Quando pensamos em dar uma renovada na casa, o banheiro é sempre uma das primeiras áreas de interesse, mas só de imaginar o trabalho com tubulações, quebrar paredes de azulejo e afins, já ficamos com vontade de desistir, não é?

Pois saiba que você pode renovar ambientes como esses de forma bastante prática; aplicar papel de parede sobre azulejo é uma ótima tática e funciona melhor do que se imagina, basta tomar alguns cuidados importantes tanto na hora de escolher quanto de aplicar. Hoje, separamos essas dicas fundamentais para você!

Vale a pena aplicar papel papel de parede sobre o azulejo?

Certamente essa é a ideia mais prática, econômica e bela para renovar as paredes de seu banheiro sem precisar quebrar nada nem correr o risco de cometer qualquer acidente com as tubulações – o que, claro, sempre causa aquela dor de cabeça enorme.

Não costumamos ver muitos banheiros com papel de parede porque, até há algum tempo atrás, eles eram aplicados com colas que precisavam de tinta na superfície para ficarem bem fixadas, e como o banheiro, a área de serviços e a parede da pia costumam ser azulejadas, elas acabavam ficando de fora. Com papéis e colas convencionais, não demorava para que as bolhas e os descolamentos viessem.

A boa notícia é que, atualmente, existem opções com mais tecnologias para poder contornar esse problema:

Papéis de parede adesivos: os melhores para azulejos

O papel de parede ideal para cobrir azulejo precisa ter uma fixação bem rente. Como a superfície do azulejo tem bem menos aderência, seria difícil usar a cola comum, o que causaria um aspecto desagradável na parede.

Os papéis de parede adesivos são muito mais fáceis de se aplicar! Basta medir bem e usar uma espátula para fixar. A superfície colante tem alta aderência e, por causa da sua forma de impressão, também é bem mais fina.

Cuidando dos rejuntes

O principal problema com relação a aplicar o papel de parede sobre o azulejo é a questão dos rejuntes: como a superfície da parede fica irregular, isso pode causar um efeito não esperado para algumas pessoas.

Uma ideia econômica é cobrir de leve os rejuntes com massa corrida e pintar o revestimento com tinta impermeabilizante.

Massas cimentadas em uma leve camada podem oferecer uma textura e mais aderência para o papel de parede, mas vão deixar as paredes mais espessas.

Outra opção é aplicar um porcelanato bem fino, do tipo slim, ou até uma placa plástica como a chamada PRFV. Essas duas opções vão deixar a parede um pouco mais espessa, mas também ajudam um pouco mais em relação a ocasionais problemas de umidade.

Uma outra opção seria simplesmente aplicar o papel de parede sobre o azulejo, sem nenhuma espécie de superfície extra. Você pode encontrar papéis de parede com arte de azulejo que podem ser centralizados por sobre os rejuntes para aproveitar seu formato ao invés de tentar escondê-los.

A questão de umidade

O maior temor de quem quer aplicar papel de parede por sobre o azulejo é a umidade, e não sem razão, já que a umidade, especialmente de dentro do box, pode sim prejudicar a cola do papel.

A questão de usar papel de parede no banheiro é longa, mas vale a pena lembrar que, para além dos papéis de parede vinilizados, há agora os papéis de parede vinílicos, que recebem um tratamento especializado e têm propriedades hidrofóbicas, ou seja, ao invés de absorver a água, a repele.

Certamente que o ideal é evitar o contato constante com a água, de forma que o melhor é não aplicar papel de parede dentro da área do box, já que o contato com a água é muito constante e mesmo os papéis vinílicos absorvem certa quantidade de umidade.

Mas no geral, esse tipo de papel é resistente em outras áreas do banheiro, e pode ser aplicado sem grandes problemas.

Cuidados importantes ao aplicar papel de parede sobre azulejo

O primeiro cuidado é escolher o papel de parede ideal, que seria o modelo vinílico e autocolante, que absorve muito menos água, dura mais e é fácil de aplicar. A preparação da parede para aplicar o papel é fundamental, também.

Outro cuidado importante é verificar se não há infiltração na parede, pois havendo, elas podem acabar afetando a qualidade da aplicação.

Além disso, é muito importante verificar o nível do azulejo, para que a aplicação possa ser bastante homogênea na superfície, evitando falhas e rasgos.

O papel de parede é uma opção ideal para renovar seu ambiente de forma econômica, criativa e divertida, e aqui no blog da Papel na Parede você encontra uma variedade de ideias de decoração para todos os ambientes, é só assinar nossa newsletter para receber todo o conteúdo em primeira mão!