Decoração Clássica: 5 papéis de parede clássicos para uma bela decoração

A decoração clássica teve seu ponto de partida entre os séculos XVII e XVIII, marcando presença em imponentes residências com atmosferas realmente encantadoras. Tanto os papéis de parede clássicos quanto às estruturas arquitetônicas de tirar o fôlego, assinavam o poder e nobreza dos residentes da casa.

A riqueza era um motivo e tanto para que as pessoas escolhessem pelas nuances clássicas, já que suas curvas orgânicas e as muitas informações visuais em conjunto com cores sofisticadas – cinza, dourado, preto, branco, azul, marrom e verde – evidenciavam que a família tinha boas condições de vida.

Até hoje esse é um estilo que não sai de moda, ele continua presente na decoração de muitos ambientes que contribuem para classe e requinte. Entretanto, atualmente há um toque de modernidade que permeia locais como esses e acabam chamando ainda mais atenção dos nossos olhos por carregar características que apreciamos na contemporaneidade.

Confie, é uma mescla que resulta em espaços sóbrios e muito – muito! – elegantes. Enfim, chega de história! Sabemos que você quer saber quais são os papéis de parede que combinam com a decoração no estilo clássico, não é mesmo?

Então hoje é o seu dia de sorte! Nós da Papel na Parede separamos 5 alternativas fantásticas de papel na parede clássico para compor um local de requinte. Continue acompanhando e fique por dentro de todos os detalhes!

Um toque de estilo clássico na decoração: qual papel de parede escolher?

Com aspectos advindos de movimentos como o barroco (1600-1700), o Rococó (1700-1800) e a Art Nouveau (1890-1920), o estilo clássico dispõe de inúmeras facetas visuais diferenciadas. Cada uma delas com aspectos próprios que garante sua particularidade suave, elegante e neutra.

É exatamente nesses três adjetivos que devemos focar antes de optar por um papel de parede no estilo clássico. Sua suavidade é proveniente das cores que envolvem o olhar com excelência. Já a elegância advém das figuras e ilustrações presentes nesse tipo de item. Agora, a neutralidade fica por conta de toda combinação que desfruta de olhares brandos e minuciosos ao conjunto da obra.

Que tal conhecer esses aspectos belíssimos para deixar cada cantinho da sua casa deslumbrante? Confira:

1 – Listras

As listras acrescentam diversos fatores positivos ao espaço, sabia? Isso porque, além de criar ilusões de locais mais largos – linhas horizontais – ou mais altos – linhas verticais –, elas ainda adicionam facetas sóbrias a partir de tonalidades brancas e cinzas. A mescla com tons terrosos também é bem-vinda!

É uma ótima opção para salas de jantar e quartos, pois esses cômodos precisam ser aconchegantes, algo que o papel de parede listrado realiza com maestria.

2 – Flores

As flores são verdadeiros clássicos das decorações. A possibilidade de escolha é bastante versátil, já que é possível encontrar papéis de parede floridos com noções estéticas diferenciadas. Existem aqueles vibrantes com características floridas bem delineadas, como também os que são mais abstratos devido a folhagens que parecem terem sido pintadas.

Em ambos os casos é necessário cuidado ao escolhê-los. Priorize padronagens florais em ambientes como quartos e opte por colocá-los em uma única parede.

3 – Ornamentação

Os papéis de parede com aspectos de ornamentação oferecem toques nobres aos mais diferentes locais. Contudo, por terem várias informações visuais intrínsecas a si, o ideal é aplicá-los em ambientes com menos movimentação de pessoas, uma vez que a vista pode acabar ficando cansada ao vê-los toda hora.

Aproveite essa alternativa refinada em halls de entrada. Se desejar cores mais fortes, escolha pelo marrom ou até mesmo preto. Porém, se o intuito for deixar o lugar claro e iluminado, o branco e o bege são ideais.

4 – Arabescos

Há quem tenha uma relação turbulenta de amor e ódio pelos papéis de parede de arabesco. Mas podemos te contar um segredo? Eles apresentam estéticas clássicas simplesmente fascinantes quando escolhidas corretamente! A maioria das padronagens nesse estilo exibe linhas circulares e orgânicas.

Quer algo mais clássico e sofisticado que isso? Sem contar que, quando esse tipo de item dispõe de tons dourados, torna-se ainda mais atraente, sendo opções fantásticas para serem colocadas na sala de estar, quarto e escritórios.

5 – Geométrico

Os papéis de parede geométricos que se adequam ao estilo clássico garantem seriedade ao ambiente por conta das nuances estéticas bem delineadas. As cores mais utilizadas nestes casos são o cinza, branco e bege. Há opções com texturas que são bastante charmosas para agregar visuais primorosos à decoração da sua casa.

Vale a pena investir, viu? Principalmente em salas de estar, escritórios e quartos que concebem aparências voltadas a boa iluminação e claridade.

Como escolher o papel de parede clássico ideal para o seu ambiente?

A decoração no estilo clássico é um tipo de ornamentação atemporal, ou seja, está presente em diversas residências e construções que foram concebidas ao longo dos anos. Mas, como dito anteriormente, ela não permanece imutável. O que acontece é exatamente o oposto, já que conforme outros estilos vão surgindo, o clássico vai sendo adaptado.

Por isso, para não errar na escolha do papel de parede clássico que vai fazer parte da sua casa por um longo período, indicamos que você analise cada ambiente com cautela antes de optar, de fato, por uma alternativa. Além disso, é fundamental tirar as medidas corretas do espaço, para que não sobre ou falte artefato na hora da finalização do local.

Ao final, você terá ambientes envolventes e luxuosos. Ah, uma dica de ouro é prestar bastante atenção no momento de escolher a mobília, tudo bem? Os móveis e adereços necessitam estar de acordo com as cores e estilizações dos papéis paredes.

Desejamos que você tenha retirado inspirações do nosso post para fazer parte do seu cantinho tão especial. Temos certeza que se você seguir as nossas recomendações, os detalhes clássicos irão acrescentar a decoração refinada e elegante da sua casa.

E aí, gostou? Que tal compartilhar em suas redes sociais e ver o que os seus amigos têm a dizer sobre os papéis de parede do estilo clássico? Eles podem acabar auxiliando na busca pela opção perfeita!