DECORANDO A PAREDE

Dica de decoração: como colocar quadros na parede?

Por 4 de agosto de 2021 Sem comentários

Como colocar quadros na parede: 4 opções para decoração

Enfeitar os ambientes com quadros é uma belíssima opção de decoração, afinal, eles aprimoram o ambiente e dão muito requinte com pouco esforço. Por isso, elencamos algumas dicas de como colocar quadros na parede de maneira simplificada.

1. Velcro

Vamos começar com uma opção bem peculiar, pois muitas pessoas ainda não sabem que podem usar o velcro para colar quadros.

Primeiramente, esse é um recurso muito utilizado por quem mora em apartamentos e casas alugadas, tudo porque os furos feitos na parede podem causar muita dor de cabeça quando finalizar o contrato ou precisar entregar a propriedade.

Então, para evitar qualquer falatório futuro, compre o velcro e o utilize para fixar seus quadros. Lembrando que ele é uma ótima opção para objetos decorativos não muito pesados, ok?!

Para instalar com esse modelos basta seguir os seguintes passos:

  1. Pegue o par de velcro e posicione-o no quadro;
  2. Depois, coloque o quadro na parede para identificar a posição;
  3. Se gostou, é só retirar a proteção que fica atrás dos velcros e cola-los no quadro primeiro;
  4. Por fim, retire a proteção dos velcros que vão entrar em contato com a parede;
  5. Cole o quadro na posição desejada.

Repare que não é necessário desgrudar um velcro do outro, pois isso apenas pode causar confusão e transtorno. Fixar o velcro primeiro na parede apenas aumenta as chances de posicionar errado, a não ser que você tenha tudo marcado – largura e altura do quadro – e habilidade para demarcar na parede, aí é outra história!

Mas se esse não é o seu caso, siga o passo a passo que fizemos para você e desfrute da praticidade!

Vale ressaltar que 4 velcros suportam até 1 kg. É suficiente?

2. Fita Dupla Face de espuma

Nossa segunda sugestão é a utilização da fita dupla face de espuma, também é chamada de fita banana.

Esse tipo de fita é ideal para decorar os ambientes com quadros leves e sem precisar fazer furos na parede. Na verdade, segue a mesma linhagem da anterior, evitar problemas futuros e facilitar a decoração.

Inclusive, é super fácil para instalá-la, olha só:

  1. Limpe a superfície do quadro com uma flanela, a fim de não deixar nenhuma impureza ou umidade;
  2. Repita o processo sugerido anteriormente, na parede;
  3. Em seguida, cole a fita banana em duas laterais opostas do quadro;
  4. Agora, se for um quadro decorativo mais pesado, é interessante fixar em todos os lados;
  5. Basta retirar a proteção e aplicar na parede, pronto!

Aliás, escolha com sabedoria as fitas dupla face. Algumas tem a capacidade de suportar até 5 kg a cada 15 centímetros e, outras mais simples, aguentam até 1 kg a cada 30 centímetros.

Nós te avisamos que era fácil! É muito importante renovar os ares da casa com elementos decorativos. Se não tem familiaridade com o assunto, nós te convidamos a ler o seguinte post: como mudar a energia da casa com decoração? Nele nós abordamos a importância desses elementos no seu bem-estar.

3. Ganchos adesivos

Até parece que nós gostamos de acessórios adesivos, não é mesmo? Afinal, eles realmente são os mais práticos.

Com certeza vocês já viram estes modelos sendo utilizados para outras funções como porta-chaves e até utensílios de cozinha. Porém, nós destacamos um modelo em especial, o gancho adesivo para pendurar quadros.

Eles possuem muitas variações de tamanhos, isso proporciona maior confiança na instalação de quadros com peso intermediário. Vale ressaltar que cada tipo de gancho aguenta segurar um determinado peso, por isso, sempre leia na embalagem o quanto ele suporta.

Uma dica: pese o quadro antes de comprar o gancho, assim você compra o modelo certo. Se for um quadro mais largo, que exige dois ganchos, não precisa se preocupar em “pegar um mais forte para garantir”. Pois, o peso é distribuído entre os acessórios.

Agora, se o quadro precisa de apenas um, fica a seu critério! Teria necessidade de comprar um mais forte caso o quadro seja posicionado em um local de grande circulação – vai que alguém esbarra, não é mesmo? Mas fora essa situação exclusiva, não tem necessidade. A cola adesiva é de alta fixação.

Para utilizar o gancho é muito prático, veja:

  1. Depois que comprar o modelo adequado, posicione-o na parede para entender como ficará;
  2. Em seguida, faça uma marcação bem leve com um lápis no local escolhido;
  3. Posteriormente, retire a proteção e cole o gancho na parede;
  4. Agora, é só posicionar o quadro.

Os ganchos tem a capacidade de suportar de 3 a 5 kg, tudo depende do modelo. Super prático, não é verdade?

4. Prego ou parafuso

Você deve estar se perguntado: “Não posso usar os acessórios de instalação anteriores para fixar quadros pesados?” Olha, poder até pode, mas a quantidade que irá precisar investir é maior, portanto não compensa.

Em alguns casos não é possível fugir do prego ou do parafuso. Isso se deve ao fato do quadro ser muito pesado – as vezes é necessário usar bucha.

Então, é interessante pesar o quadro antes e ver qual a melhor opção. Pregos e parafusos são essenciais quando o objeto passa de 5 kg.

Para esses casos, siga essas dicas:

1. Parafusos e buchas são para quadros pesados, portanto é fundamental que você utilize uma furadeira para fazer o furo na parede e preparar o suporte. Lembrando, nessa situação o furo precisa ser reto.

2. Já para fixar com pregos, é preciso deixá-lo levemente inclinado, obviamente, no sentido oposto ao do quadro. Logo, ele ficará com a cabeça levemente para cima.

E aí, preparada para decorar a sua casa? Então, aprenda a fazer decoração com quadros e renove seus ambientes!

Nos vemos no próximo post!