Como preparar superfície do papel de parede!

Oi pessoal,

3ª Dica da série:

Como preparar a superfície do papel  de parede

fot-1

1-) Analisar a atual condição da parede

O antigo papel de parede foi retirado com sucesso, com mais ou menos esforço. Agora é hora de prestar atenção à condição da parede: a superfície deve estar limpa, uniforme, firme e totalmente absorvente. Iremos dar métodos para que estas caraterísticas sejam analisadas, já que nem todas são visíveis a olho nu.

Verificar absorvência
Para descobrir se uma parede ou teto é absorvente em toda a parte, basta aplicar o simples teste de água. Aplique um pouco de água com um pincel ou rolo. Se aparecerem pérolas de água, a superfície não é suficientemente, ou não é no seu todo absorvente.

Se a água é absorvida imediatamente e a superfície fica escura, é muito absorvente. Também é de salientar que superfícies altamente absorventes têm frequentemente fissuras.

Verificar firmeza
E o que diz da firmeza da parede/teto? Por outras palavras, quão firme é a superfície?

Se passar a mão pela superfície e sua palma da mão ficar branca ou se a parede/teto for arenosa, necessita agir.

Para verificar a estabilidade da superfície, aplique pressão: Pressione seu polegar contra a parede/teto. Se saem pequenas partículas ou se há cavidades, a superfície não é firme o suficiente para o papel de parede.

Pintura antiga ou resíduos de pintura que aparecem após a remoção do papel de parede também precisam ser verificados no que diz respeito à firmeza. Use seu estilete para fazer uma cruz na superfície, coloque um pouco de fita adesiva por cima, pressione firmemente e arranque rapidamente. Se há restos de tinta sobre a fita, a superfície não é suficientemente firme.

A pintura a cal contém colas solúveis em água e requer tratamento especial. Existe uma maneira fácil de descobrir se está lidando com cal: Umedeça a área e mova a ponta dos dedos sobre ela. Se é pintura a cal, esfregar irá resultar numa substância semelhante à pasta de papel de parede, e a pintura ficará pegada aos dedos.

Verificar limpeza e uniformidade
Nódoas e manchas numa parede podem ter várias razões. A umidade na parede origina manchas de água ou ferrugem. As manchas de água são facilmente identificáveis a olho nu; manchas de ferrugem são de cor marrom avermelhada e saem em contato com a água. Uma maneira fácil de identificar manchas de ferrugem é esfregando um pano úmido sobre a mancha. Se sai, é uma mancha de ferrugem.

Deve verificar a parede muito bem. Consegue ver diferenças de cor ou áreas claras / escuras? Essas irregularidades podem ser o resultado de vários tratamentos na parede, mas também aparecem muitas vezes como um resultado do uso de drywall. Se escolheu papel de parede de alta qualidade TNT ou outro tipo de papel de parede fino, precisa corrigir as diferenças de cor, caso contrário serão visíveis através do papel.

Verificar umidade
Manchas escuras, manchas de mofo ou sinais de mofo na parede ou no teto são sinais de umidade. A melhor maneira de determinar a extensão da umidade é utilizar um medidor de umidade. Mas, obviamente, nem todo mundo tem um ou sente a necessidade de comprar. Alternativamente, pode fazer o teste com uma folha fina de alumínio que fará com que a umidade residual seja visível. Ponha um pouco de papel alumínio sobre a área úmida e deixe no local por 24 horas. Se houver condensação debaixo do alumínio quando o tirar, a parede precisa secar completamente antes de a tratar. Talvez seja necessário repetir o teste de alumínio mais tarde.

Mofo?
Consulte os especialistas!

Se a umidade provocou mofo nas suas paredes ou tetos, recomendamos falar com um profissional a fim de rastrear o motivo exato e avaliar a extensão do problema. Se não encontrar a origem do mofo, pode voltar a aparecer. Soluções a curto prazo através de secagem é lidar apenas com os sintomas, em vez de combater a fonte do problema. No entanto, se houver apenas pequenas manchas de mofo, pode usar um removedor de mofo com propriedades desinfetantes. Use uma máscara de proteção respiratória e luvas e garanta uma boa ventilação.

Verificar suavidade
Poderá verificar pequenos buracos ou fendas ao inspecionar a parede ou teto.

Os profissionais passam um foco de luz por toda a parede a fim de verificar se sua superfície é completamente uniforme.

Se a superfície está bastante danificada ou mostra por exemplo, uma mistura de camadas de tinta velha e muitos reparos usando uma variedade de materiais, terá de ser feita uma preparação especial à parede para que a superfície esteja em perfeitas condições para receber o papel de parede.

Se a superfície é ligeiramente áspera ou opaca, pode encontrar uma variedade de produtos em lojas de bricolagem, utilizados para preparar e uniformizar a superfície.

Tarefas posteriores Os passos seguintes destas instruções mostrarão como preparar a superfície a fim de criar a base perfeita para o papel de parede.

foto-2

2-) Preencher buracos e fendas

Se ao retirar o papel de parede deixou a superfície com pequenos riscos estranhos devido ao uso descuidado da espátula, basta usar material de enchimento para alisar. Também pode encontrar danos ocultos debaixo do antigo papel de parede, como por exemplo, fissuras.

Se os buracos existentes não vão ser reutilizados para pendurar estantes de parede, quadros ou outros objetos decorativos após o papel de parede, precisam ser preenchidos também.

Massas de enchimento prontas a usar ou enchimentos em pó (para serem misturados com água) podem ser encontrados em qualquer loja de bricolagem. Cada um tem seus próprios prós e contras, e deve fazer sua escolha com base em condições específicas.

Massas de enchimento prontas a usar

  • Cola em tubos ou baldes
  • De uso imediato, não é necessária mistura
  • Secagem rápida, pode trabalhar mais rapidamente na superfície
  • Reutilizável, pode guardar e usar noutros projetos

Enchimentos em pó

  • Ideal se necessita de grandes quantidades de enchimento
  • De fácil mistura com água
  • Pode ser aplicado em camadas espessas para preencher buracos e fendas
  • Mais barato que as misturas de enchimento prontas a usar
  • Fácil de lixar

Dicas

Umedeça a área que deseja preencher antes de aplicar enchimento. Não use uma quantidade muito grande e aplique numa camada uniforme e fina. Preencha buracos mais profundos com papel primeiro. Depois de secar, alise com uma lixa até obter uma superfície completamente lisa.

3-) Aplicar tinta primária ou cola de papel de parede diluída

Agora que já preencheu pequenos buracos e fendas e a parede/teto está completamente seca, a superfície precisa ser preparada para ser a base ideal para o papel de parede. Dependendo dos resultados da análise, terá que usar ou uma tinta primária ou cola de papel de parede diluída.

Escolha da tinta primária de acordo com a análise da parede
Escolha uma tinta primária incolor se a parede tiver cor uniforme e não estiver planejando usar papéis de parede TNT ou outros papéis de parede finos que podem não cobrir cores irregulares. Este tipo de tinta primária é também utilizado para o tratamento de paredes e tetos esfarelados ou calcinados. Por outro lado, regula a absorção.

A tinta básica branca pigmentada é utilizada para nivelar as diferenças de cor. Tem as mesmas propriedades que a variante incolor em termos de absorvência e reforço da superfície. A tinta básica pigmentada também é útil para quem não consegue terminar todo o processo de iniciação de uma só vez pois as áreas que já foram tratadas são claramente visíveis ao continuar o trabalho mais tarde. Isto não serve para a tinta primária incolor uma vez seca.

O que é Tinta Primária?
A tinta primária é uma camada líquida viscosa que regula a absorção da superfície, reforça, e nivela diferenças de cor.

A principal distinção aqui é entre tinta primária solvente e tinta primária insolvível. Tinta primária insolvível à base de água é a solução preferida para paredes de interior uma vez que é inodora e não necessita de quaisquer medidas de proteção específicas durante a aplicação. A tinta primária solvente é principalmente usada para paredes exteriores devido aos seus vapores de longa duração. A tinta primária insolvível à base de água é a melhor solução pois não veda a superfície (é também melhor em termos de ambiente).

