DICAS E TENDÊNCIAS

Como combinar papel de parede 3D

Por 26 de abril de 2017 julho 27th, 2018 2 Comentários

A tendência do papel de parede é talvez uma das maiores desde quando a decoração passou a ser mais democrática nos tempos modernos.

Com alta procura pelo grande público, facilidade de aplicação, boa durabilidade, baixo custo de aquisição e uma enorme variedade de opções, ficou fácil para quem quer renovar o ambiente buscar este tipo de decoração.

Um dos tipos que mostra o poder da variedade e do estilo é o papel de parede 3D. Com um efeito único e resultados cheios de personalidade, esta opção vem sendo a escolha de muitos decoradores para trazer novos ares para ambientes domésticos, profissionais e também comerciais. Além das escolhas óbvias que fazem o papel de parede ser prático, há também um charme adicional que o efeito tridimensional proporciona e é aqui que você vai aprender o que levar em consideração na hora de montar sua decoração utilizando o papel de parede 3D.

Principais características do papel de parede 3D

Papel de Parede Capitone Preto Corium Vinilico

O que diferencia o modelo é a sua combinação de formas e sombras presente em suas estampas e desenhos que tornam o papel de parede com efeito de três dimensões, acrescentando profundidade em sua textura. O resultado na verdade é quase uma “ilusão de ótica” que pode proporcional experiências diferentes em um recinto.

O grande “barato” do papel de parede 3D é proporcionar a sensação de que a parede possui uma profundidade diferente do convencional, tornando o cômodo um cenário que foge do habitual. Obviamente, a variedade de papeis de parede de 3D combinando com outros fatores resulta em diferentes percepções, mas, no geral, é uma decoração que brinca com nossa percepção, formando decorações para lá de interessantes.

Estilos de papel de parede 3D

Papel de Parede Autocolante Geométrico 3D branco Papel de Parede Autocolante Geométrico 3D Cinza e Preto Papel de Parede Autocolante 3D Flores

Na hora de escolher o papel de parede 3D é preciso se decidir acerca da grande variedade de formas que caracterizam o efeito tridimensional. Assim como outros tipos de variações como a textura, o xadrez ou até mesmo os chamados “papéis de parede lisos” de uma só cor, as opções de cubos, círculos, imitações de estofados, formas abstratas diversas, flores e muitos outros.

Cada uma das opções de papel de parede 3D, por si só, gera um resultado quando aplicada na parede. Agora, imagine as muitas possibilidades de decoração quando se junta o desenho com outros móveis, objetos e iluminação.

Essa gama de possibilidades, algumas vezes, até assunta algumas pessoas, que recorrem aos profissionais de decoração para conseguir atingir o objetivo no redesenho do ambiente. Quem necessidade de um resultado muito específico, como, por exemplo, ambientes comerciais e decorações de escritórios e empresas, pode apostar na contratação de um decorador profissional para orientar sobre o que pode não ou não ser combinado com o papel de parede 3D.

Já quem busca algo mais modesto, porém com resultados positivos, deve saber dosar cores e contrastes para que a decoração seja suavemente combinada, sem criar rupturas em formas ou iluminações. Uma das principais saídas para um bom resultado é saber “controlar” as cores do ambiente junto a acessórios que já fazem parte do lugar, resultando na harmonia dos itens segundo o objetivo – e lembre-se que harmonia não significa tudo da mesma cor, mas sim, tons que combinam e contrastes agradáveis.

O que combina com o papel de parede 3D

Para conseguir responder essa pergunta com propriedade, duas coisas devem ser levadas em consideração: a primeira é qual o ambiente em que o papel de parede 3D está sendo aplicado e, segundo, qual a intenção do proprietário ou decorador na escolha uma desses papeis.

Papel de Parede 3D

Tendo isso em mente, tudo o que faz parte do ambiente pode influenciar na harmonia. Num quarto, lençóis, fronhas de travesseiros, criado-mudo e até mesmo a vidraça da janela pode alterar o resultado da aplicação, enquanto, numa cozinha, eletrodomésticos e até mesmo toalhas e talheres potencializam (ou condenam) o resultado.

Outro fator importante é a iluminação. A direção da luz será responsável por ressaltar ou minimizar o efeito tridimensional de alguns modelos de papel de parede 3D, por isso leve em consideração a direção do desenho. Em alguns casos, essa preocupação pode ser até ignorada.