DICAS E TENDÊNCIASSOBRE PAPEL DE PAREDE

Aprenda a disfarçar emenda nos cantos das paredes

Por 17 de fevereiro de 2017 maio 20th, 2021 Sem comentários

Aplicar um papel de parede não é uma ação difícil, pelo contrário, você mesmo pode fazer em sua casa com as técnicas que ensinamos em nosso blog. E uma das maiores dúvidas que recebemos é: como disfarçar emenda de tecido na parede?

Claro que preparamos um guia completo para você conseguir deixar todas as emendas super discretas. Acompanhe as dicas que preparamos para você e saiba como fazer a emenda perfeita em qualquer cômodo da casa.

Diferença entre cantos internos e externos

Antes de seguirmos para o conteúdo do post, vamos esclarecer algumas diferenças para que você não fique com dúvidas ao longo do texto.

Muitas pessoas confundem a localização dos cantos, porém é algo bem simples. Os cantos internos são os encontros da parede que, basicamente, vão “para dentro”, onde as paredes do cômodo se encontram. Já os cantos externos são as emendas “para fora”, são os encontros de uma coluna.

Para identificar faça assim: coloque a palma da sua mão – na posição horizontal – sobre a emenda. Se você conseguir fazer uma conchinha com a mão como se fosse pegar, ele é externo. Falando na linguagem matemática, essa posição de conchinha é o ângulo côncavo.

E se acontece o contrário, os dedos precisam ir para trás para que a palma da mão toque no canto, ele é interno. Então, esse afastamento entre as pontas dos dedos e a palma da mão, na linguagem matemática, formam o ângulo convexo.

Dito isso, vamos para as técnicas!

Como disfarçar emenda em canto interno

Na ilustração abaixo você já tem uma ideia da técnica, afinal, o objetivo é deixar alguns centímetros avançando para a outra parede.

Apenas um lembrete, é interessante realizar esta sobreposição quando o papel de parede ou o tecido é fino, uma vez que os modelos espessos , como vinil ou jacquard, ficam muito salientes, chamando ainda mais a atenção. Então, para os tecidos encorpados e para os papeis de parede em vinil,  usamos a técnica da costura dupla e para os finos a sobreposição.

Passo a passo para aplicação:

O segredo para a boa aplicação é o planejamento, sendo assim, cole o tecido ou o papel de parede com uma fita adesiva na posição vertical e visualize a área que será decorada. Dica: não realize cortes ou aplicações apenas “de olho”, faça os testes e marcações previamente para que o resultado seja perfeito.

1. Posicione o tecido ou o papel de parede no local da aplicação adicionando cerca de 4 ou 6 centímetros na emenda;

2. Em seguida, posicione a faixa da segunda parede e veja se os desenhos se encaixam perfeitamente. Caso você se depare com padronagens desencontradas, não tem problema. Apenas encontre os desenhos da forma que eles gerem continuidade visualmente e corte as sobras;

3. Agora, aplique o primeiro papel ou o tecido de cima para baixo com o auxílio de uma espátula;

4. Pressione no canto com uma espátula larga e comprida, em movimentos horizontais: do centro para a emenda;foto-1

É importante que exista sempre uma sobra, pois a maioria dos cantos internos são em linha reta, e ao colocar toda a faixa rente no canto, poderiamos causar falhas desagradáveis.

Agora que  você já tem o primeiro canto interno pronto, é só aplicar a nova faixa na próxima parede e continuar sobrepondo.

Se você tiver dúvidas quanto a aplicação de papel de parede, não se desespere! Nós temos um guia completo com dicas para aplicar papel de parede sem medo!

Como disfarçar emenda no canto externo

O canto externo é uma área mais visível do que o canto interno, por isso o cuidado deve ser redobrado. Sendo assim, utilize das duas técnicas que disponibilizamos para você: a sobreposição e a costura dupla.

A primeira forma de aplicação precisa ser bem discreta, ou seja, o mínimo possível de sobreposição. Recomendamos que você deixe cerca de 1 ou 2 centímetros para que a emenda seja natural e não crie nervuras. Já a segunda opção, como já comentamos por aqui, é ideal para que tecidos ou papeis de parede mais grossos tenham um acabamento de emenda profissional.

Dito isso, siga este passo a passo para aplicar seguindo a técnica de sobreposição:

1. Posicione o papel de parede no local da aplicação adicionando cerca de 1 ou 2 centímetros na emenda;

2. Em seguida, posicione a faixa da segunda parede e veja como as padronagens se encaixam;

foto-2

3. Feito isso, inicie o processo de aplicação do primeiro papel ou o tecido, sempre de cima para baixo com o auxílio de uma espátula;

4. Pressione com uma espátula, em movimentos horizontais que vão da “ponta” do canto externo para a emenda;

5. Agora, aplique a nova faixa encontrando os desenhos seguindo as dicas anteriores;

Pronto! Canto externo já emendado sem apresentar nervuras.

Técnica de costura dupla

Como o nome indica, este método significa que duas tiras de papel de parede são cortadas de uma vez. Sendo assim, o corte de costura dupla é usado para certificar que duas faixas sobrepostas de papel de parede ou de tecido estão alinhadas entre si e, obviamente, que o padrão do desenho está alinhado com precisão.

Ela é extremamente útil para aplicação em cantos internos e externos, desde paredes, colunas, caixilhos de janelas e portas.

Como fazer o corte de costura dupla

Quando duas faixas de papel de parede espessos se sobrepõem, a faixa de baixo fica muito visível, sendo visualmente desagradável. Por isso trouxemos o modelo de costura dupla para a aplicação. Então, proceda da seguinte maneira:

1. Posicione as duas faixas do papel ou do tecido na parede;

2. Encaixe os desenhos colocando o verso das duas faixas em contato como se fosse uni-las em uma costura. Lembre-se que o segredo está no planejamento, então alinhe as padronagens antes de aplicá-las na parede, faça isso com calma e tudo sairá bem! Quanto mais perfeito a etapa inicial estiver, melhor o alinhamento final;

foto-3

3. Com os desenhos nivelados, cole as duas faixas sempre levando do centro para a emenda e certificando-se que os desenhos estão se encaixando;

4. Agora, corte a sobra das duas faixas, ao mesmo tempo, com um estilete;