É muito comum que paredes, em casa com crianças pequenas, virem uma tela em branco para ser preenchida. O problema é que esses pequenos artistas acabam usando canetinha, giz, lápis de cor, dentre outros itens que tendem a deteriorar a pintura e deixar o ambiente com aspecto feio.

Longe de barrar a criatividade desses mini Da Vincis, há soluções simples e fáceis para tirar riscos das paredes. O mais legal é que a Papel da Parede trouxe as melhores ideias para você. Continue navegando conosco e conheça nossas dicas!

9 dicas fáceis e simples para tirar riscos da parede!

Crianças são um universo de criatividade, não é mesmo? Incentivar a produção dos pequeninos é uma ótima forma de garantir que a infância seja um momento cheio de possibilidades, alegria e muito aprendizado para a vida adulta.

Contudo, quando elas insistem em riscar as paredes da casa, nós esquecemos de todos os benefícios da criatividade e ficamos preocupados com os sinais de lápis, canetinha, giz e outros produtos, não é mesmo? Mas calma! Aqui no blog da Papel na Parede nós te ajudamos a resolver isso. Confira!

Como tirar tinta de caneta da parede?

Para tirar marcas de caneta da parede, antes precisamos pensar na cor da tinta que colore o espaço. Isso pois, há alguns produtos quem podem ser mais eficientes em paredes brancas, mas tendem a manchar a cor quando usado em locais coloridos.

Por isso, o melhor conselho que podemos dar é experimentar o produto antes, próximo ao rodapé, e verificar se haverá algum tipo de problema na cor da parede. Assim, além de garantir que os riscos saiam com facilidade, também nos precavemos contra possíveis manchas. Bacana, não é mesmo?

Conheça algumas dicas para tirar caneta da parede:

1 . Álcool

O álcool é um ótimo produto para tirar manchas de paredes mais claras, como branco, creme e off-white. Basta combinar um pouco do líquido em um pano macio e esfregar o local em que o risco está. O mesmo processo também pode ser usado no caso das canetas esferográficas, porém pode levar mais tempo e uso de álcool.

2 . Bicarbonato de sódio com detergente

O bicarbonato de sódio é outro produto muito eficiente na limpeza das manchas de tinta de caneta. Nesse caso, você irá precisar de um recipiente pequeno e adicionar uma porção generosa do pó.

Após isso, inclua detergente até obter uma mistura pastosa. Agora basta aplicar na parede e retirar com uma esponja macia. Se os ricos forem muito antigos, espere a solução agir por alguns instantes.

Como limpar lápis de cor da parede?

Os lápis de cor estão entre os utensílios mais usados pelas crianças para riscar paredes. Com são acessíveis, macios e coloridos, tendem a chamar atenção e, em qualquer virada de costas dos pais, está lá o pequeno ou pequena fazendo gravuras na parede. Ainda bem que temos soluções super fáceis para retirar os riscos depois. Veja:

3 . Sabão

O bom e velho sabão também é um ótimo produto para tirar lápis de cor da parede. Ele funciona melhor em paredes brancas, pois pode comprometer o tom em cenários coloridos – pense nisso! Para usá-lo, basta umedecer um pano ou esponja macia, aplicar o sabão e esfregar levemente até que os riscos saiam.

4 . Limpador multiuso

Limpadores multiuso também são ótimos para tirar marcas de lápis de cor da parede. Para usá-lo basta aplicar diretamente no local e fazer movimentos circulares com uma esponja ou pano macio. Espere o produto agir por alguns instantes até retirá-lo – o tempo pode variar de marca para marca.

5 . Pasta de dentre branca

A pasta de dente, além de ser ótima para tirar riscos de canetinha, é um ótimo produto para limpar lápis de cor das paredes. Basta aplicar uma porção suficiente no local e esperar o produto agir. Após, basta retirar a solução com um pano ou esponja macia.

6 . Sabão de coco

Para usar o sabão de coco na limpeza de lápis de cor basta passar o produto na região riscada e esperar a ação acontecer. Como ele é de origem mais natural, talvez seja necessário aplicar mais de uma vez. Justamente por isso é uma solução adequada para paredes coloridas.

