Morar em casa alugada é realidade de muitos brasileiros e, por a residência não ser própria, parte de decoração fica um pouco mais limitada, afinal, ninguém quer ir muito além e um dia ter de entregar sua decoração, ou ter despesas depois para tapar buracos e desfazer suas instalações.

Mas é tão bom morar em um ambiente bem decorado que, pensando nesse dilema de muitas famílias, preparamos uma série de ideias de como decorar casas alugadas de forma criativa e econômica. Então continue lendo nosso post para ficar por dentro das principais dicas!

Afinal, como decorar uma casa de aluguel gastando pouco?

Para poder modificar a decoração das casas alugadas é necessário uma boa e longa conversa com os proprietários, certo? Portanto, não é possível realizar qualquer mudança que “der na telha”. Porém, mesmo com algumas limitações, você pode transformar o ambiente, deixando-o surpreendente.

Confira algumas das possibilidades:

1 – Pintura: escolha a parede ideal

Sim, você pode pintar e decorar as paredes de casa, mas como dito antes, é preciso comunicar o dono do imóvel. Então, certifique-se que a pintura está liberada e, só assim, escolha os locais que irão receber a nova tonalidade. Isso fará com que o ambiente fique com um visual diferente, mesmo sem mudanças drásticas.

Tenha sempre em mente qual é o estilo que você deseja seguir. Por exemplo, tons mais claros são perfeitos para lugares que se identificam com aparências minimalistas ou clássicas.

2 – Papel de Parede: sua casa com seu estilo

Essa é a alternativa perfeita para quem deseja zero dores de cabeça ao decorar o espaço com elegância, sofisticação e requinte. Isso porque os papéis de parede são de fácil instalação e podem ser retirados a hora que você bem entender, seja para trocar a estampa e padronagem ou retirá-lo porque irá mudar de residência.

Além disso, são alternativas que não danificam as paredes e agregam muito estilo aos diversos cômodos de sua casa. Então, aposte sem medo nessa oportunidade decorativa!

3 – Adesivo: tendência de decoração

Assim como na opção anterior, os adesivos são sempre bem-vindos em locais que necessitam de estilizações. Eles também são de fácil aplicação e podem ser retirados quando for preciso. Além do mais, são opções delicadas, que ficam belíssimas se você deseja dar um toque a mais em sua decoração.

Seja por meio de frases, ilustrações ou padronagens, os adesivos oportunizam que o ambiente seja renovado a partir de pequenos esforços, mas grandes resultados visuais. E há quem diga também que os adesivos são escolhas para atrair o pensamento positivo!

4 – Móveis com Rodinhas: práticos e versáteis

Os móveis com rodinhas são alternativas práticas e versáteis, uma vez que eles podem ser movidos de um local para o outro. Dessa maneira, há a possibilidade de mudar a mobília de acordo com a vontade para compor espaços diversificados e únicos.

Coloque-os aqui ou ali, tenha uma nova distribuição de artigos e, consequentemente, deixe o local do jeito que preferir apenas com pequenas modificações.

5 – Piso Sobre Piso: sem “quebra-quebra”

O piso sobre piso é muito utilizado em casas alugadas, já que são itens que podem ser retirados quando você for mudar de moradia. O padrão mais utilizado é o famoso “piso vinílico”, que dispõe de inúmeros pontos positivos, sendo um deles a variedade de texturas e a facilidade no momento de limpar.

Além disso, ao optar por esse tipo de piso você não terá que lidar com todo o “quebra-quebra” das grandes e inacabáveis reformas.

6 – Plantas: fique mais próximo da natureza

As plantas dentro de casa estão super em alta, visto que as folhagens possuem a potencialidade de nos aproximar da natureza. É uma maneira econômica de revestir seu local com vivacidade e detalhes fantásticos que ressaltam a ornamentação da residência.

Procure saber quais são as espécies que melhor se adaptam a ambientes fechados, já que existem plantas que não sobrevivem nesses espaços.

7 – Almofadas: decoração com cores e texturas

Cor, tons e muita diversidade, é assim que as almofadas podem auxiliar na decoração da sua residência. Elas são as opções perfeitas para quem gosta de mesclar cores e texturas, seja no sofá, nas poltronas ou cantinhos destinados à leitura e relaxamento.

Escolha variadas estampas, tonalidades e tamanhos para que haja uma diferenciação desses itens nos mais diferentes ambientes.

8 – Luminárias e Lâmpadas: a luz transforma o ambiente

Por fim, não deixe de adquirir lâmpadas e luminárias que podem fazer total diferença no momento de realçar os adereços escolhidos. Aliás, um bom projeto luminotécnico tem o poder de transformar toda a atmosfera de um determinado ambiente.
Assim, não esqueça das luzes e aposte em artigos capazes de reacender a ornamentação de toda sua casa.
Viu só como é possível deixar sua residência alugada incrivelmente decorada sem gastar muito e sair do orçamento? Além disso, as alternativas que citamos aqui no site pode ser feitas sem muito desgaste e conversas com os proprietários, já que são simples e versáteis.
O que achou deste post? Compartilhe em suas redes sociais e divida essas e outras ideias com os seus amigos!