Os adesivos de cozinha são ótimas opções para quem quer transformar o visual do ambiente de forma fácil, rápida e econômica. É uma alternativa melhor ainda para quem mora ou trabalha em imóveis alugados onde não é possível realizar grandes reformas. A excelência desses adesivos decorativos também está relacionada ao fato deles serem completamente versáteis. Há inúmeras opções para todos os gostos e formas de cozinhas. Mas como usar os adesivos de modo mais adequado?

10 dicas de como usar adesivos para cozinha 

1. Padronize o ambiente

Uma das principais maneiras de usufruir dos adesivos de cozinha é criar padrões para o ambiente e, consequentemente, para o material de decoração. Ou seja, escolha uma temática que será explorada nas paredes, no chão, nos móveis, nos artigos decorativos e, claro, nos próprios adesivos. As temáticas podem ser de: flores; anos 70; xadrez; frases motivacionais ou divertidas; formas tribais; tijolos; entre muitas outras. Quando você cria um padrão de tema, fica mais fácil escolher todos os materiais e objetos que farão parte da nova decoração.

2. Use diferentes estilos

Para quem prefere arquiteturas e decorações mais modernas e informais, a sugestão é mesclar estilos. É possível decorar as paredes com adesivos de cozinha com desenhos e cores distintos. Mas tome cuidado para não explorar influencias extremamente opostas e, consequentemente, destoar o visual da cozinha. Os arquitetos recomendam misturar cores iguais, mas com tons frios e quentes a fim de criar contrastes bonitos.

3. Faixas são excelentes opções de decoração

As faixas border são modos de decoração mais minimalistas, mas também muito interessantes. A forma mais tradicional é colar o adesivo, em posição horizontal, na parede da pia. O material deve ser do mesmo comprimento da pia ou ainda percorrer todo o balcão (em casos de cozinhas planejadas). Mas também é viável adesivar outras paredes de modo que o material seja posto em posição vertical, ocupando apenas o centro da parede. Procure adesivos de cozinha com formas e cores bem diferentes da tinta das paredes, isso garante mais destaque.

4. O campeão de todas: adesivo de azulejo

Os adesivos de azulejo para cozinha para criar um ar de alegria no ambiente. Os desenhos

podem combinar traços retrógrados e modernos em lindas cores no sentido monocromático ou colorido. Aliás, existe um enorme leque de opções de colorações, tonalidades e formas de acabamentos.

 

5. Crie contraste para dar mais atenção ao papel de parede

Esse cuidado já foi brevemente mencionado anteriormente. Mas, como ele é extremamente fundamental, achamos melhor explorá-lo mais. A cozinha é um dos cômodos da casa ou do trabalho em que as pessoas passam mais tempo, principalmente, momentos de alegria e prazer ao cozinhar ou saborear receitas deliciosas. Por isso, o ambiente precisa ter um verdadeiro diferencial, isso só é possível por meio dos contrastes entre desenhos, formas e cores. Abuse de cores em tonalidades claras e escuras e desenhos pequenos e grandes.

6. Pense na decoração como um todo: prateleiras e louças podem complementar a ambientação

Os adesivos de azulejo também podem ser completados e destacados com muitos objetos e materiais diferentes. Por exemplo, um adesivo bem colorido de azulejo fica perfeito com prateleiras de madeira. Essa composição é um verdadeiro contraste visual. As paredes onde ficam a pia e os balcões são excelentes para colar um adesivo clarinho, o complemento fica por conta de vasos de flores em cima da pia e principalmente do balcão (onde há mais espaço).

7. Desenhos e frases também podem combinar

Mais uma possibilidade de decoração é fixar adesivos com desenhos e frases da mesma temática. Um exemplo incrível é combinar as citações de receitas com desenhos dos ingredientes. Outra forma é optar por adesivos com os nomes das pessoas de casa ou do trabalho juntamente com adesivos de desenhos simples de homens e mulheres – caracterizando cada membro da família ou do ambiente de trabalho.