Chegar em casa após um dia cansativo e sentir o ambiente pesado, com energias carregadas é péssimo, concorda? O nosso lar precisa ser um ambiente de aconchego e tranquilidade, mas as vezes a energia da casa está tão desfavorável que precisamos tomar algumas decisões de mudança!

Por isso, em alguns momentos, a única saída é apostar no novo e adotar uma proposta decorativa diferente! No dia a dia, vamos nos habituando aos objetos, móveis, acessórios, cores euma série de coisas que vão sendo acumuladas e, depois de um tempo, acabam não fazendo mais sentido e deixam o ambiente caótico.

Que tal conferir um passo a passo para mudar isso de uma vez por todas? Nós, do blog da Papel na Parede, elaboramos um guia com dicas super interessantes para deixar o seu lar muito mais leve e convidativo! Continue rolando a página e confira na sequência!

5 Passos decorativos para deixar o ambiente mais leve!

A decoração pode fazer milagres quando a questão é renovar a energia dos cômodos. Isso porque novos móveis e acessórios, uma nova disposição dos itens no ambiente e principalmente as cores e estampas dos cômodos são capazes de revitalizar um espaço, e a transformação é indescritível.

Depois de renovar a decoração, você sentirá um alívio e resgatará o afeto pelos ambientes da sua casa. Além disso, pense comigo: será mesmo que a pessoa que decorou esse ambiente velho e desgastado continua sendo a mesma hoje? Mudar faz bem! Nós somos mutáveis, assim como nossos gostos e preferências! Por que então a decoração do nosso lar continuaria a mesma?

Se você quer sentir sua casa muito mais leve e cheia de boas energias, veja este passo a passo bem simples para decorar e renovar as vibrações da sua residência.

1 – Elimine móveis e objetos obsoletos

Sua casa está com muita coisa parada? Todos os objetos, móveis, utensílios, acessórios e coisas que estão sem uso há um ano ou mais, podem ser dispensados, seguindo o método de organização Marie Kondo. Segundo a organizadora, coisas sem uso não deixam a energia circular.

Por isso, como diz o poeta “o passado é uma roupa que não nos serve mais“, então deixe as coisas antigas, que não fazem mais sentido, de lado e abra espaço para o novo entrar na sua vida!

2 – Opte por uma paleta de cores agradável

As paredes, cortinas, tapetes, toalhas, manta do sofá e outros elementos com cores escuras e pesadas, ou que estejam encardidos por causa do uso, devem ser substituídos por peças com cores mais vivas e alegres. Para as paredes, as sugestões vão para o papel de parede liso de várias cores, como branco, bege, magnólia, laranja belga, coral fosco, entre muitas outras.

Isso não quer dizer que não seja possível combinar cores mais fechadas ao ambiente! Na verdade, o que estamos querendo dizer é que, para certos lugares, como quarto e escritório, o melhor é optar por alternativas que privilegiem a tranquilidade e leveza, como no caso dos papéis de parede para relaxamento!

3 – Deixe a passagem livre de obstáculos

Para deixar a energia do ambiente fluindo adequadamente, minimalista, remova todos os obstáculos do caminho, principalmente nos corredores, na sala e nos quartos. A intenção é evitar problemas na hora de transitar pelos espaços, sem coisas que possam atrapalhar seus movimentos.

Além disso, segundo técnicas de Feng Shui, remover obstáculos do caminho não significa somente mais espaço para transitar, mas também simboliza uma mudança de atitude em relação a sua própria vida! Que tal começar a aplicar também naquelas pessoas e atitudes que estão bloqueando a sua própria trajetória?

4 – Reforme móveis e objetos com apego emocional

Todos os objetos com valor sentimental e que serão reutilizados na decoração, podem ser revitalizados com uma pintura, uma camada de verniz e uma reforminha básica. Se você não conseguir fazer sozinha, envie para o conserto. Pense só, de que adianta ter um objeto decorativo que adoramos e deixá-lo danificado ou esteticamente desagradável? Não faz sentido, concorda?

Aliás, com a reforma é possível incluí-lo novamente no ambiente e tornar a decoração ainda mais personalizada! Vale a pena procurar uns DIY, investir na criatividades e colocar a mão na massa!

5 – Opte por um ambiente mais personalizado

Alguns ambientes da casa podem ser temáticos, como é o caso da varanda gourmet, da área da churrasqueira no quintal, do banheiro, home office ou quarto de estudos. Existe uma infinidade de papéis de parede que são perfeitos para deixar a decoração harmoniosa e com mais vitalidade, com muita energia positiva para o seu espaço.

Além disso, existem diversas propostas decorativas que ficam muito charmosas em uma pegada mais leve e tranquila. Por exemplo, no Boho Chique é possível construir uma ambientação com tons fortes, como no caso dos terrosos, e mesclar cores como palha, bege e algodão, para quebrar o efeito pesado e garantir um resultado mais relaxante.

E daí, gostou das nossas dicas? Lembre-se sempre: o nosso lar é nosso refugio! Nada no mundo precisa ter mais harmonia, tranquilidade e expressar a nossa personalidade do que ele. Invista no seu cantinho, afinal de contas, nada melhor do que chegar em casa depois de um dia cansativo e poder descansar com tranquilidade e conforto.

Aqui, no blog da Papel na Parede, nós trazemos conteúdos como esse semanalmente! Continue conosco e confira muito mais do que nós preparamos para você! Aproveite que está buscando alternativas decorativas harmonizantes e veja nosso post sobre como montar um espaço zen muito agradável. Te vejo por lá!