Com papel de parede no quarto, impossível não reviver a decoração do cômodo e deixá-lo ainda mais cheio de vida. A dificuldade, porém, é a mesma de sempre: encontrar aquela estampa ideal para o ambiente e que combine com o seu estilo.

Nesse sentido, já te adiantamos: o degradê veio para ficar! Queridinho nos anos 80, o efeito invade novamente as casas de quem procura um visual mais cauteloso e moderno, mas que não abre mão do efeito decorativo e revitalizador que as cores trazem.

A dica é ótima, aliás, para quem não quer investir muito. Aplicar o degradê nas paredes ou em alguns detalhes traz a sensação de calma e sutileza transmitida pelo efeito gradiente das tonalidades, trazendo paz e equilíbrio.

Por isso, ele é ideal em quartos – e, o melhor de tudo, você consegue deixá-lo do seu jeito de maneira simples, fácil e rápida! Quer saber como? Acompanhe as dicas exclusivas que o blog da Papel na Parede preparou para você, confira:

O que é degradê? Entenda a composição!

A ideia de aplicar o efeito com papel de parede consiste em combinar duas ou três cores no mesmo plano. O degradê valoriza a decoração da sua casa, além de trazer ao ambiente muita suavidade.

Tecnicamente, o gradiente não é uma técnica exclusiva dos papéis de parede. Há vários tipos de papel de parede que se utilizam do efeito, mas, também, existem muitas outras formas de se obter o mesmo resultado, nas pinturas, nos editores digitais, nas fotografias e mais.

Da mesma forma, nem toda sequência de cores pode ser considerada um gradiente de cores. E, por essa razão, é muito comum confundir-se degradê com outras finalizações, especialmente os efeitos bicolor e ombré.

Pensando nisso, preparamos um guia explicativo para você ficar por dentro do assunto, olha só:

Diferença entre degradê e bicolor

Os dois modelos de decoração estão na moda. Eles deixam os ambientes incríveis, mas as diferenças entre eles são bastantes significativas! No efeito gradiente, existe a mistura das cores no mesmo plano, que se acentuam ou suavizam por meio de transições coesas e que dão efeito de unicidade, ainda que visíveis.

Um papel de parede bicolor não possui transições, trata-se da mistura de duas cores, independentemente da tonalidade, que são dispostas de maneira que a margem entre elas permanece nítida.

Considerado uma decoração minimalista, o efeito degradê traz uma cara nova, sem nenhum exagero. Caso queira investir em um quarto bicolor, saiba que a composição é ousada e ideal para quem quer sair da mesmice.

Diferença entre degradê e ombré

O ombré segue a mesma ideia do degradê – ambas fazem a transição de matizes. No degradê é possível encontrar essa transição a olho nu. No ombré, a transição de matizes é feita bem suavemente, quase de forma imperceptível, pois as cores vão se modificando de forma gradual, sem uma divisão clara.

As técnicas são perfeitas para quem procura uma mudança no ambiente, mas quer algo bem tranquilizador, ou seja harmonia perfeita para quartos!

Dicas para usar papel de parede no quarto

Agora que você já sabe tudo sobre papel de parede degradê, hora de saber como utilizá-lo no seu ambiente de descanso! Por isso, separamos uma lista com algumas dicas básicas, além dos melhores modelos para se investir:

  • A decoração degradê é ótima para dar um visual romântico e tranquilo ao seu quarto!
  • Escolha apenas uma parede para implantar o papel de parede – assim, ela recebe todo destaque, sem poluir visualmente o ambiente;
  • Complemente o décor com móveis coloridos ou detalhes para dar um toque eclético e jovial ao quarto;
  • Não tenha medo! Arrisque no degradê – sempre tendo em mente a harmonia do ambiente.

Viu só como é fácil? Então, que tal conhecer alguns modelos ideais?

Dicas de modelos de papel de parede gradiente para o seu quarto

  • Degradê neutro nude

Clássico, sutil e estiloso. O gradiente neutro é ideal para quem é fã da sutileza, do clássico e da simplicidade em forma de estilo. A cor nude é versátil e cai bem com vários tipos de móveis, especialmente os de cor branca e preta – para o quarto, o modelo é especial, pois combina a sensação de tranquilidade do degradê com a tranquilidade da cor nude.

  • Gradiente rosé

Essa estampa é perfeita para qu