A decoração de uma casa ou de um espaço de trabalho é sempre muito importante. Todos os espaços devem ter a composição muito bem planejada para que possam oferecer conforto, praticidade, e também muita beleza e criatividade. Os arquitetos e decoradores ressaltam alguns móveis e acessórios fundamentais para qualquer tipo de decoração.

E para que essas dicas sejam realmente úteis, é interessante que as pessoas priorizem todas as sugestões na hora de criar ou transformar os ambientes.

  1. Adesivos de parede

adesivo-azulejoOs adesivos de parede são excelentes para a decoração de todos os ambientes internos ou externos. Eles são fabricados em diferentes texturas, cores e estampas. A grande variedade de modelos faz com que seja possível até decorar os espaços a partir de temáticas. Sem contar que os adesivos são fáceis de instalar ou trocar e ainda custam muito menos do que uma reforma. Sem dúvidas, significa uma opção muito prática para transformar os ambientes.

  1. Mesa de centro

Geralmente, as pessoas não dão tanta importância para alguns móveis, como, a mesinha de centro. Mas mal sabem elas que esse pequeno detalhe faz toda a diferença na decoração de salas. A mesa de centro é um elemento antigo, muito comum em casas com aspecto retrô.

Os decoradores contam que esse móvel expressa um toque muito evidente de classe, beleza e elegância. Os diferentes tipos de mesinhas são capazes de criar um contraste com os outros artigos da decoração, mas é claro que, para isso, é preciso ter um pouquinho de noção visual. As mesas de centro também servem como apoio par objetos, assim, os moradores e visitantes podem desfrutar mais conforto.

  1. Tapete

O tapete é outro elemento, muitas vezes, esquecido na decoração. Mas vale deixar claro que ele é responsável por grande parte do visual bonito e adequado dos ambientes. Os muitos tipos de tapetes são ótimos para salas de estar, salas de TV, quartos, etc. É um elemento que está ligado à beleza, aconchego e segurança.

O tapete também é indicado para alguns tipos de chãos mais lisos em que há o risco de quedas e outros acidentes, porém, é necessário se atendar ao tipo de tapete que crie atrito suficiente para que a peça não se torne ainda mais escorregadia neste tipo de piso.

Nas lojas de artigos de casa, dá para encontrar facilmente tapetes redondos, quadrados, triangulares de materiais mais leves ou pesados, além disso, as cores, estampas e bordados são inúmeros. Tudo para possibilitar uma decoração harmoniosa e bonita.

  1. Espelho

Ah, os espelhos, como são mágicos! Esses objetos funcionam como peça-chave para a beleza e classe dos ambientes. Eles também são capazes de dar um ar mais leve e clean para quartos e salas. Já as cozinhas ficam muito mais modernas. Você pode optar por paredes claras a fim de intensificar a sutileza dos espelhos ou ainda brincar com diferentes cores para contrastar bem os elementos.

Vale lembrar que os espelhos também funcionam muito bem para dar a sensação de amplitude nos espaços. Seu quarto ou sala de visitas é muito pequeno? Capriche na decoração com espelhos. Eles fazem toda a diferença.

  1. Quadros

Você quer um ambiente bem bonito e criativo? Cansou do mesmo visual da sua casa? Aposte em quadros. O interessante é que esses objetos são fáceis de serem encontrados, além disso, podem custar muito menos do que outros elementos e formas de transformações para os espaços. Dá para investir em quadros grandes, médios e pequenos de formatos quadrados, redondos, retangulares e muito mais. Se preferir, faça uma mescla de diversos modelos, isso expressa modernidade e muita criatividade.

  1. Puff

Os puffs são essenciais, uma vez que funcionam de diversas formas. Eles são pequenos móveis que expressam muito estilo e modernidade. As composições deles trabalham perfeitamente com diferentes composições decorativas. Sem contar que os puffs são ótimos para as pessoas sentarem ou simplesmente apoiarem os pés.

Existem modelos de puffs para todos os gostos. Caso a sua sala de estar seja pequena, o puff se torna ainda mais necessário, procure deixa-lo embaixo de mesas quando não estiverem sendo usados, assim, é possível poupar mais espaço.

  1. Almofadas

As almofadas não podem faltar na sala de estar e até nos quartos. Elas deixam os sofás ou as camas muito mais confortáveis, além disso, os modelos somam bastante às decorações. Hoje em dia, você encontra almofadas de inúmeros tecidos, diferentes cores, estampas e cores. Dá até para encontrar almofadas temáticas, como, por exemplo, com estampa de grandes filmes clássicos do cinema ou astros da música internacional.

O mais importante de tudo, no entanto, é: todos os espaços do ambiente devem levar em conta diferentes fatores como: objetivo (ambientes comerciais e profissionais) ou perfil e gosto (cômodos como quartos e sala de estar), ou seja, procure usar esses elementos de uma forma que te agrade. Pesquise tamanhos, cores, texturas até encontrar aquilo que mais lhe agrade. De nada adianta seguir as dicas de um profissional ou de qualquer outra pessoa se você não se interessar pelos móveis e acessórios. O bacana é que tem sempre opções muitos diversas que combinam com todos os tipos de gostos de homens e mulheres. Saiba explorar tudo.

 

VEJA TAMBÉM!

08 erros comuns na decoração que você precisa corrigir

Decoração simples e barata: de caixotes até adesivos de parede

Tudo o que você precisa saber para cortar papel de parede