A tinta primária insolvível pode ser incolor (despigmentada) ou colorida (pigmentada) e está disponível em latas ou baldes. É aplicada com um rolo de pintura, com um cabo telescópico flexível.

Superfícies arenosas ou calcinadas

Devem ser escovadas, ou use um velho aspirador de pó, antes de aplicar a tinta primária. Assegure uma boa ventilação e use uma máscara de proteção, se necessário.

Se a superfície foi pintada a cal

Precisa ser completamente lavada antes de aplicar a tinta primária. Velhos revestimentos ou restos de tinta que formam grumos e que não são uma superfície firme adequada para o papel de parede, têm que ser removidos sem deixar vestígios, antes de aplicar o primário.

Manchas difíceis

Para manchas difíceis como por exemplo manchas de ferrugem, recomendamos primeiro uma primária vedante que selará a ferrugem. Se as manchas de ferrugem não tratadas entrarem em contato com a umidade ou com a cola de papel de parede, sujam e (se estiver usando papel de parede fino) serão visíveis através do papel.

Casos particulares de drywall
Os métodos de construção leves utilizando drywall são cada vez mais populares nos últimos anos. Também são usados com muito mais frequência para extensões ou alterações. Como o drywall é muito absorvente, são necessárias medidas especiais para colocar o papel de parede. Se a superfície não é tratada com antecedência, será muito difícil retirar o papel de parede uma vez aplicado, pois a camada de papel de gesso será arrancada prejudicando assim o drywall. Muitas vezes os cantos são nivelados com massa de enchimento, reparar o drywall também cria diferenças de cor que serão visíveis em papéis de parede finos ou TNT e interferem com a aparência geral do trabalho final.

Correta aplicação da tinta primária
A tinta primária pode ser aplicada sob forma diluída ou não diluída. Por favor verifique as instruções do fabricante no rótulo. A tinta primária em recipiente terá de ser vertida para um balde de largo. Alguns primários já vêm num balde e podem ser usados imediatamente. Deve anexar uma grelha limpa a um lado do balde.

A maneira mais fácil de aplicar o primário é com um rolo de pintura com um cabo telescópico que lhe permitirá cobrir toda a parede sem ter que usar uma escada. Para cantos complicados ou áreas estreitas (por exemplo radiadores), pequenos rolos e pincéis em ângulo com cabos longos são bastante úteis.

Primeiro, agite cuidadosamente a tinta primária. Em seguida mergulhe o rolo e remova o excesso de primário na grelha. Comece na parte superior da parede e role para baixo. Continue trabalhando verticalmente. Para o teto, seria útil proteger a cabeça contra quedas. Quanto à tinta primária branca/pigmentada, é importante pintar longe da janela e da luz.

Para determinar se uma camada de primário é suficiente, verifique se a superfície a absorve devidamente. Se secar muito rapidamente, terá que repetir o processo até que a parede e o teto estejam saturados, ou seja, não podem absorver mais tinta primária. Dependendo do produto primário que está usando, pode ser capaz de aplicar outra camada enquanto a primeira ainda está úmida, ou pode ter que esperar até que esteja completamente seca. Verifique as instruções do produto para obter mais informações.

É por isso que recomendamos preparar paredes de drywall com tinta primária branca/pigmentada ou outros primários especiais para drywall. Para garantir que o papel de parede possa ser facilmente retirado mais tarde, pode alternativamente aplicar um primário liquido com um pincel.

Pré tratamento de superficies com cola de papel de parede diluído (para superficies muito absorventes)
Superfícies muito absorventes como drywall e concreto podem ser previamente tratadas com a aplicação de cola de papel de parede diluída numa escova, de modo a criar uma superfície uniformemente absorvente. No entanto, a superfície precisa de ser firme e estável, ou a pasta diluída não terá o efeito desejado. Além disso, se existirem diferenças de cor claramente visíveis na superfície, a tinta primária pigmentada ou substâncias primárias pigmentadas especiais podem ser mais adequadas.

