DECORANDO A PAREDE

Ideias de decoração com quadros: aprenda com a Papel na Parede!

Existem diversas maneiras de trazer mais personalidade a um ambiente! Seja por meio de plantas, papel de parede ou objetos decorativos, hoje é fácil construir uma proposta aconchegante e que marca a nossa identidade.

A decoração com quadros também é perfeita para isso! Em diversas propostas, como florais, frases, paisagens e imagens de animais, os quadros são bonitos e trazem a nossa cara para a parede! Você sabe como decorar os cômodos da sua casa de maneira harmônica e estilosa usando quadros?

Calma, a Papel na Parede pode te ajudar nisso! Continue rolando a página e confira nosso conteúdo completo com dicas e estratégias sobre como usar os quadros na decoração e conseguir um resultado sofisticado e personalizado!

Por que decorar sua casa com quadros?

Para além de uma pintura bem feita ou aplicação de um belo papel de parede, é possível incluir muitos outros elementos em uma proposta decorativa. É aí que os quadros podem entrar agregando estilo e personalidade.

Seja sozinho ou usado em conjunto, os quadros decorativos são ótimos para diversos ambientes de uma casa,. E além do estilo, eles são capazes de proporcionar sensações e exaltar a identidade daquele espaço, conforme a sua intenção decorativa.

Além disso, é possível agregar outros elementos para combiná-los, como plantas, vasos, luzes e muitos itens decorativos. O importante mesmo é usar a criatividade e estabelecer uma proposta temática harmoniosa.

Como usar os quadros na decoração?

Para facilitar a combinação, é preciso observar alguns aspectos de proporcionalidade e distribuição, para integrar a obra ao ambiente sem que ela se torne cansativa e desgastante com o passar do tempo.

Por isso, selecionamos algumas dicas de decoração com quadros que vão facilitar a sua intenção de renovar qualquer ambiente, seja cozinha, quarto, sala de estar e até mesmo banheiro. Vem com a Papel na Parede e confira abaixo:

1 . Mantenha uma personalidade

Lembra quando nós dissemos que os quadros são ótimos elementos para agregar personalidade ao ambiente? Pois é, isso só é possível quando colocamos esse objetivo acima de todas as escolhas decorativas.

Como assim? Bem, tendo escolhido um tema para a sua sala – por exemplo – mantenha-o, mesmo que encontre por aí algum objeto muito bonito, mas que não tem absolutamente nada a ver com a proposta.

Eu sei que é difícil, pois podemos gostar de diversos temas na decoração, como boho chique, romântico e industrial. Porém, às vezes nosso impulso de incluir um item que gostamos – mas não combina – pode fazer com que nosso ambiente destoe ou fique carregado.

2 . O conjunto deve ser harmonioso

Já que falamos de estabelecer uma proposta e segui-la, essa combinação de ideias e personalidades também precisa resultar em um conjunto harmonioso. Como assim? Bem, a escolha das imagens também é um fator que deve ser levado em consideração.

Imagine comigo que você está estabelecendo uma proposta boho chic, em que no ambiente precisa prevalecer uma vibe mais naturalista, com elementos como sisal, plantas, madeira e pedras. Faz sentido escolher imagens de grandes metrópoles, arranha céus e grandes estruturas? Bem, acho que não, concorda? Vale mais a pena apostar em quadros com imagens de paisagens naturais, folhagens e gravuras.

3 . Pense em formas alternativas

Nem só de paredes vivem os quadros! É possível usá-los de outras maneiras, apoiando-os em prateleiras, espaços vazios na estante e sob cabeceiras de camas. Além disso, quando colocamos um papel de parede novo, nem sempre desejamos furar novamente a parede, concorda?

Outra ideia que precisamos sempre nos lembrar é que não há local correto para incluir quadros. Você pode colocá-los na cozinha, fazendo uma harmonização com a temática de comida. Ou no banheiro, escolhendo uma gravura que transmita paz e tranquilidade!

Enfim, as possibilidades são enormes! Basta que você busque maneiras de usá-los a favor do espaço! Inclusive, caso você não queira usar nenhum tipo de imagem, pode somente escolher uma moldura bonita, pintá-la de uma cor vibrante e lançar tendência!

4 . Considere uma altura ideal

Uma coisa que poucos sabem e acabam negligenciando é a altura em que devem ser colocados os quadros decorativos. Outro fator importante para esse caso, e que ajuda na harmonização do ambiente, é deixá-los sempre nivelados, com alinhamento que possua parâmetro.

Segundo designers e especialistas em decoração, a altura ideal para pendurar quadros na parede é a de um metro e 60 centímetros do chão até o meio da peça. Essa medida propicia que a grande maioria das pessoas possam vê-los de maneira confortável.

