Os papéis de parede que encontramos hoje em dia possuem cores e estampas lindas, não é mesmo? Com tantas opções, parece impossível escolher uma estampa só para decorar as paredes de casa.

Temos uma boa notícia: é possível fazer combinações incríveis com diferentes estampas de papel de parede!

Com essas combinações, quase sempre é possível adicionar um toque de cor e criatividade na medida certa em suas paredes, tornando elas o destaque da sua decoração. E o melhor: daquele jeito fácil e econômico que quem decora com papel na parede ama!

As possibilidades são imensas: podemos misturar duas estampas completamente diferentes, ou uma mesma estampa em diferentes cores e criar um visual harmonioso. Também é possível combinar os papéis de parede listrados com outros de padrões variados.

Em todas essas situações, a combinação de dois papéis de parede certamente será protagonista da decoração, avivando a parede e adicionando personalidade ao ambiente. Mas é preciso atenção em alguns pontos para não combinar errado. Você sabe quais são?

É para te ajudar a combinar diferentes estampas de papel de parede que fizemos este conteúdo. Continue a leitura e descubra aqui como fazer os melhores arranjos:

5 dicas para combinar estampas de papel de parede

Além de escolher os papéis de parede que combinam com os móveis, com a decoração da sua casa e com todo o ambiente, se for combinar duas estampas de papel de parede é preciso se certificar de que essas duas “conversam” também.

E, embora a ideia de combinar duas estampas na decoração possa parecer fora do comum, é possível, sim, fazer combinações charmosas, elegantes e harmonia seguindo algumas dicas – confira as sugestões do blog Papel na Parede:

  1.  Tenha uma paleta de cores

Você pode escolher as cores mais vibrantes e contrastantes, como um vermelho vívido e um verde bastante chamativo, ou as harmoniosas e complementares, como o laranja e o amarelo.

O importante é definir uma paleta de cores: o conjunto de tons – que sejam harmoniosos entre si – para construir a sua decoração. Essa paleta vai além das cores dos papéis de parede, pois valem também para os outros itens na sala que vão ajudar a completar a harmonia no ambiente.

Na internet é possível encontrar ferramentas que auxiliam na definição de paletas equilibradas. Sites de busca como o Google Imagens e o Pinterest te possibilitam navegar pelas opções e encontrar paletas prontas que te agradem!

Definindo as cores do seu projeto o horizonte de opções diminui, o que te ajudará a manter o foco na procura de estampas que realmente se misturem bem. Assim, a margem de erros diminui – e a de satisfação aumenta.

Os papéis de parede podem ainda ter múltiplas cores, algumas fora da paleta. O essencial é se certificar de que as cores dominantes em ambas as estampas sejam compatíveis. Assim, quando unidas na parede, as duas serão mais agradáveis aos olhos de quem observa.

  1.  Use papéis de parede de mesmo material

A sua combinação de dois ou mais papéis de parede na decoração pode ser frustrada se escolher por papéis de materiais muito diferentes. Isso porque a diferença de texturas, de espessura e de acabamentos pode ser gritante e não harmonizarem quando estiverem lado a lado.

Por esse motivo, defina um único material para decorar a parede e se certifique de comprar os dois papéis nesse mesmo material. Uma dica é fazer a compra em um mesmo fornecedor, o que diminui as chances de erro.

Na escolha de material, é importante se atentar ao ambiente em que essa aplicação acontecerá. Os papéis de parede para o banheiro, para a cozinha, para o espaço de churrasco e outros ambientes semelhantes precisam ser resistentes à água e gordura.

  1.  Combine a mesma estampa em cores diferentes

Uma opção bastante segura e equilibrada é fazer a combinação de papéis de parede com tons diferentes e de mesma estampa.

Dessa forma, é possível, inclusive, fazer criações com mudanças super contrastantes de cores, mas que, ainda assim, caem bem juntas esteticamente. Mas não se engane: mesmo com os padrões semelhantes, é essencial se ater às cores da paleta da mesma forma.

  1.  Estampas em diferentes escalas

Quando falamos da combinação de estampas, a variação de escalas é uma ótima forma de trazer a harmonia entre combinações – ou seja, o tamanho dos padrões na estampa de cada um deles.

No momento de escolher as diferentes estampas, preste atenção na escala das duas. Você pode escolher uma estampa de escala maior, com figuras maiores, e combiná-la com outra mais contida, com padrões menores.

Nesse tipo de combinação, uma ideia legal é a de aplicar o papel de parede com estampa de grande escala em uma parede e, na parede contrária, colocar o outro de escala menor. Essa montagem trará um bom contraste, ao mesmo tempo que garantirá certo equilíbrio na decoração.

  1.  Combine listras ou formas geométricas com figuras

Nossa última dica é uma possibilidade que também pode ser bastante harmônica e garantir um visual moderno em sua decoração.

A dica, aqui, é misturar os papéis de parede listrados ou com desenhos geométricos, como os xadrezes, quadriculados ou poás com papéis de desenhos mais significativos e artísticos, como as estampas florais, as de folhas, de animais e outras temáticas.

O combo papel de parede de tijolos + estampa floral, ambos seguindo a mesma paleta, pode transformar o ambiente. Outra mistura bastante famosa é das estampas florais com os padrões listrados, que são bastante harmoniosos.

Viu só como existem possibilidades? Com essas dicas esperamos ter deixado mais fácil para você essa missão de combinar as estampas que decoram sua parede. Para mais dicas sobre decoração e sobre o uso de papel de parede, você conta com o nosso blog. Continue sua leitura e aprenda sobre como fazer a aplicação do papel de parede da forma correta.