Decorar o ambiente requer, no mínimo, duas coisas: criatividade e bom senso. Com essas duas características, é possível montar composições belas e originais. Além de não gastar muito.

Quando se fala em decorar o ambiente, surge erroneamente a ideia de uma reforma no ambiente para se trazer um aspecto novo. Porém, há tendências como o papel de parede, que deixam tudo mais prático e fácil.

E, se você está na dúvida do que fazer para criar uma decoração com papeis de parede, separamos aqui 07 ótimas opções de decoração que são fáceis de se fazer e que podem ajudar a começar o ano com um visual renovado.

Decoração combinando com papel de parede #01: quadros diversos

Quadros em parede não são nenhuma novidade. Entretanto, quando você mistura quadros de diferentes assuntos e tamanhos, a decoração começa a ficar legal. O chamado “mix de quadros” pode ser uma solução fácil e agrega o gosto de mais de um residente da casa.

O mais interessante desta proposta é a possibilidade de transitar entre temas. O limite é a criatividade e, claro, a forma que se dá para este mix. Um exemplo disso é, decorar os quadros preenchendo a parede inteira, ou desenhar um quadrado no centro, montando quadros de quadros e tantas outras opções.

Decoração combinando com papel de parede #02: quadros sobre estampas

Ainda falando de quadros, o papel de parede onde os quadros estão postos também faz diferença na composição. Se o seu ambiente terá poucos, ou até mesmo apenas um quadro, combine-o com estampas que criem algum tipo de comunicação com ele. O papel de parede pode remeter ao mesmo tema ou tons utilizados, ou ainda pode criar um contraste com relação a formas. Um exemplo é usar um papel de parede que remete à França, quando há um quadro com uma foto de uma viagem a Paris. Ou ainda, estampas geométricas, muito democráticas, podem combinar em forma e cor com o conteúdo do quadro.

Decoração combinando com papel de parede #03: coleções

Se você possui alguma coleção interessante, sabia que a sua exibição pode transformar o ambiente, criando uma comunicação única. Imagine, por exemplo, uma coleção de garrafas de cerveja, ou de canecas, chaveiros, livros, pratos e tantas outras possibilidades que possam ser exibidas com segurança e estilo.

Equipar essa coleção para preencher a parede é um recurso com muita personalidade e que pode ser único. A única preocupação é a segurança, já que, por se tratar de uma coleção, é preciso cuidado. Mas, se você tem receio de expor uma coleção pelo valor (monetário ou emocional) e seu risco de dano, você pode montar uma coleção apenas para exibir junto ao papel de parede.

Decoração combinando com papel de parede #04: preencher a parede

Uma técnica aparentemente simples, mas que precisa seguir uma das duas linhas mais comuns na combinação de itens: preenchimento ordeiro ou caótico.

Como o próprio nome diz, o preenchimento ordeiro da parede é regrado e segue uma linha mais fácil de identificar, como por exemplo: quadros do mesmo tamanho ou mesma disposição; itens com as mesmas cores ou sobre o mesmo tema. Só tenha cuidado para não deixar a parede maçante.

Já a linha de preenchimento caótico não possui qualquer significado obrigatório que ligue os itens entre si. Apesar de parecer mais fácil, manter uma linguagem coerente frente à possibilidade de usar qualquer assunto e forma pode ser mais complicado.

Decoração combinando com papel de parede #05: pratos na parede

Esta é uma dica que segue o mesmo raciocínio das “coleções”, porém, limitando-se aos pratos de parede. O costume é antigo e o resultado é bem bonito. A ideia pode ser combinada com um papel de parede.

Decoração combinando com papel de parede #06: mural temático

Fazer da parede um grande mural temático é uma saída interessante para adornar o papel de parede. Por exemplo: se você gosta de música, uma parede totalmente rock ‘n’ roll permite quadros, pôsteres, discos e até guitarras penduradas.

Ao mesmo tempo, se o tema for histórico, quaisquer peças que remetam a um período específico podem trazer identidade ao conteúdo, como quadros, mapas antigos, retratos, objetos históricos como armas e acessórios diversos.

Decoração combinando com papel de parede #07: combinações

Seguir essa linha de decoração é usar mais de um elemento para combinar os acessórios com o papel de parede. Um exemplo clássico de combinação na decoração é escolher prateleiras com o papel de parede. Essa escolha é fácil por, junto com as prateleiras, sempre haverá um item de exibição que adorna o acessório. Isso significa combinações como:

Papel de parede + prateleiras + livros

Papel de parede + prateleiras + quadros

Papel de parede + prateleiras + plantas

E tantas outras opções para você imaginar. As possibilidades são tantas que é possível juntar esses três exemplos num só e ter uma combinação de papel de parede com prateleiras exibindo livros, quadros e plantas.

 

VEJA TAMBÉM!

Especialistas confirmam as 10 regras para o papel parede

Papel de parede ajuda a mudar a casa sem complicações e reformas

Papel de parede combina com a otimização do Home Office