A beleza da madeira na decoração com o papel de parede

A madeira, antes usada de modo rústico na decoração, hoje apresenta formas e detalhes modernos, além de muito práticos. A principal tendência, atualmente, é decorar os ambientes de casa ou do trabalho com papel de parede composto de cores e até com texturas de madeira.

A opção garante vários benefícios: ampla versatilidade, mais beleza e naturalidade, além disso, o papel de parede é um material fácil de ser instalado e mantido em qualquer lugar. Gostou da ideia? Então, confira aqui todas as informações e dicas para você ter muito sucesso na decoração a partir da madeira.

Combinação com os móveis

De acordo com arquitetos, antes de qualquer coisa, as pessoas precisam ter consciência de que a decoração de todos os ambientes deve seguir uma regra principal: equilíbrio. Isso significa que as paredes, os móveis e demais componentes devem estar em perfeita sincronia. É possível combinar o papel de parede com composição visual de madeira a partir de móveis de cores básicas, por exemplo, o preto ou o branco.

Os tons marrons das paredes destacam bastante os ambientes, enquanto os móveis escuros ou claros proporcionam suavidade – essa diferença garante o equilíbrio. Agora se você deseja uma decoração com mais formas e detalhes de madeira ou com estilo mais vivo e destacável, a indicação dos arquitetos é optar por móveis com bases ou acabamentos de madeira. Nesta última alternativa é necessário cuidado, as paredes e os móveis devem ter tonalidades diferentes de madeira: uma mesma para o papel de parede e outra para todos os móveis. Os artigos de decoração com base em pedra de mármore ou ainda de tonalidades de dourado também somam bastante para os espaços com composições de madeira.

Benefícios da madeira na decoração

Como dito anteriormente, o papel de parede com cores e textura de madeira tem muitas vantagens. Várias pessoas acabam escolhendo essa opção para garantir o visual repleto de natureza, ainda que a casa ou o escritório esteja distante do campo e da praia.

É possível fixar o papel de parede em ambientes internos combinado com grandes vasos de plantas ou flores ou até mesmo cobrir as paredes de espaços externos e dar o toque final com jardins verticais. Mas também dá para decorar os cômodos e demais ambientes com papéis de parede de texturas rústicas, uma maneira de destacar bastante os espaços sem, necessariamente, prezar pela suavidade e delicadeza.

Outro grande benefício da madeira é a versatilidade, seguindo o equilíbrio, é viável combiná-la com as mais diversas formas e cores de portas, janelas, cortinas, almofadas, móveis e muito mais. E se, depois de meses ou anos, você quiser trocar apenas os móveis, não é necessário trocar também o papel de parede, já que a madeira combina com praticamente tudo.

Além disso tudo, o papel de parede é uma opção muito mais barata comparada às opções de paredes com: pastilhas, decks, painéis, prateleiras, suportes e muito mais feitos de madeira mesmo. O papel de parede também é muito simples de ser fixado e higienizado. Aqui no blog também é possível ter acesso às informações e dicas a respeito de como colocar e manter um papel de parede.

Sugestões de decoração

É claro que não poderiam faltar algumas indicações de decoração com papel de parede (textura de madeira) para diferentes ambientes.

Madeira com pequenos quadros coloridos

Escolha um papel de parede com cor de madeira escura e fixe-o de um lado inteiro da sala de estar ou do seu escritório. O visual uniforme da madeira pede detalhes coloridos e ainda mais vibrantes, por isso, a sugestão de pequenos quadros quadrados ou redondos com cores bem diversas e até pintados à mão. Móveis brancos e mesas de centro de madeira completam muito bem a decoração.

Madeira “papel amassado” com parede branca

Não sabe como mudar o visual da sua cozinha? Uma excelente sugestão é usar um papel de parede com textura de madeira “tipo papel amassado” em faixas verticais ou horizontais na parede branca. Essa escolha garante um ambiente extremamente moderno e clean para cozinhas de casa, apartamento, escritório, loja, entre muitos outros.

Madeira com espelho

Nada melhor do que um banheiro muito bem decorado. O papel de parede com textura e cores de madeiras também é perfeito para usar nos banheiros internos ou externos. A parede deve ser toda ou metade coberta pelo papel e o espelho ocupando apenas um espaço vertical ou quadrado dessa parede. Já as outras paredes podem ser brancas, verdes, beges ou azuis – todos os tons mais claros para contrastar com a cor de madeira escura.

Madeira em forma de tijolo

O papel de parede com textura e cor de madeira, além de formas de tijolos pequenos, fica muito bem nos quartos de casal ou de solteiro. Dá para pintar a parede inteira da cama de branco, colocar o papel de parede até quase cobrir o branco e ainda dar o toque final com um belo quadro monocromático ou colorido a partir de tonalidades vivas.

VEJA TAMBÉM!

Qual mensagem cada papel de parede pode passar?

Como escolher papel de parede para sala de TV

Como aplicar papel de parede vinílico

Postagens Relacionadas

3 pensamentos em “A beleza da madeira na decoração com o papel de parede”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *