Papel de Parede

Quem disse que para fazer uma decoração bonita, funcional e criativa é preciso gastar muito dinheiro? Hoje em dia, os arquitetos e decoradores têm inúmeras indicações de maneiras práticas e econômicas para que todas as pessoas possam deixar suas casas ou locais de trabalho com um visual moderno e diferenciado. Um exemplo de dica rápida é apostar nos práticos e acessíveis adesivos de parede, mas ainda há muitas alternativas diferentes, como você pode conferir a seguir.

Leve em consideração o tamanho do ambiente

Essa primeira providência pode parecer muito óbvia, mas, muita gente realmente acaba esquecendo de observar a área útil dos espaços. Antes de fazer qualquer tipo de planejando e de adquirir os materiais necessários para a decoração barata, você precisa saber se o seu ambiente tem capacidade o suficiente para tomar a forma e o visual que você pretende. Sendo assim, utilize fitas métricas ou conte com o auxílio de calculadoras online, é importante medir as paredes, o chão, o teto, portas, janelas, etc. Anote tudo e tenha as informações no momento da compra de materiais.

Faça o reaproveitamento de móveis

Sabe aquele seu armário com design antigo? Ou ainda aquela mesa já cheia de riscos e marcas do tempo? Esses e todos os outros móveis velhinhos e já meio caídos podem ser transformados com alguns materiais. Um exemplo simples é usar tecidos ou papel adesivo para fixar e dar uma outra cara muito mais jovem aos móveis.

reaproveitar-moveis

O armário antigo pode virar uma peça única com adesivo estampado, a mesa cheia de riscos também pode ficar mais bonita e moderna com adesivos de cores vibrantes. Você ainda tem a possibilidade de colocar tecidos coloridos ou monocromáticos (da mesma cor de adesivos de parede) em poltronas, forrar portas ou lixar e pintar móveis de madeira. Tudo pode ser reaproveitado e, além disso, essas formas de aproveitamento saem mais baratas do que móveis novos.

Ambientes rústicos podem receber objetos inusitados

Se você resolveu escolher uma decoração mais rústica com adesivos de parede e móveis de madeira, por exemplo, os decoradores indicam o uso de objetos mais inusitados para somar ao visual do ambiente. Telefones antigos, máquinas de escrever, bules, máquina de costura, vasos, vitrolas, quadros com pinturas de contextos clássicos e muito mais são apenas alguns exemplos de objetos para deixar seus espaços mais criativos sem gastar muito.

Procure peças antigas entre os membros mais velhos da sua família, às vezes, eles podem querer se desfazer dos artigos ou faça uma pesquisa em antiquários próximos à sua casa.

Madeira em objetos inusitados podem ser aproveitados

A moda agora é aproveitar o material de madeira para confeccionar pequenos móveis e objetos para variados ambientes. Você certamente já viu os famosos paletes que servem como mesinha de centro, prateleiras, revisteiro, sofá e até como apoio para jardim vertical.

Outra opção é utilizar os caixotes de feira para moldar criado-mudo, mesinhas para a sala, porta-livros e muito mais. Mas tome muito cuidado na hora de escolher os paletes e os caixotes, a madeira precisa estar em excelente estado, ou seja, verifique se ela não está úmida, se não tem manchas e nem farpas. É possível lixar e pintar a madeira ou somente fazer o lixamento a fim de conseguir uma decoração mais rústica.

revisteiro-madeira

Invista em adesivos de parede

Os adesivos de parede são excelentes para transformar os ambientes sem precisar gastar muito tempo e dinheiro, além disso, o material é fácil de ser instalado por qualquer pessoa e, a qualquer momento, pode ser retirado e trocado por outro modelo. Os adesivos de parede são completamente versáteis, uma vez que existem cores, estampas e texturas extremamente variadas e todos os ambientes podem ficar muito mais bonitos e modernos. Alguns desses tipos de adesivos de parede são os mais indicados para quem vai fazer decoração simples e econômica.

Adesivo de azulejo – Se você está cansada (o) de ter que limpar ou trocar o azulejo da sua casa, o adesivo para azulejos é a melhor solução. O material protege a parede de manchas, gorduras, sujeiras e ainda deixa o ambiente mais criativo e estiloso.

adesivo-azulejo

Adesivo imitação de madeira – Os adesivos de parede com textura de madeira são perfeitos para decorações rústicas cheias de caixotes e paletes. Dá para escolher adesivos mais claros, medianos ou escuros. Existem também os adesivos de madeira trabalhada ou colorida.

adesivo-madeira

Adesivo temático – Adesivos temáticos são muito sugestivos para personalizar ainda mais os espaços. Amantes de literatura podem utilizar adesivos com estampas de livros ou com dizeres poéticos, enquanto ci