Se renovar a casa já é uma tarefa prazerosa, a decoração de casa de praia pode ser ainda mais. O ambiente pode criar um clima que expresse a sensação praiana, é uma tarefa que requer tato e criatividade, levando em conta sempre a praticidade e o bem-estar.

Quando se fala de decoração, nos dias de hoje, a praticidade vem embutida no assunto. Em tempos de reutilização, agilidade, economia de tempo e também de dinheiro, itens de coração como o papel de parede são essenciais na criação de uma identidade para o ambiente.

Na casa da praia, isso não é diferente e a composição para este local, pode ter uma nova personalidade com esse ágil e prático item de decoração. Por isso, nós separamos aqui algumas dicas que vão fazer a sua casa de praia ficar impecável e do jeito que você quer: o mais importante de tudo, de uma maneira fácil e econômica.

Casa de praia significa interação e aconchego

Todo mundo concorda que a casa na praia é um local social, onde as pessoas estão sempre conversando, transitando com espaço livre e podendo se sentir à vontade em qualquer canto, certo? Isso quer dizer que a divisão de “ambientes” de uma casa de praia, significa manter espaços para o trânsito, com poucas paredes dividindo a socialização e também permitindo que o ar circule de forma livre, mantendo a casa fresca e arejada.

Para garantir que isso seja possível, use móveis minimalistas e que tenham funções realmente práticas. Adornos exagerados ou em grande quantidade não combinam com o clima praiano e podem deixar o visual carregado.

Reutilização de itens é um recurso que está na moda

Uma das vantagens da decoração da casa de praia, é a possibilidade de (re)utilizar itens. Tanto para decoração, quanto para o uso, é comum encontrar itens que normalmente pertencem a outros ambientes, mas que combinam perfeitamente com a casa de praia: bancos de madeira, balanços, palhetes e caixotes podem fazer parte do local com uma utilidade prática. Ao mesmo tempo, itens como telefones antigos, garrafas e penduricalhos dão personalidade e são bastante acessíveis.

Materiais rústicos funcionam bem com a casa de praia

Uma casa de praia precisa ser resistente. É normal que o local receba pessoas que vão entrar com os pés molhados, ou que a própria umidade do lugar afete móveis e decorações. Para isso, alguns materiais podem ser uma saída interessante, como por exemplo, as madeiras preparadas para tal clima.

A madeira, também é um material térmico, pode ser um elemento interessante para casa de praia, já que funciona tanto para o calor, quanto para o frio. O importante, no entanto, é que essa madeira seja forte o suficiente e preparada para resistir às mudanças de temperatura do local e também à umidade característica do litoral.

Isso significa, também, que o cuidado é redobrado quando se fala de casa de praia. Pessoas entrando e saindo com partes do corpo ou roupas molhadas é uma rotina comum e esse detalhe pode influenciar na escolha de itens de decoração.

Um exemplo rápido, acerca disso, é a sensibilidade dos estofados para com roupas molhadas. Quando uma pessoa senta em um sofá com uma bermuda ou maiô molhada, o estofado fará a rápida absorção desta umidade. A frequência deste acontecimento resulta na diminuição do tempo de vida do próprio estofado. Para evitar isso, cobrir os sofás com mantas (mais de uma, mesmo) permite que a observação fique apenas neste acessório, podendo ser trocada com facilidade e mantendo a vida útil do sofá.

Papel de parede e adesivos dão charme e personalidade para a casa de praia

E um item que não poderia faltar na decoração é o prático papel de parede. Fácil de instalar e com uma manutenção simples, o papel de parede pode dar um clima diferente para o local, podendo ser tanto de cores sólidas, como usando temas específicos (futebol, natureza, flores, animais) ou padrões variados (como madeira, tijolos, lousa e entre outros). Além do visual diferenciado, eles podem ser aplicados de várias maneiras, sendo que uma parede pode contar com um papel de parede, enquanto, no mesmo cômodo, ou no cômodo vizinho, outro modelo pode adornar o local.

papel-parede-fundo-mar

Mas não é apenas no visual que o papel de parede faz a diferença, já que ele é fácil de manter, tendo uma limpeza rápida e simples, como também na proteção da própria parede. E, como se trata de um item muito mais barato quando comparado a tinturas e reformas, ele pode ser renovado frequentemente sem trazer grandes custos para o proprietário. Até mesmo a instalação e a remoção de um papel de parede, pode ser feita tranquilamente pelo proprietário da casa de praia.

papel-parede-tijolo-vermelho

 

VEJA TAMBÉM!

Aplique seu papel de parede de acordo com as cores Pantone

6 dicas para renovar a decoração usando papel de parede

Papel de Parede é opção para decoração vintage