O sonho de muita gente é poder ter e aproveitar todo o aconchego de um lar. Mas, para que seja possível desfrutar do clima gostoso de casa, também é preciso ter dedicação com a limpeza e a organização dos espaços.

Conseguir fazer isso requer trabalho e dedicação, porém, com algumas técnicas, é possível simplificar o trabalho e alcançar o objetivo de modo prático. Por isso separamos sete segredos para deixar a casa aconchegante.

  1. Planejamento para manter a casa em ordem

A grande maioria das pessoas vive um cotidiano extremamente atarefado e, consequentemente, corrido. Isso acaba fazendo com que sobre pouco ou quase nada de tempo para limpar, arrumar e deixar a casa aconchegante.

A sugestão é traçar todo um planejamento para poder manter o lar em ordem. Você pode fazer uma planilha ou até mesmo um simples rascunho de tabela colocando os dias e os horários mais livres. O importante é aproveitar cada espacinho de tempo livre.

Tem dez minutinhos livres na segunda-feira? Aproveite para arrumar os quadros na parede. Na terça, sobraram 20 minutos? Tente limpar alguns cômodos. De pouco em pouco, dá para organizar a casa inteira e poder aproveitá-la bastante aos fins de semana.

  1. Aromatização é um ótimo recurso

Aposte em aromatizantes iguais para a casa inteira ou mesmo diferentes para cada cômodo. As melhores sugestões são os cheiros de limão, alecrim, lima e extrato de baunilha. Mas é claro que você pode escolher qualquer outro aroma distinto dessas sugestões. Utilize potinhos de vidro para comportar as furtas e as plantinhas em água ou, se preferir, compre frascos prontos de aromas comercializados em lojas de artigos de casa.

  1. Cuidados diferenciados para cada cômodo

É claro que os cômodos da casa são bem diferentes, sendo assim, cada espaço precisa de um determinado tipo de cuidado relacionado à arrumação e à limpeza. A cozinha e o banheiro, por exemplo, são ambientes que demandam mais atenção e tempo. A higienização desses cômodos deve ser feita minuciosamente e, também, com a utilização de alguns produtos mais potentes, como: cloro, desengordurante, álcool, entre outros.

Já no quarto e nas salas é interessante usar aspirador de pó que limpa melhor os carpetes e o sofá. Não se esqueça que a decoração e a disposição dos móveis e objetos também precisam ter um estilo próprio para cada ambiente. Tudo isso influencia para deixar a casa aconchegante.

  1. Atenção aos itens de cama, mesa e banho

Dentro de casa, as peças de cama, mesa e banho também merecem cuidado especial, já que elas ficam constantemente em contato com o nosso corpo. A preocupação é tão séria que existem até alguns estudos indicam que a qualidade e a higiene do lençol influenciam na qualidade do sono.

Por essas razões, procure sempre trocar esses itens constantemente. Uma ou duas vezes por semana é o suficiente. Além disso, tente lavar esses itens com água morna e sabão neutro suave.

  1. Cuidado com as receitas caseiras de limpeza

Hoje é possível encontrar diversos tipos de receitas caseiras para limpar a casa. Mas é fundamental tomar cuidado com algumas dicas, uma vez que o uso de certos tipos de produtos e técnicas podem danificar a estrutura da casa (chão, teto, paredes, portas e janelas) e, também, os móveis e objetos de decoração. O mais indicado é confiar somente em receitas testadas, como sugeridas por pessoas que realmente tenham conhecimento pleno sobre o assunto.

Ainda assim, quando você for usar as dicas, faça testes, ou seja, ao invés de aplicar um produto logo no sofá todo, por exemplo, adicione uma pequena quantidade para testar. Qualquer tipo de dano pode acabar atrapalhando no processo para deixar a casa aconchegante.

  1. Cuidados especiais para quem tem pets

Quem tem animais de estimação (cachorro, gato, pássaros, entre outros) precisa redobrar os cuidados de limpeza e organização para deixar a casa aconchegante. Os pelos dos bichinhos devem ser removidos de alguns móveis e dos tapetes com pedra-pomes ou até mesmo com luvas de borracha. Esses materiais garantem uma remoção mais fácil, rápida e, claro, sem danificar seus móveis e acessórios.

Para quem possui gatos, utilizar bicarbonato de sódio na areia de dejetos evita que a casa fique com odor ruim. E se você tem problema com os locais por onde os gatos passam, as essências (lavanda, hortelã e laranja são excelentes para evitar que os felinos fiquem em cima de mesas, pias, banheiras, entre outros lugares.

  1. Não se esqueça do teto

O teto também é uma parte da casa que precisa ser limpa frequentemente, mas muita gente acaba se esquecendo. A melhor forma de higienizar é usar rolo de pintura: umedeça a parte sensível do rolo e passe em todo o teto.

Você pode até umedecer o rolo em um balde com água e um pouquinho de desinfetante, mas antes de qualquer coisa, certifique-se de que o produto de limpeza é adequado para o seu tipo de teto. Os rolos garantem que essa parte do lar fique bem limpa e sem dificuldade, já que de qualquer outro jeito, fica difícil e inalcançável limpar todo o teto.

VEJA TAMBÉM!

Como deve ser o seu papel de parede segundo o Feng Shui?

Como escolher o papel de parede para quarto de casal

Papel de parede é essencial para decorar ambientes pequenos