Como os temas podem te ajudar a decorar qualquer ambiente?

Decorar uma casa ou o local de trabalho pode ser muito fácil a partir da utilização de temas. Essa possibilidade significa poder utilizar estruturas, móveis e objetos de decoração que seguem o mesmo assunto e detalhes iguais, como cores, formas, preenchimentos, etc.

Ainda que isso facilite, os profissionais da área de decoração ressaltam que as escolhas não devem ser feitas ao acaso, o tema selecionado precisa estar de acordo com o perfil e, consequentemente, com os gostos da pessoa a habitar o cômodo ou os ambientes como um todo.

Escolhendo o tema certo

Por exemplo, uma forma de decorar com tema menina ainda criança provavelmente não cabe para o quarto de um homem adulto ou ainda elementos muito bucólicos não são interessantes para uma mulher com cultura urbana. Por essa razão, antes de decorar um espaço, é preciso ter muito bem definido quais são as suas ou as preferências da outra pessoa.

O segundo passo é saber providenciar todos os elementos que fazem parte de um tema; sendo alguns deles: papel de parede, lustres ou lâmpadas, cortinas ou persianas, tapetes, móveis, estofados, prateleiras, vasos, acessórios, eletrônicos, espelhos, objetos e mais.

E mesmo já tendo definido a temática, a quantidade desses itens também deve ser baseada no estilo de cada indivíduo, pois uma pessoa pode preferir um determinado tema, mas ainda seguindo uma linha mais minimalista, ou seja, com poucos móveis, acessórios e objetos a fim de garantir ambientes mais cleans.

Sugestões de temas para decorar diferentes ambientes

Quarto (adulto) – Animais

Quem adora apreciar a fauna mundial ou pertencente apenas a alguma parte específica do mundo, pode apostar sem medo em um quarto com temática de animais. É possível escolher ou mandar fazer um papel de parede com as formas dos animais e também com as cores do habitat deles.

Além disso, as pessoas também podem usar pequenas estátuas, estofadas com a mesma estampa ou textura do bicho, quadros com belas fotos ou com pinturas de artistas talentosos e muito mais. E o bacana é que dá para fazer tudo isso de um modo muito consciente e respeitoso com os animais, basta escolher materiais confeccionados com matérias-primas sintéticas. Segundo arquitetos, o modo de decorar com animais deixa o ambiente muito mais alegre e caloroso.

Quarto (infantil) – Letras

Você sabia que até a decoração do quarto dos seus filhos pode te ajudar no processo de educação e principalmente de alfabetização? Ao decorar todo o cômodo com papel de parede de estampa com várias letras, é possível estimular o aprendizado de meninas e meninos. As prateleiras também podem ter várias formas de letras em material de madeira e cores bem diversas para chamar bastante a atenção dos pequenos.

Também há a opção de formar o nome dos seus filhos a partir dessas letras postas na prateleira. Outras formas de decorar com essa temática é pendurar letras do teto ou fixar quadros com palavras bonitas nas paredes. As cores do ambiente podem ser bem vibrantes, como, por exemplo, a partir de estampas ou mais rústicas, seguindo as tonalidades de diferentes tipos de madeiras.

Sala – Cinema

Os cinéfilos têm a incrível opção de deixar a sala de casa com o visual de um filme inesquecível ou de uma verdadeira era do cinema mundial. As paredes podem ter cartazes de grandes personagens ou de vários filmes de uma década marcante, por exemplo.

A disposição do ambiente também pode seguir a mesma lógica de uma sala de cinema com TV de plasma bem grande, “sofás” feitos de paletes de madeira organizados em declínio. Muitas almofadas estampadas com o tema ou bem coloridas também não podem faltar. Os objetos de decoração de mini câmeras filmadoras, baldes e carrinhos de pipoca são um toque final.

Banheiro – Retrô

A moda retrô (retrógrada) também é um sucesso nas formas de decorar os ambientes. Para isso, um bom e belo azulejo branco com formas clássicas em azul céu é um começo perfeito para a decoração do banheiro. A pia e a banheira devem ser brancas e redondas, os espelhos redondos com bordas de madeira ou em tons dourados (envelhecidos) são excelentes para a composição antiga.

Invista também em pequenos quadros para fixar em grande parte de uma parede do banheiro. Já o chão pode ser quadricular em preto e branco ou com fundo claro e bolinhas coloridas.

Escritório – Viagens

As viagens enriquecem não só o conhecimento humano, como também servem perfeitamente como tema para a decoração do escritório. Providencie um papel de parede com os nomes ou imagens de diversos países dos quatro cantos do mundo. Objetos, como, por exemplo, globos terrestres, miniaturas de monumentos e estátuas de lugares turísticos enfeitam e destacam as mesas, prateleiras, armários, etc.

Quadros com as coordenadas geográficas ou com desenho de bússolas também são muito interessantes. Você também pode reservar um espaço de alguma parede para colar um papel de parede do Mapa Mundi e marcar com caneta os países que você já visitou e aqueles que ainda deseja conhecer.

VEJA TAMBÉM!

10 sugestões de papel de parede para quarto de adolescentes

A beleza da madeira na decoração com o papel de parede

Qual mensagem cada papel de parede pode passar?

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *