema importância para a manutenção e durabilidade do seu papel de parede. Além disso, é necessário saber como fazer a limpeza dele, já que sabemos que, vez ou outra, ocorre uma sujeirinha, certo?

Para começar, tenha segurança que o local em que irá aplicar seu papel de parede não possui nenhum tipo de infiltração ou mofo. Esses aspectos comprometem a saúde do seu papel, e nem mesmo o vinílico é capaz de conter possíveis danos.

Para manter seu papel de parede sempre novo, ao limpar, faça uso de flanelas macias e produtos neutros. O indicado é misturar poucas gotas de detergente em um recipiente com água e aplicar essa mistura no papel de parede.

Feito isso, use outro pano – limpo – e molhe-o em um balde com água limpa, ou seja, sem nenhum produto! Passe em toda a parede que você fez a primeira etapa da limpeza. É importante tirar todo resíduo de produto e umidade!

Por fim, seque toda a parede! Esse passo é extremamente importante, já que de maneira alguma podemos deixar o papel de parede molhado, mesmo ele sendo de categoria vinílico. Por isso, deixe sua parede bem sequinha, para garantir a durabilidade de seu papel.

Agora você sabe tudo a respeito dos modelos de papéis indicados para o seu banheiro! Já que você está no clima de decoração, que tal ficar por dentro dos conteúdos do blog da Papel na Parede?

Nós procuramos trazer assuntos sempre atuais e que esclareçam as mais diversas dúvidas sobre o universo da decoração! Por isso, uma dica é conferir o post sobre quais plantas naturais utilizar na decoração. Continue com a gente! Nossa satisfação é decorar com você!