Normalmente, ambientes fechados tendem a ser escuros devido à falta de iluminação natural. Por isso, é necessário utilizar alguns truques de decoração que possibilitem a transformação do espaço em algo mais aconchegante e confortável.

Quanto a isso, alguns fatores fazem toda a diferença para que o cômodo transmita a sensação de iluminação, mesmo com pouca luz disponível. Pensando nisso, nós viemos apresentar 8 dicas sobre como clarear ambientes fechados, para que você elabore um ambiente bem aconchegante.

Continue lendo para saber mais sobre cada um dos truques que são possíveis de serem feitos em sua casa!

Clareando seu ambiente

Um lugar iluminado de forma inteligente apresenta aspectos encantadores a serem visualizados pelos indivíduos que moram no lugar. Portanto, é essencial traçar estratégias para que os locais fechados, ou seja, sem muita iluminação natural, tenham destaque por meio de técnicas decorativas que formulam a ilusão de espaços mais claros e abertos.

Confira agora os 8 truques interessantes para clarear o seu ambiente:

1 – Use e abuse de tons claros

Lugares fechados dispõem de tons mais escuros, uma vez que a iluminação que vem de fora não agrega a esses ambientes. Logo, usar e abusar de colorações mais claras oportuniza sensações de amplitude no espaço.

Portanto, pinte o teto e as paredes de tons mais claros, como o branco. Quanto ao piso, o ideal é que ele também mantenha uma linha de revestimentos com colorações claras, assim como os móveis. Isso irá criar a ilusão de um local com mais iluminação.

2 – Faça uso de espelhos

Sem dúvidas, os espelhos são um grande aliado para aqueles que desejam criar a sensação de estar em ambientes maiores e com mais claridade. Dispor esse tipo de decoração refletora em seu cômodo permite a valorização da profundidade, uma vez que as superfícies espelhadas promovem noções de abrangência.

Inclusive, quanto maior for o espelho, maior será a impressão de amplitude no local. Além disso, quando acomodados em lugares estratégicos, é possível identificar o realce da iluminação, fazendo com que o cômodo fique mais claro do que realmente é.

3 – Opte por móveis menores

Ambientes fechados, em sua maioria, são pequenos. Sendo assim, a escolha por móveis menores permite que os indivíduos passem por esses locais sem muitas dificuldades.

Se pensarmos em uma sala com dimensões reduzidas, por exemplo, é necessário levar em consideração o tamanho disponível para passagem de pessoas entre a TV e a mesinha de centro.

Dessa forma, é preciso dispor móveis um pouco menores para que o acesso ao local seja feito de maneira fluida, sem que seja necessário dar muitas voltas ou se apertar para ir de um ponto ao outro. Além do mais, esse tipo de escolha também permite a otimização de espaço, o que fornece, mais uma vez, a percepção de um cômodo extenso.

4 – Utilize papéis de parede

Os papéis de paredes são ótimos aliados quando o assunto é clarear ambientes, isso porque existem inúmeros modelos desses produtos disponíveis à nossa escolha. Muitas das opções são capazes de transformar os cômodos, tornando-os mais iluminados quando o material é aplicado estrategicamente, especialmente quando o papel de parede é combinado com tintas sólidas.

A dica aqui é a seguinte: escolha uma parede para que o papel seja colado, enquanto as demais permanecem com o padrão de tintura lisa, de preferência com tonalidades brancas. O ideal é que o papel de parede tenha texturas diferenciadas, como as opções 3D. Porém, é importante que ele não seja escuro, visto que desejamos manter a luminosidade no local.

5 – Utilize pontos de luz natural nos cômodos

Caso o seu ambiente disponha, mesmo que pouco, de alguma incidência de luz natural, aproveite-a. Esse tipo de iluminação consegue captar a essência do local sem muitos esforços. Então, adquira cortinas adequadas e as posicione de forma assertiva sobre as janelas, sempre pensando em deixar o cômodo o mais claro possível.

Com isso, você vai presenciar mudanças visuais surpreendentes, que acontecem devido ao abraço que a luz solar emana dentro do ambiente.

6 – Disponha plantas no local

As plantas são elementos naturais que lembram a natureza, não é mesmo? Portanto, é uma maneira incrível de trazer para dentro das residências os sentimentos que temos ao estar em contato com a natureza. É claro que não é uma maneira direta de clarear o espaço, porém as folhagens oxigenam o local, tornando-o mais leve e fresco.

Essa percepção é a que transmite a sensação de bem-estar, mesmo em ambientes fechados. Além disso, a escolha de vasos em acrílico é bastante proveitosa, já que é um material refletor, assim como os espelhos. Portanto, a função de ampliar o ambiente vai estar presente até mesmo nesses pequenos detalhes.

7 – Adote o estilo minimalista

Para ambientes fechados e menores, não há nada melhor que adotar o estilo minimalista, que corrobora a ideia do “menos é mais”. Nesses casos, os elementos são escolhidos com muita inteligência e perspicácia, uma vez que os poucos artigos adquiridos devem ser completamente funcionais.

Por meio do minimalismo você terá a sensação de um ambiente amplo, com poucas informações saltando diante dos seus olhos e mais espaço útil para a iluminação ser percebida.

8 – Distribua de maneira correta as luzes artificiais

É claro que não poderia faltar nessa lista os itens mais importantes para clarear salas, quartos e outros cômodos fechados. As luzes artificiais renovam o lugar, visto que é a partir delas que o espaço ganhará forma devido a iluminação.