DICAS E TENDÊNCIAS

Como aplicar papel de parede em parede rugosa? Confira!

Como aplicar papel de parede em parede rugosa? Entenda!

Os papéis de parede são elementos de decoração que garantem versatilidade e beleza para as paredes de um ambiente. São tão fáceis de serem aplicados que nós mesmos podemos executar o procedimento. Mas e quando nosso desejo é acabar com aquela parede de grafiato, por exemplo?

Eis que a famosa pergunta surge: como aplicar papel de parede em parede rugosa? Pois é, nesse caso, por conta dos relevos típicos de propostas com texturas, acaba sendo um pouco mais complicado – mas não impossível! Pensando nisso, nós elaboramos um guia para te ajudar aplicar papel de parede em parede rústica!

Quer ficar por dentro? Confira na sequência com a Papel na Parede!

É possível colocar papel de parede em parede com textura?

Assim como em qualquer tendência decorativa, os papéis de parede passaram por um tempo longe dos holofotes de decoradores e entusiastas da decoração. Nesse meio tempo, outras formas de decorar a parede começaram a surgir e foi aí que as texturas ganharam destaque.

Entretanto, como são trabalhosas, acumulam sujeira e ficam fora de moda, os papéis de parede ressurgiram como uma solução, não somente bonita, mas extremamente versátil, graças a infinidade de temas que podem proporcionar.

Foi aí que as pessoas começaram a se questionar se era possível aplicar papel de parede em paredes com aspecto áspero. Bem, nós te respondemos que sim! Não somente é possível como, dependendo da textura usada, pode ser feito de uma maneira bastante simples!

Como colar adesivo em parede áspera?

De forma geral, o mais indicado é fazer a aplicação do papel de parede em superfícies lisas e livres de imperfeições. Contudo, nos casos de paredes com textura e grafiato, que possuem aspecto áspero e bastante desnivelado, é necessário adotar algumas medidas para fazer com que essas ondulações deixem de existir.

A mais comum delas, e que certamente você já deve ter pensado, é passar massa corrida suficiente para uma cobertura nivelada e, após, efetuar o lixamento para deixá-la com aspecto refinado e liso. Realmente, esse é o jeito mais eficiente de garantir a aplicação correta do papel de parede e fazer com que ele dure por mais tempo.

Entretanto, quando não temos tempo ou estamos com o orçamento apertado, aplicar um papel de forro pode ser a solução! Como assim? O papel de forro é usado como um papel de parede, porém com aplicação no teto, sabe?

Eles possuem gramatura mais alta, portanto são mais grossos e capazes de cobrir as texturas. E como funciona como um papel de parede comum, pode ir nas paredes de nossas casas sem problema. Nesse caso, é aconselhado escolher um papel de forro neutro, sem desenhos, para que não interfira no papel de parede que você deseja aplicar!

Para te ajudar, nós preparamos um passo a passo sobre como preparar a parede texturizada para receber tanto o papel de forro quanto o papel de parede! Quer entender mais? Confira na sequência!

Como aplicar papel de parede em parede texturizada? 5 Passos simples!

Como falamos anteriormente, aplicar papel de parede em parede texturizada é possível, inclusive, nossa sugestão foi incluir o papel de forro como uma segunda pele da textura. Por isso, o passo a passo que nós vamos explicar tem a ver com a utilização desse material. Confira!

1 . Limpe a parede

O primeiro passo inclui a limpeza da parede onde será feita a aplicação. Para isso, você pode usar um pano úmido em água com sabão neutro. Em casos de superfícies com indicação de mofo, o melhor a fazer é usar água sanitária ou produtos especializados, pois a aplicação em locais como esse pode fazer com que o papel estufe e cause ainda mais danos.

2 . Escolha o papel de forro

Tendo feita a limpeza, agora é o momento de procurar pelo papel de forro ideal. Nesse caso, opte sempre por um modelo com tonalidade clara, em especial branca ou creme. Além disso, é importante considerar o tipo de textura que a sua parede apresenta.

Em casos mais leves, com poucas ondulações, é possível usar uma gramatura de papel de forro mais simples. Contudo, se ela possui mais imperfeições, é necessário considerar uma grossura maior, que seja capaz de cobrir toda a textura, deixando a parede lisa e preparada para receber o papel de parede!

3 . Aplique o papel de forro

Para aplicar o papel de forro, você irá precisar de cola especializada em papel de parede. Há alguns modelos de papel de forro que são autocolantes e podem ser mais práticos. Contudo, se você optar pelos tradicionais, é interessante aplicar a cola em toda a parede e, após, ir ajeitando o papel para que ele cubra tudo sem deixar espaços vazios. Para isso, opte por usar uma espátula!

4 . Deixe descansar

Tendo feito todo o processo e notado que não ficou nenhum espaço sem papel de forro, agora é preciso deixar que a cola seque completamente. É interessante que você espere pelo menos um dia para aplicar o papel de parede. Em casos de papel de forro autocolante, não é necessário esperar muito tempo, somente uma hora para aderência completa.

5 . Aplique o papel de parede

Finalmente, agora é possível aplicar o papel de parede escolhido. Para isso, efetue todo o processo de colagem do modelo, medindo toda a superfície para que as estampas se complementem, e formem todo o estampamento sem desníveis entre um desenho e outro.

Entretanto, nos casos de parede com muita textura, em que elas estejam grossas e bastante aparentes, o mais aconselhado é passar ao menos uma camada de massa corrida, esperar secar completamente, fazer o lixamento e aplicar o papel de forro.

Inclusive, se você quiser entender mais sobre colagem de papel de parede, aqui mesmo no blog nós temos um conteúdo que pode te ajudar! Dê uma passadinha por lá e entenda como fazer a aplicação na sua parede!

E daí, o que achou das dicas de hoje para aplicação de papel de parede em superfícies com textura? Bacana, não é mesmo? Ainda bem que os papéis de parede são opções versáteis, que garantem uma melhor e mais prática decoração nas nossas paredes, concorda?

Aliás, se você gostou do que viu por aqui, em nosso blog é possível encontrar muitos outros conteúdos como esse! Continue conosco e saiba muito mais sobre papéis de parede, decoração e tendências. Aproveite que tá interessada em repaginar sua nova parede e veja sobre como decorá-la com quadros! Fica lindo! Te vejo por lá, certo?