Definir o estilo de decoração da nossa casa é sempre um desafio, não é mesmo? Ao mesmo tempo em que ele precisa traduzir de maneira harmoniosa as diferentes personalidades dos moradores da casa, também é importante que os elementos que compõem o espaço sejam capazes de transmitir tranquilidade e aconchego. Afinal, isso é o que mais desejamos encontrar em nosso lar!

A decoração candy color cumpre muito bem essa função! Utilizando uma paleta de cores associada a sensações de serenidade e romantismo, o estilo consegue agradar o gosto refinado dos adultos e o espírito alegre da infância e juventude.

Quer saber mais sobre o uso de candy colors na decoração de ambientes internos e externos? Confira o guia completo que o blog da Papel de Parede preparou para você. Ao final da leitura, você se sentirá mega inspirada e pronta para dar uma nova cara aos espaços que você pretende reformar. Vamos lá?

O que é decoração candy colors?

Definida pela escolha de uma paleta com tons pastéis, a decoração candy colors tem como proposta gerar ambientes que remetem à sensação de alegria, criatividade, acolhimento e romantismo. Mas não para por aí! A delicadeza dos tons pastéis é a medida certa para complementar outros estilos de decoração, estabelecendo um equilíbrio entre eles e criando um ambiente único.

Criada nos 1950 e se popularizando nas décadas de 1960 e 1970, a decoração candy colors surgiu como uma inspiração na doçura das sobremesas e suas cores suaves e divertidas. Na época, a relação com o mundo infantil criou a combinação perfeita entre este estilo de decoração e o gosto infantil.

Retornado em 2013 e se estabelecendo como forte tendência de decoração desde então, o estilo candy colors evoluiu de modo que também possa ser usado em ambientes com características mais maduras. Ou seja, a criatividade venceu a barreira das idades e agora a aplicação da paleta candy colors está se tornando cada vez mais democrática!

Quais são as candy colors?

Se traduzirmos literalmente, “candy colors” significa cores doces. Apenas com essa dica, já dá para imaginar que tipo de coloração iremos tratar, certo? Basta pensar nas cores dos cupcakes, bolos, marshmallows e biscoitos confeitados para saber que os tons pastéis reinam nesse universo! Portanto, temos a presença de tons suaves de amarelo, azul, rosa, verde e roxo como as mais frequentemente usadas na decoração candy color.

Um ponto importante sobre esta paleta está no aspecto “lavado” das cores escolhidas. Lembra que a inspiração original é a culinária de doces? Pois então, a saturação das cores utilizadas nas sobremesas é o detalhe marcante que torna a paleta candy color tão característica! A tonalidade deve apresentar baixo nível de brilho e intensidade, dando um aspecto de cor suave.

Tendo isto em mente, as possibilidades são enormes para brincar com a combinação de diferentes tons pastéis! Seja utilizando em papéis de paredes, móveis ou quadros, as candy colors são super versáteis! E para descobrir como utilizá-las da melhor maneira, vamos ao tópico mais aguardado!

Como usar candy colors na decoração?

Com um objetivo claro na cabeça e usando toda a liberdade e criatividade que você tiver à disposição, você terá condições de usar as belas candy colors em diferentes ambientes!

Esse estilo de decoração te permite destacar apenas um elemento no espaço, clarear ambientes pequenos e fechados, ou ainda distribuir a atenção por todo o espaço para criar uma sensação de fluidez entre os móveis, as paredes e os acessórios. Para isso, você pode:

  • Escolher vários tons pastéis e combiná-los entre si;
  • Destacar apenas uma candy color e harmonizar com cores neutras como cinza, branco e preto;
  • Usar as candy colors para suavizar o ambiente que possui uma cor de forte intensidade.

As três maneiras de usar candy colors na decoração que acabamos de citar podem ser aplicadas em diferentes espaços internos e externos, seja em residências, comércios ou escritórios.

O truque da originalidade do estilo candy colors está na habilidade de combinar as cores com sabedoria. Fique tranquila, o blog da Papel de Parede trouxe exemplos práticos de como fazer isso em vários ambientes!

Sala de estar

Aproveite a chance de reformar a sua sala de estar e teste seus novos conhecimentos sobre a decoração candy color! Se o espaço for pequeno, escolha um papel de parede em tom pastel para ampliar o lugar e garanta sofisticação com uma mobília branca.

Para deixar a sala mais moderna, há ainda a opção de aplicar a paleta candy colors em detalhes como almofadas, tapetes, cortinas e luminárias. Combine com uma parede de cimento queimado e você tem um ambiente contemporâneo e tranquilo para curtir a família e as visitas.

Cozinha

Tem combinação melhor do que usar uma paleta de cores candy colors na cozinha? Este é o ambiente perfeito para fazer das cores suaves o elemento acolhedor que toda cozinha precisa ter. Para quem ama uma pegada mais retrô, vale a pena investir no estilo candy color nas paredes, piso ou até mesmo na escolha dos eletrodomésticos. Há diversas opções de geladeira, por exemplo, que o modelo resgata a tendência dos anos 50!

Porém, se você é do time de apreciadores de estilos mais modernos, você pode aplicar a decoração candy color apenas nos armários, na mesa de jantar ou nas cadeiras. Enquanto isso, diversifique e amplie a paleta de cores usando materiais mais neutros e com design contemporâneo nos pisos e nas paredes.

Aproveite o post “Dicas para decorar sua cozinha simples de forma prática” do nosso blog e aprenda mais dicas para alcançar o projeto de decoração que você tanto deseja para sua cozinha!

Banheiro

Quer dar um toque mais delicado à decoração do seu banheiro ou lavabo? Escolha dois tons pastéis e combine a aplicação deles entre diversos elementos do ambiente. Você pode escolher um tom claro de rosa para as paredes e aplicar o amarelo bebê nos armários ou na banheira, por exemplo.

Outra opção é trazer a decoração candy color para as roupas de banho, enfeites sobre o gabinete, cestas organizadoras e prateleiras coloridas para deixar o banheiro mais divertido e harmônico.

Quartos

O estilo candy color pode ser usado em diferentes tipos de quartos, se adequando facilmente ao estilo e faixa etária de cada pessoa que utiliza o ambiente. Para quartos adultos, o segredo é combinar texturas como madeira e mármore para trazer elegância, enquanto a paleta de tons pastéis pode ser usada em cobre leito, travesseiros e papel de parede com estampa geométrica.

Já no quarto de visitas, vale investir nos tons de verde e azul junto com cores neutras para tornar o ambiente impessoal, mas com um estilo aconchegante. Há ainda a alternativa de trabalhar com a decoração candy colors nos acessórios do quarto para harmonizar com uma cor mais pesada no piso ou em uma única parede, como o cinza chumbo e o azul marinho.

Quarto para bebês

Vale destacar que a decoração candy color é perfeita para os cômodos que vão receber os pequenos! As várias tonalidades de cores pastéis são ideais para dar leveza ao ambiente.

Podemos considerar também que o estilo candy color estimula a criação de um lugar calmo e que transmita segurança a bebês e crianças, além de trazer a neutralidade de gênero que mamães e papais buscam quando não querem descobrir o sexo do bebê antes do dia do nascimento.