Foi-se a época em que as decorações bonitas e elegantes custavam os olhos da cara. Hoje em dia, as pessoas podem estabelecer ou renovar ambientes gastando muito pouco. Basta colocar a criatividade e o senso estético em prática usando alguns materiais acessíveis, como, por exemplo: papel de parede; madeira; garrafas; rolhas; caixas e muito mais. E o melhor é que dá para fazer todo o processo de decoração sozinho. Quer saber como? Então se ligue nas nossas dicas.

Decoração barata com materiais descartáveis

A imaginação e o bom gosto têm o poder de transformar até mesmo os materiais descartáveis. Na decoração dos espaços, tudo acaba sendo útil e bastante significativo. Você pode utilizar garrafas de vidro como verdadeiros vasos de flores naturais ou sintéticas – dá para decorar as garrafas com fitas de cetim ou ainda colocá-las dentro de bexigas grandes e coloridas.

garrafa com luzes pisca piscaSabe aquela garrafa de cerveja que você acaba jogando fora? Esse objeto também pode virar uma linda luminária – coloque vários pisca-pisca dentro de garrafa transparente ou colorida. O resultado é muito bonito e soma à decoração de todo tipo de ambiente.

E por falar em garrafas, as rolhas também possibilitam grandes decorações para os espaços. Você pode colar muitas rolhas com cola madeira até formar um desenho de coração. O objeto decorativo é indicado para preencher espaços nas paredes da sala ou dos quartos. Mais uma possibilidade é unir todas as rolhas para que elas deem o formato de um lindo cesto de frutas.

Decoração barata combinando temas com itens diversos

Os arquitetos e decoradores sempre recomendam que as decorações tenham uma temática. Isso ajuda a expressar o perfil e os gostos pessoais de homens e mulheres nos ambientes. E não há nada melhor do que ter uma casa ou escritório do nosso jeitinho.

papel de parede de madeiraUma excelente sugestão é combinar temas com utensílios baratos, como, por exemplo, a madeira. Dá para deixar as paredes mais bonitas e sofisticadas com modelos de papel de parede com textura e/ou cor de madeira. Além disso, os cômodos também precisam de móveis e objetos do mesmo tipo de material.

As sugestões são os paletes como sofás, mesa de centro ou ainda como suporte para jardim vertical. Já os caixotes servem perfeitamente para apoio de TV ou como prateleiras para guardar: livros, bonecas, ursos, revistas ou para simplesmente colocar vasos de plantas.

Decoração barata utilizando cores como recurso da decoração

papel de parede colorido geometricoUma ótima forma de economizar na decoração dos espaços é apostar bastante em cores. As paredes, podem ter tonalidades ou estampas diferentes a partir de modelos de papel de parede. Esse tipo de material tem fácil fixação, manutenção e ainda pode ser trocado sem nenhum tipo de transtorno. O papel de parede também é um item barato e completamente versátil, assim, dá para criar decorações bem diferentes para cada ambiente. A expressão das cores também deve vir de outros elementos, como: cortinas, carpetes, estofados, vasos, luminárias e muito mais. Procure priorizar sempre suas cores favoritas, mas cuidado para não sobrecarregar os ambientes apenas com um tipo de tonalidade. O ideal é usar, ao menos, dois ou três tons de cores.

Decoração barata: o poder das caixas

As caixas coloridas de papelão, madeira ou plástico fazem toda a diferença na decoração. As cores e estampas vivas chamam muita atenção e ainda deixam o visual muito mais alegre e moderno. O ponto mais legal é que essas caixas podem ser usadas em várias composições, tipo: em prateleiras, em cima de criados mudos, cubos de parede, mesas de centro e muito mais.

Os decoradores também indicam que as caixas tenham as mesmas cores ou tonalidades do papel de parede. As formas e o colorido precisam estar de acordo com o tipo de ambiente, ou seja, as caixas para o quarto das crianças devem ter cores mais suaves e desenhos educativos, enquanto aquelas para a sala podem ter formas mais abstratas e cores vibrantes.

Decoração barata combinando plantas e papel de parede

É claro que o papel de parede exerce grande função na decoração dos espaços. Mas é bom saber e lembrar sempre que um ambiente bonito e elegante, na verdade, depende de toda a composição.

papel de parede tijolo em sala com plantasAs plantas também tornam os cômodos muito mais bonitos e com aspecto de vivacidade, além disso, podem combinar com os modelos de papel de parede a partir de infinitas formas. Dá para apostar nos mesmos tons de plantas, flores e papel de parede ou ainda criar contrastes, como, por exemplo, parede mais clara com plantas verdes escuras. Uma opção é visitar a seção de papel de parede Floral ou sobre Natureza.

Você também tem a possibilidade de colocar as plantas em vasos no chão, em suportes na parede, em cima de móveis ou pendurar no teto. Para quem não tem muito tempo ou jeito para cuidar das plantinhas naturais, existem réplicas perfeitas de muitas espécies.

 

VEJA TAMBÉM!

07 segredos para deixar sua casa sempre aconchegante

Como deve ser o seu papel de parede segundo o Feng Shui?

Como escolher o papel de parede para quarto de casal