Como tirar giz de cera da parede?

Um dos produtos que mães e pais reclamam de tirar da parede é o giz de cera. Como ele é pastoso e muito pigmentado, tende a marcar as parede de forma mais evidentes e, em alguns casos, acabar manchando a pintura. Mas calma! Nós também te ajudamos com isso!

7 . Bicarbonato de sódio + esponja de cozinha

Um ótima solução para retirar giz de cera da parede é a aplicar de bicarbonato de sódio com uma espoja de cozinha. Para isso, basta colocar uma colher do produto na esponja e, logo na sequência, esfregar a região riscada em movimentos circulares.

Feito isso, agora é preciso retirar o produto. Basta usar um pano macio umedecido em água morna, pois ela ajudará a não deixar manchas na parede. Esse passo a passo também é eficiente em superfícies de madeira, plastificada ou cerâmica. Dica de ouro, não é mesmo?

Como tirar manchas de caneta hidrocor da parede?

Apesar de parecer um caso perdido, os riscos com caneta hidrocor também podem ser retirados da sua parede. Nesse caso, você irá precisar de um pouco mais de paciências, mas no final os sinais irão sumir e a parede voltará a ficar limpinha.

8 . Pasta de dente branca + água quente

Nessa dica você irá precisar recuperar a pasta de dente branca mais uma vez! Porém, nesse caso, ao invés de aplicá-la diretamente no local, deverá misturar em água quente até obter uma solução mais líquida. Após isso, basta passar na parede em movimentos circulares e deixar agir por pelo menos 5 minutos. Depois é só retirar com um pano umedecido em água limpa.

E se nada disso funcionar?

Bem, se mesmo depois de todas essas soluções os riscos não saírem, daí talvez seja hora de pensar em mudar a cor da parede. Nesse caso, você pode investir em uma tinta colorida ou até mesmo da cor original. Além disso, os papéis de parede também são ótimas soluções para garantir um ambiente renovado e elegante. Pense nisso!

Melhor do que pensar em formas de limpar paredes riscadas pelas crianças, que tal investir em soluções eficientes para um ambiente em que elas possam riscar a vontade e deixar a criatividade correr solta? Na sequência, confira nossas dicas para evitar que os artistas mirins sujem a parede!

3 dicas para evitar que as crianças sujem a parede

Existem soluções práticas, fáceis e de baixo custo que podem te ajudar a evitar que as crianças risquem as paredes de casa e, ainda de quebra, promova um ambiente que instiga a criatividade infantil. Quer ficar por dentro de todas elas? Fique conosco e veja logo abaixo:

1 . Tinta lousa

A tinta lousa é uma alternativa fácil e com ótimo custo benefício, pois basta escolher uma cor fosca escura e aplicar na parede escolhida. Para isso, além do produto, também irá precisa de pinceis, rolos e um recipiente para depositar a tinta. Além disso, também vale a pena forrar o ambiente para não correr o risco de manchar o chão.

2 . Adesivo lousa

Um solução super prática e que faz o mesmo efeito da tinta lousa é o adesivo lousa. Além de ser mais fácil de aplicar, ele também não faz sujeiras. Para aplicá-lo, aqui mesmo no blog, nós temos um conteúdo que pode te ajudar. Passe por lá depois e veja como aplicar papel de parede sem bolhas e outras imperfeições.

3 . Lousa de madeira

Agora, se não é necessário um espaço grande para os desenhos dos seus filhos, que tal investir em uma lousa de madeira. Fácil de encontrar, você pode achar em lojas multiuso, papelarias e até mesmo em alguns supermercados. Não é incrível?

E aí, o que achou de todas essas dicas? Bacana poder promover a criatividade das crianças e ainda conservar as paredes de casa sempre limpas e bonitas, não é mesmo? Sabe esse conteúdo que você acabou de ler? Aqui no blog da Papel da Parede nós trazemos toda semana muitos outros como ele! Continue por aqui e conheça mais dicas!

Ah, e por falar em dicas práticas, nós temos um conteúdo que pode te interessar. Vem conosco e conheça soluções de decoração para quem mora em casa alugada. Te vejo por lá!