O Feng Shui é a ciência milenar originada na China que organiza o ambiente equilibrando a energia transmitida pelos objetos decorativos.

A energia que circula pela casa é chamada de chi e caminha livremente, por isso esta harmonização do ambiente envolve todos os itens que estão presentes no recinto, melhorando a energia através das cores, formas, iluminação e posicionamentos de cada objeto natural.

Para auxiliar na escolha do papel de parede, acompanhe a leitura e conheça o octógono fundamental do Feng Shui que norteia suas escolhas funcionando como bússola emocional.

Feng Shui no papel de parede, funciona?

A decoração de interiores não é simplesmente deixar tudo organizado, é colocar estilo e emoções dentro de cada objeto decorativo e saber que cada item colocado interfere na percepção do ambiente.

O papel de parede é fundamental e um dos motivos é por sua amplitude, já que predomina no espaço fisicamente, então sua influência na percepção visual é maior.

Entrar em local onde a decoração possui grafismos em forma geométrica de tons quentes comunica positividade e criatividade, além de indicar alegria e vivacidade.

Este ambiente alegre é bem-vindo em quartos infantis, por exemplo, já que estimula as crianças a brincarem, serem autênticas e procurar fazer coisas diferentes desenvolvendo a criatividade. 

Ba gua: a bússola da vida

Cada cômodo da casa está relacionado com um dos pontos cardeais. Observe as características do seu estilo e a aspiração desejada e as potencialize decorando sua casa com a ajuda do ba gua!

Caso não tenha um espaço completo para a aspiração, construa um cantinho da casa e coloque nele toda a inspiração necessária; pode ser um hall de entrada com um papel de parede suave para transmitir aconchego e agradabilidade.

As aspirações da vida são subdivididas no ba gua como pontos cardeais, representados como trigramas. Para que todos os oito pontos da vida sejam desenvolvidos, é essencial que tenha saúde; este é o pilar central do Feng Shui o qual utiliza os fundamentos do Yin Yang.

Conheça os 8 trigramas do Feng Shui

Trigrama é a combinação de três linhas contínuas ou quebradas. As linhas quebradas são representações do Yin, que transmitem quietude e receptividade; o Yang, por sua vez, é formado pelas linhas contínuas, constituindo a movimentação e a criatividade.

Cada um possui sua aspiração e sua relação com a natureza, assim como prega o Feng Shui, olha só quais são:

Sucesso – Fogo

Relacionamento – Terra

Criatividade – Lago

Amigos – Céu

Trabalho – Água

Espiritualidade – Montanha

Família – Trovão

Prosperidade – Vento

Todas as casas transitam dentro deste espectro, pendendo mais para um lado do que para o outro; ao alinhá-los com seus objetivos de vida, você sentirá toda a energia influenciando suas ações no dia a dia.

A relação das emoções com as cores do papel de parede

Usar papéis de parede alinhados com as cores da sua aspiração é fundamental para a energia do ambiente:

Criatividade, prefira a tonalidade do roxo já que este espectro inspira a imaginação e a energia de sonhador, brinque com as tonalidades suaves como lilás até o mais escuro do berinjela.

Natureza, para remeter ao natural escolha papéis de parede com tonalidades de verde já que inspiram harmonia e conexão com os elementos da terra.

Inovação, a principal referência são as empresas tecnológicas que utilizam o prata para mostrar que possuem estabilidade, além de representar a contemporaneidade e a evolução tech.

Tranquilidade, a matiz do azul claro é perfeita para o sentimento de aconchego e suavidade, remetendo sempre ao frescor da natureza e sua calmaria.

Alegria, opte por desenhos coloridos com amarelo pois esta cor causa a liberação do neurotransmissor que contribui para a sensação de bem-estar e felicidade. Assim como as outras tonalidades mais impactantes que transmitem otimismo e jovialidade.

Romantismo, é transmitido através da paleta de cores do rosa que simboliza graciosidade e ternura diferentemente do vermelho que inspira uma paixão mais sensual e excitação.

A energia transmitida durante o dia a dia das pessoas reflete como é o ambiente que ela vive; sabendo disso, preparamos um material completo sobre o dinamismo das tonalidades, confira a influência das cores no ambiente.

Decorar o ambiente é colocar toda a sua personalidade à vista, atribuindo ao ambiente toda a sua emoção sem usar palavras.

Desejar o sucesso e estar motivado a conquistá-lo a cada dia é a constância que você precisa para atingir seus objetivos e ter o ambiente favorável para que isso aconteça é essencial.

Acompanhe nossas atualizações de conteúdo para ter acesso a mais informações sobre o mundo da decoração e dos papéis de parede. Boa sorte e nos vemos no próximo post!