Decoração Industrial Barata: economize ao aplicar o estilo em seu espaço!

De fato, os elementos harmônicos e despojados que configuram a decoração industrial parecem estar muito distantes do nosso orçamento. O design todo calculado, nos mínimos detalhes, sugere a necessidade de um profissional do ramo para fazer o estilo acontecer.

Mas a boa notícia é que não é bem assim que funciona. Existem muitas maneiras de transformar espaços monótonos e sem graça em atraentes ambientes industriais. E hoje você vai ficar por dentro de todas essas possibilidades, pois nós da Papel na Parede separamos 8 dicas incríveis para fazer uma decoração industrial barata do seu jeitinho.

Que tal? Acompanhe a leitura para ficar por dentro de cada uma delas!

8 Dicas para aplicar a decoração industrial sem gastar muito

Decorações industriais são ótimas para locais pequenos que precisam de móveis funcionais, assim como projetos luminotécnicos bem aplicados. É exatamente por isso que muitas pessoas acreditam ser caro demais apostar em designs como esses.

Porém, contrariando as regras, nós estamos aqui para provar que existem inúmeras opções para tornar o seu desejo de ter um cantinho industrial sem gastar muito. Preparado para colocar a mão na massa? Então, vamos lá!

1 – O papel de parede deve ser o seu melhor amigo

Quem vê aqueles tijolinhos à vista nem imagina que eles podem ser feitos apenas com papéis de parede. Existem muitos modelos disponíveis à venda, perfeitos para superfícies únicas que se tornam partes estratégicas do projeto de decoração industrial.

Essa alternativa é mais barata se comparada com a construção de paredes feitas, realmente, de tijolos. Sem contar na praticidade que você tem ao optar pelo material adesivo. É só colar e pronto, não precisa de todo aquele transtorno e quebra-quebra.

2 – Aposte em fiação e tubulação aparente

Essa é a dica da vez, afinal é fantástica para quem deseja economizar e, de quebra, ter menos dor de cabeça na hora de construir ou reformar. Diferente de outros estilos, ter fiação e tubulação aparente é um verdadeiro charme para ambientes industriais.

Primeiro, você não precisa separar parte do orçamento para cobrir esses detalhes e, segundo, não há necessidade de quebrar a cabeça pensando em opções para cobrir características consideradas indesejáveis. Nesse estilo, visuais rústicos e “mal-acabados” se transformam em aspectos visualmente positivos.

3 – Invista em plantas com preços acessíveis

As plantas agregam conceitos orgânicos ao design fabril. A cor verde contrasta muito bem com objetos de tonalidades mais escuras, muito utilizados nesse tipo de decoração. É como se elas trouxessem um respiro para os espaços mais fechados.

Cactos e pequenas folhagens trazem harmonizações suaves aos ambientes com pinturas pretas e cinzas. São plantas acessíveis e fáceis de manter, até porque precisamos pensar a longo prazo. Não adianta investir em algo mais em conta agora que vai precisar de capital depois.

4 – Paredes de concreto também são ótimas

Quer algo mais barato do que isso? Para alguns pode parecer feio, mas para os apaixonados pela decoração industrial, as paredes de concreto são alternativas incríveis e criativas. Alguns indivíduos preferem dar um acabamento final, enquanto outros só passam o concreto e fim.

Independente da sua escolha, analise quais são as paredes que vão receber esse tipo de finalização antes de começar a pintura. Tem pessoas que apostam nessa ideia até mesmo para o chão, fato que realça as facetas fabris nas decorações.

5 – Opte por materiais em ferro ou inox

A grande sensação do estilo industrial na decoração faz referência a utilização de móveis fabricados em ferro ou inox. Esses materiais ajudam na criação de atmosferas parecidas com os grandes galpões dos anos 20, em Nova Iorque – período em que a decoração industrial ganhou força.

Escolha cadeiras, mesas e artefatos decorativos confeccionados em ferro escovado ou oxidado. Se desejar economizar na compra, o nosso conselho é procurar estabelecimentos que vendem mobílias usadas. É uma oportunidade de adquirir artigos por menor preço e restaurá-los depois.

6 – A iluminação industrial na decoração é o segredo

As luzes diretas da decoração industrial são realmente um charme. E fique sabendo que é possível construir a iluminação do seu espaço com um orçamento pequenininho. Já viu aqueles lindos pendentes com detalhes em alumínio? Então, faça-os em sua casa para economizar!

Com apenas poucos materiais você consegue criar uma linda ambientação luminotécnica de tirar o fôlego. A luz em LED de filamento são ótimas para isso, basta colocá-las em suportes de ferro ou madeira que a decoração está garantida!

7 – Use objetos minimalistas para a decoração industrial

Se pararmos para observar de pertinho, as decorações industriais possuem detalhes minimalistas, não é mesmo? Os objetos decorativos seguem a tendência do “menos é mais”, o que promove toques de requinte e funcionalidade ao ambiente.

Essa é a ideia principal, saber utilizar dos artefatos existentes para compor produções impecáveis. Assim, não é necessário extrapolar o orçamento disponível e, ainda por cima, o local se torna atrativo e interessante por meio das mínimas particularidades.

8 – Use e abuse de tonalidades pretas, cinzas e brancas

Por fim, a nossa última dica é que você use e abuse de cores pretas, cinzas e brancas. Elas dispõem de contrastes realmente interessantes, que presenteiam nossos olhares com harmonia e imponência – mesmo em espaços menores.

Essas tonalidades têm tudo a ver com os aspectos mais rústicos que desejamos alcançar. Além do mais, combinam super bem com iluminações industriais amareladas, que na maior parte das vezes são diretas. Contudo, saiba como combiná-las de forma positiva para não deixar o lugar claro demais ou demasiadamente escuro.

Viu só como é possível decorar sua casa no estilo industrial sem gastar muito? As possibilidades são muitas, o que promove uma verdadeira versatilidade nas escolhas. E você pode fazer do Do It Yourself uma realidade divertida no momento de conceber a decoração.

Aproveite esse desejo para se inspirar em designs parecidos. Que tal mesclar essa tendência com outra para criar ambientes inovadores? Para isso, a nossa dica é a leitura do post sobre o estilo de decoração Urban Jungle, que se aproxima do industrial em alguns aspectos.

Por hoje é só, até a próxima!