Já, quando apoiamos os quadros em móveis, como na cabeceira da cama, a distância deve ser medida de 20 a 25 centímetros do móvel. No caso de prateleiras e escadas, eles devem acompanhar o alinhamento da peça.

5 . Mescle modelos e tamanhos

Você já ouviu falar em Gallery Wall? O termo designa a composição de diferentes estilos e tamanhos de quadros, dispostos em uma parede de maneira harmoniosa e combinativa. Essa é um tendência decorativa muito forte, e quando feita de forma a agregar ao ambiente, pode fazer com que a composição fique bonita sem exageros.

Nesse caso, não há critério para o formato da peça, mas é importante prevalecer a simetria na disposição dos quadros! Por isso, mesmo que você escolha modelos ovalados e redondos, tente estabelecer uma lógica simétrica entre eles e os demais elementos!

Como decorar as paredes com quadros?

Vamos deixar claro aqui que você vai precisar de muita criatividade, tudo bem? Mas não precisa ficar preocupado! Agora que você já aprendeu técnicas universais para incluir os quadros na decoração, o trabalho vai ficar bem mais fácil!

E para te ajudar nessa missão, a equipe Papel na Prede separou algumas dicas sobre como fazer uma decoração com quadros em todos os ambientes da sua casa. É claro que você não precisa incluir quadros em tudo, mas como estamos falando desse tema, vale a pena te ajudar a pensar diferentes formas para os cômodos do seu lar. Confira!

  • Quadros decorativos na sala: uma ótima maneira de decorar a sala com quadros é optar por uma proposta mais industrial, escolher um papel de parede de tijolinhos ou cimento queimado, e incluir algumas prateleiras.
    Feito isso, você pode incluir quadros com gravuras e temática cosmopolita, misturá-los a elementos do cinema, música e cultura geek também é uma boa ideia, principalmente para uma proposta mais divertida. Além disso, é legal incluir lâmpadas de filamento, pois elas criam um ambiente que agrega a temática industrial.
  • Quadros decorativos no quarto: aqui vale a pena incluir a técnica do Gallery Wall! Você pode estabelecer uma temática mais minimalista, já que esse ambiente pede elementos mais simples e sem muita informação, escolher um papel de parede clássico ou neutro e pendurar os quadros de maneira simétrica, em molduras que combinem.
  • Quadros decorativos no banheiro: o banheiro é um ambiente em que encontramos muita umidade, porém isso não te impede de incluir quadros na decoração. Vale a pena escolher molduras em plástico PVC, pois eles tendem a resistir mais às adversidades desse tipo de local do que os de madeira.

    Que tal nesse caso escolher uma decoração boho chique? Você pode usar tapetes de cerdas naturais, como algodão, ou ainda modelos em barbante neutro. Além disso, na parede escolhida, pode incluir somente dois quadros com folhagem e pendurar uma planta trepadeira – como jibóia ou folha de batata.

  • Quadros decorativos na cozinha: a cozinha, assim como o banheiro, é um local que possui materiais que podem deteriorar a estrutura do quadro. Gordura, água e poeira são alguns dos elementos que podem acabar estragando a sua decoração. Por isso, opte por molduras em materiais mais resistentes e de fácil limpeza.

    Nesse caso, usar imagens de comida é uma proposta infalivelmente bonita. Você pode usar frutas coloridas e colocá-las em quadros menores, estabelecendo uma combinação com as cores do próprio ambiente! Além disso, usar papéis de parede que imitam azulejo português é bem interessante para a cozinha! Fica muito bonito e dá água na boca!

  • Quadros decorativos no quarto infantil: seus filhos gostam de personagens, sim ou com certeza? Nesse caso, o ambiente não será seu, por isso o ideal de beleza e decoração pode ser outro. Mesmo assim, é importante ressaltar para as crianças que um quarto abarrotado de coisas não é confortável, e tentar chegar a um acordo.

    É aí que entram os personagens favoritos da criançada. Que tal escolher um quadro grande e colocar a imagem que o pequeno escolheu nele? Você pode incluir outros elementos, como funko pop, brinquedos, luminárias e pelúcias. Ah, também existem diversas propostas em papel de parede infantil que fica super personalizado!

Sem dúvida nenhuma os quadros são perfeitos quando desejamos dar vida a uma parede sem graça. O mais legal é que eles expressam a nossa personalidade, transformando o local em um ambiente que a gente se identifica, dando sensação de acolhimento e conforto.

Aqui no blog da Papel na Parede nós sempre estamos trazendo conteúdos como esse! Por isso, acompanhe semanalmente nossas atualizações e continue por dentro das maiores tendências no mundo da decoração.

Ah, aproveite que você já está aqui e vem conferir nosso conteúdo sobre como usar o Feng Shui na decoração de sua casa para conseguir um ambiente harmonioso, e que proporciona muita paz interior!