Há tempos os jogos não são mais instrumentos utilizados apenas para entretenimento. Hoje em dia a cultura é levada como estilo de vida, e não existe nada melhor do que embarcar nessa ideia senão por meio da decoração gamer, não é mesmo?

Que jogador não sonha em ter um quarto criativo com muitas luzes em LED e detalhes que abrangem o todo universo geek? São tantas possibilidades de referências que escolher um tema é fundamental para começar a pensar na montagem do seu cantinho gamer.

Esse é um estilo de decoração entre tantos outros que podem ser feitos nos mais diversos ambientes. Aqui em nosso blog temos dicas de inúmeros outros visuais que você vai amar conferir!

Então, escolha uma temática significativa para você e vamos começar a pensar nos objetos decorativos. Continue acompanhando a leitura se você deseja saber como prosseguir com esse tipo de decoração para ter conforto e imersão.

Vamos lá!

Como montar uma decoração para quarto gamer?

Para um quarto gamer ganhar forma, é necessário pensar em uma decoração coerente, que garanta boas referências ao universo dos jogos. Não só isso, é preciso atrelar conforto e criatividade a espaços que possuem equipamentos destinados ao entretenimento e também ao descanso.

Portanto, a decoração gamer é muito mais do que colocar instrumentos eletrônicos para cá e para lá. Quem é fã da cultura pop sabe que os elementos colocados no ambiente são capazes de transmitir personalidade e opiniões sobre aquilo que os cerca.

E é exatamente isso que queremos alcançar por meio da decoração gamer. Desejamos imprimir originalidade em ambientes que sejam a nossa cara e tenham estilo de sobra para ser admirado. Ah, e não vamos esquecer que é um local em que, acima de tudo, necessita ser funcional e tecnológico.

Afinal, estamos falando de games e tudo que envolve esse mundo moderno. Então, confira agora algumas dicas sobre como preparar esse espaço para receber acessórios, móveis, iluminação e outros aspectos referentes aos jogos.

Otimize o espaço

Otimizar espaço é uma das ações mais importantes para quem deseja ter um quarto com decoração gamer. Isso porque é necessário pensar não só na mobília referente a um ambiente destinado ao descanso, como também é fundamental reservar uma parte do local para colocar computadores, monitores, videogames e outros eletrônicos.

Dessa forma, é imprescindível separar as partes que serão destinadas a cada função. Assim, pense em um ambiente inteligente e integrado.

Use a criatividade

A criatividade é uma das partes mais importantes da estruturação, porque é por meio dela que a ornamentação vai ganhar forma. A ideia aqui é sair do óbvio e buscar inspirações que tragam para o seu espaço a realidade de produções feitas para o entretenimento.

Por exemplo, se o tema escolhido for Mario Bros, projete as prateleiras em formato de cubos e tijolinhos à vista e adesivos para parede em formato de tubos verdes. Essa é uma maneira de evidenciar a estética do game.

Abuse da iluminação

Quem é gamer sabe da importância das luzes. Seja na cadeira, no teclado, mouse, headset e tantos outros lugares, um bom projeto luminotécnico faz toda a diferença no momento de oferecer destaque a decoração. Além do mais, a atmosfera gamer causa sensações incríveis por meio da iluminação.

Então, invista em fitas em LED – elas podem ser colocadas até mesmo ao redor da cama – e luminárias em formatos que lembram a temática escolhidas. As luzes são o segredo para quem deseja ressaltar a cultura gamer por meio da decoração.

Invista em Conforto

É claro que o conforto não poderia ficar de fora, já que estamos falando de um ambiente que deverá ser utilizado para o descanso e também boas noites de sono. Logo, opte por cadeiras gamer de boa qualidade ergonômica, mesas anatômicas e, além disso, poltronas, puffs e camas que sejam bastante confortáveis.

Uma boa dica é adquirir jogos de camas que tenham estampas do tema escolhido ou que disponham de cores que possam ser uma referência a ele.

O que colocar em um quarto gamer?

Existem tantos acessórios para serem colocados em um quarto com decoração gamer que possibilidade é o que não falta, fique tranquilo! Aqui chegou o momento tão aguardado, o de usar a criatividade ao seu favor para transformar visuais sem graça em produções para lá de admiráveis.

Então, coloque a cabeça para funcionar e vamos ver o que inserir no ambiente para deixá-lo mais charmoso e atraente aos olhos dos amantes dos games e da cultura pop.

1 – Invista em miniaturas e quadros

As miniaturas são opções perfeitas para “dar vida” aos personagens que você tanto ama, assim como os quadros. Esse é um jeito fácil e cool de abordar a temática optada, já que não restarão dúvidas ao que diz respeito aos seus gostos – ah, e se você deseja saber como colocar quadros na parede, nós da Papel na Parede te auxiliamos em nosso blogpost!

Inclusive, é uma forma inteligente de utilizar figures que, por vezes, ficam esquecidos pelo ambiente. Coloque-os em prateleiras, nichos e mesas. Caso você ainda não tenha esses objetos, não se preocupe, atualmente existem sites especializados em pôsteres, action figures, quadros e muitos outros elementos que vão compor o seu espaço.

2 – Papéis de parede são ótimos para agregar personalidade

Já escolheu a cor para o seu quarto gamer, mas ainda assim achou que está faltando alguma coisa? Então chegou a hora de partir para a escolha dos papéis de parede que envolvem representações diretas do tema. Entretanto, saiba que é possível escolher opções discretas para compôr o tema e dar destaque especial a determinado item.

É possível fazer isso por meio de detalhes. Você pode escolher um papel de parede igual a de um cenário de uma série ou filme, por exemplo. Logo, não é preciso estampar personagens ou muitas informações no local, para torná-lo parte da decoração.

Saiba como aplicar papel de parede com o nosso guia completo.

3 – Adquira puffs criativos

Os puffs são conceitos geniais que devem ser aplicados em locais que possuem a estética gamer. São pequenos móveis que fazem toda a diferença no design do quarto. Existem opções que possuem formato de console e também aqueles mais básicos que apresentam apenas uma cor, mas que, na verdade, são luminárias.

Você vai ver que além de agregar uma aparência gamer ao local, eles também acrescentam conforto. Dessa maneira, é possível aproveitá-los para descanso, realização de tarefas diárias e, obviamente, para jogar uma partida do seu jogo favorito ou assistir aquela série imperdível.

4 – Nichos são sempre muito bem-vindos

Assim como as prateleiras, os nichos são muito bem vindos. Neles é possível guardar livros, HQ’s, miniaturas e muitos outros adereços que rodeiam a decoração gamer. Além do mais, a partir do seu formato fica muito mais fácil adicionar padrões lúdicos ao quarto.

Isto é, você pode fazer nichos e colocar luzes em LED para que fiquem coloridos, ou quem sabe até projetar formatos que façam referência aos botões dos controles de videogame (triângulo, quadrado, círculo e X), sabe? Novamente, abuse da criatividade e deixe a imaginação fluir.

5 – Inspire-se em temáticas de jogos, séries e filmes

Por fim, devemos reforçar a escolha de temáticas para a estruturação de uma decoração gamer que fique harmônica e equilibrada. Caso não queira se basear em nenhum jogo, série ou filme, tenha em mente qual será o ponto focal da ornamentação. Indicamos que sejam as cores ou a iluminação, que irão dar o toque gamer ao seu espaço.

Agora, se a alternativa for a alusão a alguma forma de entretenimento, invista sem medo em objetos temáticos que podem ser os que já citamos acima ou também almofadas, porta trecos, vasos e canecas.

O mais legal é saber que o processo de elaboração do quarto será ainda mais divertido do que ver ele finalizado. Então estique as mãos e mexa o corpo para transformar o seu quarto em um verdadeiro oásis gamer de dar inveja a muitos.

O que achou das nossas dicas? Se gostou, compartilhe nas redes sociais e deixe os seus amigos por dentro de como decorar ambientes seguindo o estilo gamer.

Por hoje é só, nos vemos no próximo post!