Vai encontrar informações na embalagem sobre o grau de diluição para a cola de papel de parede. Aplique da mesma forma que faria com a tinta primária.

foto-4

4-)Como aplicar papel de forro

Encontrou algum jornal velho ao retirar o papel de parede? Antigamente, utilizar jornal era prática comum a fim de conseguir a superfície perfeita para o papel de parede em paredes e tetos. Hoje, usamos papel de forro para atingir o mesmo resultado, e é especialmente recomendado para papéis de parede dispendiosos e de alta qualidade. Por outras palavras: PODE usar papel de forro, mas não é obrigado.

Pode comprar papel de forro em rolos, como o papel de parede. Tem a mesma largura que o papel de parede regular e é geralmente de cor branca e sem padrão. Estão disponíveis várias espessuras/gramagens, de forma a combinarem com o papel de parede decorativo. Ou seja, o papel de parede fino precisa apenas de um fino papel de forro.

Ao usar papel ou material de forro TNT, a granulação é suavizada, garantindo assim a aparência impecável do papel de parede decorativo. Cria uma superfície uniforme, luminosa e absorvente e previne o enrijamento nas extremidades que podem ocorrer durante o processo de secagem e levam a lacunas entre as folhas individuais de papel de parede. Papel de forro TNT também retém sua forma, permite a aplicação fácil e livre de vincos do papel de parede decorativo, e pode alisar pequenas fissuras.

O papel de forro é usado para preparar uma decoração de papel de parede, papel de forro TNT é usado para decoração de parede TNT. Encontre informações mais detalhadas sobre a aplicação de papel de forro nas nossas instruções de papel de parede de papel e TNT.

Verifique que as pontas do papel de forro não convergem com as pontas do papel de parede decorativo. O papel de forro deve estar seco antes de começar a aplicar o papel decorativo.

foto-5

5-) Medidas especiais para superfícies danificadas

Em alguns casos, especialmente em prédios antigos, a aparência da parede “nua” pode não ser a ideal e exige medidas específicas a fim de criar a superfície perfeita.

Se a superfície parece uma manta de retalhos mostrando sinais de camadas antigas de tinta ou reparos feitos com uma variedade de materiais, resultando numa combinação de estruturas superficiais, recomendamos rebocar toda a parede ou teto. Ao não o fazer irá resultar num efeito retalho acima mencionado e nenhum papel de parede por mais bonito que seja, será apresentado de forma favorável.

Estes casos exigem quatro etapas diferentes, que só vamos descrever em termos muito básicos pois deve ser feito por profissionais.

Lixar a superfície

Uma lixa manual orbital com discos rotativos e papel abrasivo (lixa, grão 60) é usada para tratar toda a área a fim de suavizar as pontas e bolhas sem danificar a superfície. Além disso, lixando camadas de tinta velha, a superfície está sendo preparada para a posterior aplicação de tinta primária aderente.

Aplicar primário aderente em superfícies difíceis

O próximo passo é aplicar um primário aderente em superfícies lixadas “difíceis” para dar a melhor base para a camada de composto. Pode comprar este primário aderente líquido em baldes, pronto a usar. O primário aderente é pigmentado (branco) para que neutralize diferentes cores de superfície. Pode ser utilizado diluído ou não diluído. Depois de mexer o primário, é aplicado sobre a superfície com um rolo de pintura em movimentos verticais de cima para baixo. Após cerca de 24 horas de secagem, o processo de enchimento pode começar a rebocar.

Preencher superfícies em grande escala

Para preencher grandes superfícies, são necessárias várias ferramentas, como por exemplo, colheres de pedreiro, espátulas de vários tamanhos, bem como enchimento em forma de pó. Existe disponível em sacos para projetos em grande escala. Para alcançar uma consistência cremosa e isenta de grumos, o pó é misturado com água de acordo com as instruções do fabricante. A massa é aplicada em toda a parede ou teto com uma colher de pedreiro e depois suavizada com uma espátula grande para criar uma superfície lisa.

E aí as dicas estão sendo úteis??

Fonte/Google

Postagens Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *