O modo de decorar cada ambiente de uma casa precisa seguir uma série de cuidados e jeitos muito próprios.

Cuidados como: tamanho dos ambientes; cores das paredes; disposição, modelo e tons dos móveis, forma de objetos de decoração e alguns outros são fatores que interferem na maneira e ideia de como decorar o ambiente da casa.

Também é extremamente importante que os proprietários de um lar levem em consideração o tipo de papel de parede ideal. Todos esses cuidados garantem que os cômodos sejam sempre bonitos, adequados, confortáveis e que eles passem uma “mensagem” bacana. Foi pensando em todo esse contexto que selecionamos as melhores dicas para papel de parede para sala pequena.

Combinar o papel de parede para sala com as cores e identidade da casa

O primeiro passo na hora de selecionar um papel de parede é pensar que o material deve ter cores e/ou formas condizentes com o perfil dos moradores, além disso, as tonalidades e traços não podem destoar do visual do lar como um todo.

Sendo assim, procure um papel de parede com estampa que tenham algum significado muito importante para o casal, como por exemplo, desenhos românticos ou de algum assunto de interesse do homem e da mulher. O papel de parede também tem que apresentar semelhanças com a decoração da casa, por exemplo, um lar com paredes e móveis claros não combina com um papel de parede extremamente escuro e dark se a sua intenção é suavizar todos os ambientes.

Decorar sala pequena com papel de parede para sala pequena
Criar contraste com outros ambientes

O fato da decoração de toda a casa e o papel de parede para sala terem que ser semelhantes não descarta a possibilidade de você apostar no contraste para alcançar o equilíbrio. É possível ter uma sala de estar toda clean com papel de parede liso e clarinho e, ao mesmo tempo, apostar em uma sala de jantar com papel de parede de estampa floral em cores e tons super vibrantes.

Essas duas composições são contrárias, mas ainda dentro de uma mesma identidade suave da casa. Também dá para ter os quartos com decoração colorida e papel de parede para sala de jantar branco e uma estampa mais discreta. Agora se você curte decorações mais sérias, aposte em papel de parede com linhas retas ou use o material para criar apenas faixas nas paredes.

Decoração com Papel de Parede para sala estampados.
Mimetizar materiais

Parede para sala com texturas rústicas

Se você adora alguns contextos visuais, como os de pedrarias e azulejos, os modelos de papel de parede para sala com texturas rústicas ou estampas de formas clássicas são excelentes maneiras de imitar os dois sentidos. Existem papéis de parede com desenhos de pedras grandes, pequenas, lisas, espessas e até com desenhos de tijolos e paredões.

E também há papel de parede para sala de jantar com estampa igual a de azulejos modernos ou mais retrôs. O bacana dessas características é que você tem a possibilidade de criar jogos de combinação absoluta ou de contraste entre as paredes e o chão da sala de jantar.

Criação de destaque

Papel de Parede Autocolante Arabesco FloralQuem deseja criar ambientes bem destacados não só pode, como também deve escolher papel de parede para sala de jantar com formas geométricas, cores extremamente fortes, desenhos grandes, entre outras composições.

Essas características já são uma verdadeira arte por si sós, assim, não é preciso ter móveis e acessórios muito extravagantes. O equilíbrio é sempre o melhor caminho.

Iluminação

O papel de parede também exerce total influencia na iluminação de um ambiente. As pessoas podem escurecer ou iluminar a sala de jantar com cortinas, lâmpadas, lustres e também com o próprio papel de parede.

Então, antes de escolher um modelo de decoração, pense muito bem em qual é o seu objetivo para a sala. É de deixar super clean e iluminada? Aposte em papéis de paredes mais claros e com menos estampas. Ou você quer criar um