Como aplicar papel de parede vinílico

Papel de parede vinílico autocolante é um dos modelos do produto que são mais procurados no mercado. Esse fenômeno não é uma surpresa, já que este tipo reúne a praticidade na hora de aplicar, alta durabilidade graças ao seu material e, também, uma imensa variedade de estilos. E, para quem já o possui ou está pensando em adquirir um, aqui vai um fácil passo a passo de como aplicá-lo sozinho e com segurança.

As ferramentas necessárias para aplicar o papel de parede vinílico:

Antes de começar, é importante que você separe todos as ferramentas essenciais para o trabalho. Não inicie a colagem sem uma delas para que não corra o risco de ter que parar uma aplicação pela metade. Sendo assim, tenha em mãos:

  • Escada
  • Estilete
  • Fita crepe
  • Pano limpo e seco
  • Régua
  • Tesoura
  • Trena

As ferramentas necessárias para aplicar o papel de parede vinílico

Preparação para aplicar o papel de parede vinílico

Duas coisas básicas antes de começar os trabalhos: medição e limpeza. É extremamente importante que se saiba a medida das paredes para que não falte ou sobre muito papel de parede. A medição vai dar uma ideia exata de quanto papel de parede será utilizado, evitando surpresas.

Ao mesmo tempo, a limpeza e regularidade da parede são tão importantes quanto. Elas que vão garantir o produto ser colado sem imperfeições marcantes, como volumes e buracos que podem comprometer a aplicação.

Papel de Parede Vinílico Corinthians

Se a parede tiver tomadas, remova os espelhos (também chamados de capas) de todas elas.

Na hora de medir, use a trena para obter os números da altura e da largura da parede.

Papel de Parede Madras Vinilico

 

É hora de aplicar o papel de parede vinílico

Passo 01: Cortando os rolos

Com o papel de parede em mãos, é hora de cortar os rolos de acordo com a altura da parede. Neste momento, cortar alguns centímetros a mais garante que a aplicação seja feita com perfeição (lembre-se que um pouco de excesso pode ser removido, mas a falta de papel compromete o visual). Para ser mais exato, de 3 a 4 centímetros de papel excedente já é o suficiente. O corte pode ser feito com a tesoura, já que a sobra da ponta será removida – mas certifique-se de cortar em linha reta.

Passo 02: Colando o papel de parede

A colagem do papel de parede já pode ser iniciada e o modo correto é que se comece pelo teto. Descole alguns centímetros da proteção no verso do papel de parede – comece pela extremidade reta de fábrica (não a que você cortou).

Suba na escada e comece a aplicar o papel rente ao início da parede. Ao colar a extremidade, certifique-se que está alinhada e comece a retirar devagar o papel protetor no verso.

Ao fazer isso, o ideal é já ir garantindo que o adesivo vá se fixando à parede sem irregularidades. Para tal, pode-se usar a espátula, um pano seco ou as mãos nuas, pressionando o papel de parede, fazendo movimentos sempre do centro para as extremidades (isso evita as famosas bolhas).

Passo 03: A continuação da colagem

Aplicado o primeiro, começa o processo novamente com o segundo rolo. As diretrizes são parecidas, porém, agora é necessário fazer com que o desenho também fique uniforme. Em caso de estampas, não há segredo, basta posicionar o papel de parede sobre o anterior e encontrar o alinhamento e continuação exata do desenho.

Encontrou o desenho, a parte superior do papel será colada na parede, porém toda a parte restante deve ser apenas posicionada garantindo a uniformidade do desenho. Para isso, não é preciso colá-la diretamente; use fita-crepe para deixá-lo fixo na posição. Somente depois de garantir o posicionamento, vá retirando a proteção posterior e, aí, sim, já colocando o papel na parede. Atente-se ao fato de que a colagem tem uma direção, e deve ser sempre feita do centro para a borda.

Passo 04: As tomadas

Na área das tomadas, use o estilete para fazer um corte simples em formato de “X” apenas para marcar a abertura. Essa área receberá mais atenção na hora do acabamento, então continue fazendo a colagem seguindo a ordem (do centro para fora). Somente ao término, faça um corte acompanhando o desenho da tomada e remova essa parte. Não se preocupe com o resultado ficar totalmente linear, já que o objetivo é que a espelho da tomada cubra este detalhe. Depois de cortá-lo, aplique novamente o espelho e a parte das tomadas estará pronta.

Passo 05: Removendo os excessos

Depois disso, fica faltando o rodapé. Use novamente o estilete e a régua para fazer um corte linear recomendo aqueles centímetros de excesso que foi deixado no começo. Quaisquer outros excessos (laterais também) podem ser removidos com o estilete. Se tudo der certo, sua aplicação terá sido um sucesso.

VEJA TAMBÉM!

10 temas de papel de parede para renovar o escritório!

Papel de parede no lavabo!

Como colocar papel de parede em cantos!

Instruções sobre como colocar papel de parede!

Postagens Relacionadas

2 pensamentos em “Como aplicar papel de parede vinílico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *