Entre os muitos aspectos decorativos que podem transformar completamente um ambiente, a decoração de parede é uma das mais visíveis, importantes e fáceis de se fazer. Com alguns toques especiais, qualquer ambiente pode ficar completamente remodelado!

E quando o assunto é decoração, opções não faltam: papéis de parede, adesivos, placas, quadros, pinturas, letterings e muitos outros elementos encantam e trazem alegria, vida e possibilidades a todos os cômodos de uma casa.

No entanto, existem diversos fatores que influenciam o resultado final do décor, tais como os custos, a aplicabilidade, a durabilidade e a praticidade – afinal, quanto mais fácil o processo e mais bonito o resultado, maiores as vantagens, certo?

Pensando nisso, o blog da Papel na parede preparou algumas ideias de decoração para paredes que seguem o estilo eclético, prático e de bom gosto, ou seja, que você pode fazer em casa e com materiais simples!

Acompanhe a leitura e descubra nossas ideias inspiradoras e criativas para remodelar os espaços do seu lar, olha só:

1) Composição de quadros

A composição de quadros também pode ser chamada de mosaico e consiste em uma espécie de técnica de decoração que mistura quadros decorativos de diversos tamanhos, cores e imagens.

Sabe aqueles vitrais que encontramos nas igrejas – coloridos e cheios de vida? Você pode conseguir o mesmo estilo na parede da sua sala, quarto ou até mesmo no corredor! O importante é trabalhar a variedade, para criar um efeito de cores e tamanhos muito estiloso.

2) Que tal um lettering?

Lettering, caligrafia, arte com palavras – todos esses nomes se referem a um outro tipo de decoração para paredes que tem feito muito sucesso atualmente. Para conseguir o efeito, é só escolher uma palavra ou uma frase que seja significativa (e combine com o ambiente) e começar os trabalhos.

Um bom lettering precisa ter contraste entre as letras, formas bem definidas e, claro ser chamativo! Você pode alcançar esse efeito por meio de um molde, que pode ser encontrado na internet, que facilita os trabalhos e dá um efeito DIY (faça você mesmo) ao décor.

Depois é só escolher a parede que vai ser transformada e mãos à obra!

3) Painéis fotográficos

Grandiosos, impactantes e muito originais: você já ouviu falar em painéis fotográficos? Essa dica é essencial para os que buscam uma decoração minimalista, mas não abrem mão da beleza, da vivacidade e do estilo para as paredes do seu lar.

São diversas as opções de painéis fotográficos, em diversos tamanhos, estampas, cores e imagens – ou seja, para todos os estilos! Nossa dica é não exagerar no tamanho, caso o ambiente que receberá o artigo seja reduzido.

Pode ser uma fotografia sua, de um cartão-postal, da natureza… As temáticas são diversas, então vale apostar na criatividade!

4) DIY – faça você mesmo

Uma outra técnica de decoração muito querida pelos amantes do décor criativo e das ideias de inspiração é o DIY, que consiste, basicamente, em utilizar materiais do dia a dia, de fácil acesso para criar artigos, objetos ou composições 100% originais.

Quer alguns exemplos? Para as paredes, podemos citar pinturas, prateleiras organizadoras, nichos decorativos, colagens com fita adesiva e papel de parede e muito mais! O melhor é que é tudo muito simples, mas faz total diferença em deixar o seu lar a sua cara.

5) Adesivo de parede

Um adesivo de parede é a forma mais prática e versátil de se adicionar um detalhe extra nas paredes de qualquer ambiente. Isso porque eles são autocolantes e duram um longo período de tempo, além da fácil aplicação e remoção.

Nossa dica é apostar nas composições temáticas, explorando as várias possibilidades de cenas, inspirações e tamanhos. Uma paisagem natural, para trazer mais alegria ao espaço; uma paisagem urbana, para elevar a decoração de um quarto; coisas práticas cujo resultado é surpreendente.

6) Quadro de recados

Sabia que é possível usar o décor não somente de maneira criativa, mas também funcional? Isso mesmo, decorar não é só adicionar beleza, mas também toques de personalidade e funcionalidade.

Um exemplo prático e muito acessível é o quadro de recados, que pode ser feito em madeira, metal e até mesmo vidro. Para adicionar um extra, você pode enfeitá-lo com ímãs, objetos de decoração, colagens, fitas de LED etc.

Assim, é possível criar um espaço que serve como decoração, mas também como forma de registrar mensagens de amigos, lembretes e outras informações importantes – na cozinha, na sala, no quarto e onde for necessário!

7) Pintura abstrata

Essa dica é para quem gosta de conceito e muita cor: que tal experimentar uma pintura abstrata, imprevisível e cujo resultado é uma explosão de cores e originalidade? Para o procedimento, você só precisa de inspiração e algumas tintas coloridas.

Esse é o momento em que a criatividade deve ser explorada ao máximo, criando padrões, texturas, contrastes e sentimentos que refletem a sua personalidade e o ambiente decorado.

Dica extra: decore com momentos especiais

Por fim, a dica da Papel na Parede é apostar nas fotografias como objetos decorativos, isso porque elas são significativas e trazem todo sentimento e afetividade para dentro da sua casa. Memórias de amor, companheirismo, amizade e muitas outras, que ficam expostas como um verdadeiro álbum em todas as paredes.

Você pode aproveitar e criar mosaicos, colagens, e misturar com as dicas anteriores – como o DIY, os painéis, letterings e afins. As possibilidades são infinitas!

E então, gostou das nossas dicas? Que tal conferir agora nossas dicas de como combinar papel de parede e tinta no décor da sua casa? Aproveite também para acompanhar todas as nossas atualizações de conteúdo – toda semana tem coisa nova. Até a próxima postagem!